segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Residências com 97% dos focos de dengue em Jaboatão



As áreas consideradas críticas receberão tratamento diferenciado

A Secretaria de Saúde de Jaboatão divulgou, sexta-feira (19/11), o resultado do VI Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) desenvolvido entre os dias 25 e 29 de outubro nas seis regionais do município. O Núcleo de Vigilância e Controle da Dengue enviou equipes especializadas para realizar visitas domiciliares e quantificar o Índice de Infestação Predial (IIP) nas comunidades de Jaboatão. O resultado obtido nos 11 dias de trabalho é de que 97% dos focos do mosquito transmissor estão dentro dos imóveis das pessoas.

De acordo com o chefe de núcleo de Dengue, José Lancart Lima, para cada 100 imóveis inspecionados 3,3% estão com focos da dengue. “Se houver uma maior atenção das pessoas, no cuidado em relação a água parada, poderemos reduzir drasticamente este resultado”, afirma Lancart. Lima explica que a Secretaria de Saúde dispõe 220 agentes que fazem visitas rotineiras na casa das pessoas e repassam as informações da doença e formas de prevenção, além de realizar o tratamento nos focos.

Com o resultado do LIRAa, que foi o último deste ano, serão priorizadas com ações as áreas consideradas críticas como Cajueiro Seco, Cavaleiro, Jaboatão Centro e Sucupira. “O levantamento nos mostrou que estas localidades estão comprometidas com o aumento do índice. Iremos promover mutirões nos lugares para atender com mais agilidade”, reforça Lancart. Ele pede colaboração da população e ressalta que o governo apenas não conseguirá erradicar a dengue. “Os jaboatanenses tem que estar interados conosco para alcançarmos a vitória na guerra contra o mosquito”.

As recomendações para evitar focos do mosquito da dengue é não deixar água parada em cisternas, vasos com plantas, tonéis e pneus. Os sintomas da doença vêm com febre de até sete dias e pelo menos dores na cabeça, nos olhos, nas articulações, dores musculares e manchas vermelhas. 

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2991

Nenhum comentário:

Postar um comentário