sábado, 30 de outubro de 2010

Central de Atendimento ao Cidadão Avançado é implantada


A comunidade contemplada será Marcos Freire

Com o intuito de atender as necessidades dos moradores, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes implanta a primeira Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) Avançado, em Marcos Freire. A inauguração está prevista para o dia 10 de novembro. O prédio está localizado na Avenida Fernandes Vieira, com o horário de funcionamento das 8h às 17h.

Na CAC, os jaboatanenses poderão fazer suas reivindicações no local e, em seguida, a solicitação será enviada para a Secretaria relacionada ao assunto do serviço pedido. O espaço vai oferecer, também, serviços de atendimento jurídico (Direito Previdenciário, Familiar e Civil) e Proteção ao Consumidor (Procon).

Segundo o chefe do Núcleo do CAC da Regional Muribeca, Silas Pereira, o sistema de regionalização facilitará a aproximação do governo municipal aos cidadãos. “Devido ao contigente populacional do Conjunto Marcos Freire, a Prefeitura está com o compromisso de receber as demandas e solucioná-las na própria localidade”, ressaltou.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Prefeitura realiza capacitação sobre Observatório dos Territórios


A iniciativa é direcionada às equipes do CRAS e CREAS das seis Regionais do muni

Com objetivo de capacitar a equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro Especializado em Assistência Social (CREAS) das seis Regionais do município, a Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social está realizando palestras sobre o Observatório dos Territórios.

A ação visa reconhecer os territórios de cada Regional, identificando a situação das famílias e, após a conclusão do levantamento, realizar um trabalho direcionado aos usuários. Em mais uma edição, o evento ocorreu na quarta-feira (27), na Regional Muribeca.

O encontro, que é organizado pela Gerência de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização, contou com a participação das chefias dos núcleos do CRAS, CREAS e da Promoção Humana, coordenação, psicólogas, assistentes sociais e pedagogas.

De acordo com a gerente de Planejamento e Monitoramento, Raquel Bianor, foi criada uma metodologia, que é dividida em três etapas: mobilização e sensibilização da comunidade; análise participativa da realidade e elaboração do plano local. Após a capacitação das equipes, o trabalho será iniciado.

“Por meio do Observatório dos Territórios, vamos criar um perfil de cada comunidade, a fim de garantir que a população tenha uma assistência potencializada”, explanou Raquel. Ela ainda explicou que o mapeamento vai contar com a participação dos moradores, os quais serão capacitados para trabalhar numa ação conjunta com a Prefeitura. 

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2912

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serviços Urbanos Mercados de Jaboatão têm limpeza reforçada


    
Prefeitura contratou empresa que melhorou serviços em todos os pontos de compras

A Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento contratou através de licitação uma empresa para fazer a limpeza dos mercados das Mangueiras, Prazeres, Jordão, Curado II, Cavaleiro, Curado IV, Mangueira, Jaboatão Centro. A ação tem agradado clientes e comerciantes, que estão satisfeitos com o padrão sanitário que está sendo garantido pelo Governo Municipal.

Em Jaboatão Centro, 26 profissionais garantem a limpeza da feira, do mercado e das redondezas. “O lixo todo era depositado debaixo de uma ponte, causando uma sujeira enorme. Desenvolvemos um sistema agora em que ele é levado até a Moenda de Bronze e removido diariamente”, explica o encarregado pelo serviço Marco Aurélio (funcionário da prestadora de serviço).

A comerciante Lucia Severina diz que o que mais lhe agradou foi a melhoria nos banheiros do Mercado de Jaboatão Centro. Ela, que trabalha com venda de frutas e verduras na feira, acredita que um ambiente limpo além de conforto para os trabalhadoros vai também trazer mais clientes para o comércio: “antigamente era muito sujo ali, a pessoa ia uma vez e não voltava”.

“No passado, a limpeza dos mercados era feita por poucos funcionários da estrutura da Prefeitura. Mas além de serem poucos alguns deles já estavam se aposentando e outros doentes”, explica o secretário Evandro Avelar. Hoje a Adlin, empresa que concorreu com outras 24 e venceu a licitação, dispõe de 120 funcionários e 12 encarregados. Com isso, mais do que dobrou o número de trabalhadores no serviço. O investimento mensal do Governo Municipal é de R$200 mil.

Encarregada pela supervisão da limpeza no Mercado das Mangueiras, Elisângela Teixeira de Amorim, explica que a empresa também disponibiliza “uma série de equipamentos: bombas de pressão, enceradeiras, caminhões pipa, material de limpeza, além de garantir luvas e tudo que é necessário para a saúde dos trabalhadores”, explica.

Em 2009, de forma emergencial foram destacados garis, durante um certo tempo, para diminuir o problema que era antigo de limpeza nos mercados jaboatanenses. Com a contratação da empresa foi possível fazer a melhoria na limpeza dos banheiros e algumas outras melhorias no serviço. Comerciante no Mercado de Prazeres, Josineide Cleonice, diz que “as meninas realmente zelam bastante. Agora, ainda tem alguns clientes que sujam demais”.

Funcionária da Adlin, Sandra Maria, dá o recado. “Como a limpeza melhorou, 90% das pessoas começaram a respeitar o nosso trabalho, mas ainda existe uma minoria de mal educados que joga o que não deve no chão e nos dá bastante trabalho”. Explica, lembrando que nos primeiros dias de trabalho era comum ver a depredação dos equipamentos e baderneiros sujando as paredes dos banheiros. Para ela, “limpeza é também uma questão de educação”.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Conheça o trabalho e a figura humana de Terezinha de Mares, Nossa personalidade do dia



 Dona Terezinha no centro, ao lado de Mateus e Catilinda



Terezinha de Moraes, ou simplesmente Dona Terezinha como é conhecida essa simpática técnica de enfermagem, já aposentada, de 59 nos, que faz um lindo trabalho na comunidade da UR – 11, em Jaboatão dos Guararapes. A mais ou menos 4 anos Dona Terezinha desenvolve um trabalho no Núcleo de Voluntários das Comunidades Unidas, que ela mesma criou.

Todos os dias, das 08:00h às 13:00h, Dona Terezinha faz curativos, retira pontos, afere a pressão arterial das pessoas, faz doação de roupas, e enxovais de bebês, além de visitar pessoas debilitadas que não conseguem se levantar da cama. Essa guerreira, muitas vezes, vai à casa das pessoas prestar alguma assistência, ou simplesmente ouvi-las.


 Festa das crianças, realiza em dezembro de 2009



Já são 84 famílias sendo ajudadas com sextas básicas, 60 cadastradas na prefeitura de Jaboatão que recebem auxílio moradia, e mais de 1.500 pessoas cadastradas que vão periodicamente ao núcleo para aferir a pressão, fazer curativos ou simplesmente ouvir uma palavra de conforto. Em sua luta diária, Dona Terezinha conseguiu alimentos para o garoto Thomas de 9 anos, que sofre de uma doença chama fibrosa cística. A fibrose cística é uma doença sem cura, pois é congênita, Thomas já passou por 12 cirurgias, e com a ajuda de Dona Terezinha conseguiu um tipo de leite especial com a prefeitura de Jaboatão para ele poder se alimentar o “Nutren Junior” é um leite caro, que Thomas tem que tomar todos os dias.

A área da atuação dessa guerreira não se restringe apenas a comunidade da UR – 11, mas também as comunidades da UR – 06, Zumbi do Pacheco, Minha Deusa, Monte verde, todas do município de Jaboatão, e como não bastasse Dona Terezinha ainda faz um trabalho com a defesa civil, visitando famílias que se encontram em área de rico.


 Dona Terezinha no Núcleo de Voluntários das Comunidades Unidas



Esse ano será o quarto ano da festa das crianças que Dona Terezinha realiza religiosamente todos os anos no mês de dezembro, desde que começaram suas atividades no núcleo, quem quiser ajudar, com doação de brinquedos para a criançada, basta entrar em seu Orkut e deixar um recado, o endereço: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9374301194639805689 quem quiser fazer uma visita ao núcleo e conhecer de perto todo esse trabalho, o mesmo fica localizado no terminal de ônibus da UR – 11, coladinho com a associação de moradores da UR – 11, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08:00 as 13:00 horas.
 Ah!!! E antes que eu esqueça, todo esse belíssimo trabalho é feito praticamente sozinho, por essa senhora que não se cancã nunca.

O editor.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Compromissos de Elias Gomes Jaboatão de Guararapes

Assista ao vídeo no endereço logo abaixo

Elias vai acabar com desperdício em Jaboatão

Assista ao vídeo nesse endereço




http://www.youtube.com/watch?v=wNcmXEDvSG4&feature=related

Calçamento da Rua Silvio Rabelo


A Prefeitura de Jaboatão esta realizando a obra do calçamento da Rua Sílvio Rabelo em Candeias. Depois do primeiro ano arrumando a casa, onde pagou o FGTS dos servidores públicos, devido a mais de dezessete anos, retirou o município do cadastro de inadimplência, tendo honrado compromissos assumidos em outras gestões que foram pagos, impedindo a sangria dos cofres municipais por arrombadores tradicionais e fazendo com que o município se recupere financeiramente,  o Prefeito Elias Gomes agora coloca a sua marca de bom gestor, como assim o foi no Cabo de Santo Agostinho por três mandatos, junto a secretaria de Justiça e direitos Humanos do governo Jarbas Vasconcelos, ou quando indicado pelo ex-governador Miguel Arraes administrou Fernando de Noronha.





O prefeito que estava sendo acusado pela oposição de apenas fazer a limpeza (que aliás diga-se de passagem que a cidade era muito suja e agora está limpinha ) e pintar meio fio, agora já começaram em todo o município as obras que o Prefeito prometeu , os críticos que se cuidem e atualizem o discurso, pois o trabalho acelerou e em reunião com seu secretariado, o Prefeito exigiu mais empenho e realizações e já disse "tem dinheiro em caixa e eu quero as obras que o povo precisam”. Valeu Elias e onde agente passar e houver uma obra é click e postar nesse blog.

O editor.




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prefeitura inicia limpeza no Eixo da Integração da Muribeca



O trabalho consiste na limpeza de meio fio, capinação e retirada de entulho

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento, iniciou serviços de limpeza no Eixo da Integração da Muribeca. O serviço consiste na limpeza de meio fio, capinação e retirada de entulhos e tem término previsto para o dia 30 de outubro.

O Eixo da Integração é um dos principais acessos para as Regionais de Muribeca, Jaboatão e Prazeres, beneficiando milhares de motoristas que passam diariamente pela via. Visando o grande fluxo, a ação, coordenada pela Gerência de Limpeza Urbana, está disponibilizando 20 homens para a execução dos serviços que estão sendo executados da entrada do Conjunto Muribeca até a entrada de Muribeca dos Guararapes, totalizando 5 km de extensão.

sábado, 23 de outubro de 2010

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres Dos Montes Guararapes



A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes foi construída nas primeiras décadas do século XVII, nas terras doadas pelo capitão Alexandre Moura, o proprietário do Engenho Guararapes, no atual município de Jaboatão dos Guararapes.

No topo daquelas terras, nos anos de 1648 e 1649, os luso-brasileiros comandados por João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Filipe Camarãoe Antônio da Silva travaram as batalhas decisivas contra os holandeses. Na primeira, os últimos tiveram um saldo de 523 feridos, além de 515 pessoas mortas ou prisioneiras (das quais, 46 oficiais do exército); e os luso-brasileiros perderam 84 homens e ficaram com mais de 400 feridos.

Na segunda batalha, 3.510 flamengos, comandados pelo tenente-generalJohan van den Brincken, foram derrotados por 2.600 homens luso-brasileiros, comandados pelo general Francisco Barreto de Menezes. Desta feita, os luso-brasileiros tiveram 47 mortos e 200 feridos e, os holandeses, perderam 1.044 vidas e ficaram com 500 feridos. Cinco anos depois disso, em 1654, os batavos abandonariam para sempre o Nordeste do Brasil.

Agradecendo à vitória conseguida, o general Francisco Barreto de Menezes solicitou a construção de uma pequena capela, dentro da própria Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, em louvor à Nossa Senhora dos Prazeres.

Entre os anos de 1676 e 1680, seguindo um projeto de frei Macário de São João, um religioso pertencente ao Mosteiro Beneditino da Bahia, o prédio da igreja se tornava bem maior, com a edificação de uma nave mais larga e de uma sacristia.

As obras referentes à capela-mor, aos altares laterais e ao arco-cruzeiro, foram concluídas em 1720. Os pesquisadores consideram o frontispício como um trabalho do arquiteto Francisco Nunes Soares, no ano de 1795. Esse detalhe arquitetônico encontra-se emoldurado por dois campanários, sobre um pórtico de três arcadas.

Cabe ressaltar que a fachada da igreja abriga uma grande quantidade de pedras dos arrecifes, sendo recoberta por azulejos brancos lusos. O interior do templo também é revestido por azulejos. Na nave central, há uma pintura em madeira, representando a Virgem dos Prazeres; e, no altar-mor, pode-se apreciar uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres ladeada por colunas entalhadas em cedro.

Estão presentes na sacristia quatro bonitos painéis - Visita dos ReisMagos, Nascimento de Jesus, Circuncisão do Menino Deus, Isabel e Zacarias e uma criança a ser banhada - um antigo mobiliário em jacarandá, de 1748, e duas imagens do Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Em uma das paredes da capela-mor, estão enterrados os restos mortais de João Fernandes Vieira e de André Vidal de Negreiros, alguns dos combatentes da Batalha dos Montes Guararapes.

Em um pequeno mosteiro, ao lado da igreja, é possível se observar um ex-voto de 1676, pintado em óleo sobre madeira, e uma antiga imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, com 50 cm de altura.

Vale salientar que, após a derrota dos holandeses, a população passou a comemorar, durante oito dias, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, também conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres. Neste sentido, o primeiro dia da festa era dedicado à Nossa Senhora do Rosário; o segundo, à Nossa Senhora dos Prazeres; o terceiro, à Senhora Santana; o quarto, a São Gonçalo; o quinto, ao Bom Jesus de Bouças; o sexto, à Nossa Senhora da Soledade; o sétimo, à Nossa Senhora da Conceição; e, o oitavo, ao deus Baco. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres continua sendo comemorada, atualmente, ainda que sem o fervor religioso do passado.

Em 1965, depois que o Estado pagou uma indenização aos monges beneditinos de Olinda, deu-se início a um processo de desapropriação dos Montes Guararapes - e, portanto, da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes. Em 19 de abril de 1971, por sua vez, mediante o Decreto Federal nº 68.527, todo esse valioso patrimônio cultural se tornava um Monumento Nacional, passando a se chamar, então, de Parque Histórico Nacional dos Montes Guararapes.

Fonte:
Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
mailto: %3cscript language='JavaScript' type='text/javascript'%3e %3c!-- var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addy35859 = 'pesquisaescolar' + '@'; addy35859 = addy35859 + 'fundaj' + '.' + 'gov' + '.' + 'br'; document.write( '%3ca ' + path + '\'' + prefix + ':' + addy35859 + '\'%3e' ); document.write( addy35859 ); document.write( '%3c\/a%3e' ); //--%3e\n %3pesquisaescolar@fundaj.gov.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Cultura popular de Jaboatão dos Guararapes

Os brincantes Mateus e Catilinda são brincantes de muito sucesso na cultura pernambuca e destaques como Artistas Jaboatanenses. 

O Boi estrela da tarde de Comporta, há 105 anos mantém a tradição carnavalesca, desde sua origem, na cana de açucar, pois seus fundadores eram cortadores de cana.

A escola de Samba Rebeldes tem 40 anos de tradição de samba no pé, e já foi campeão algumas vezes dos Carnavais de Recife e de Jaboatão. 


O atual presidente é um dos seu fundadores o advogado Nizom. 

O Editor.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nota importante!!!

Secretaria de Saúde oferece exames de mamografia no Conjunto Muribeca


O consultório móvel está instalado em frente à Unidade de Saúde Odorico Melo

A Secretaria de Saúde está oferece até a próxima sexta-feira (21/10), exames de mamografia, na Regional Muribeca. O objetivo da ação é prevenir o câncer de mama nas mulheres. O consultório móvel foi instalado em frente à Unidade de Saúde Odorico Melo, no Conjunto Muribeca.

Segundo a chefe de Núcleo de Saúde, Maria de Lourdes, serão atendidas diariamente 60 pessoas, nos horários das 8h às 11h e das14h às 17h. Ela explicou, ainda, que para participar da ação o paciente, após a consulta, deve ser encaminhado por um médico e realizar os exames no consultório móvel.  
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2864

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Depois de 25 anos fechado, Jaboatão está recuperando o Cine Teatro Samuel Campelo



O Prefeito Elias Gomes vai inaugurar em breve o Cine Teatro Samuel Campelo, as obras de recuperação já foram iniciadas.

 O Cine Teatro fica em Jaboatão Antigo, tem mais de 60 anos de atividades e está fechado há 25 anos. Na gestão do ex-prefeito Niwton Carneiro quase tornou-se templo da Universal do Reino de Deus em comodato de trinta anos, onde a igreja reformaria a obra e usaria para fins religiosos. Porém um movimento artístico encabeçado pelo então Vereador Edir Peres, hoje vice prefeito de Jaboatão, Dr. Paulo Mendes, na época Vereador, artistas e intelectuais da cidade, denunciaram e resistiram e a ação administrativa foi anulada.

Em breve o Cine Teatro Samuel Campelo ressurgirá com 600 lugares, ar condicionado, 10 camarotes e Jaboatão ressurgirá na cena cultural do teatro Pernambucano!

O Editor.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Calçadão de Candeias da animo as pessoas para se exercitarem




Depois que o Prefeito Elias Gomes reformou o calçadão de Candeias, a turma da boa idade que sabe muito bem como se cuidar está suando na malhação todos os dias.

Nas fotos nosso Renato do Banco BMG, Manoel Calamidade, Dr. Firmino (advogado das causas impossíveis),  entre outros, que todos os dias correm atrás de uma vida mais saudável. Esta turma acorda cedo, está sempre de bom humor e não dispensa um bom papo sobre política, religião ou mesmo uma boa piada que provoque boas gargalhadas.




Todos os domingos esta turma freqüenta a igreja católica de piedade, onde faz as suas petições, mas não dispensam seu whiskyzinho.

O editor.  




A comunidade da UR – 06 agora tem um local para se divertir com seus filhos

A pracinha da UR – 06, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Rua Ferreira Araújo, está sendo reformada. Onde antes só existia um campinho de futebol de barro, hoje está sendo feita uma quadra poliesportiva e não é só isso, junto com a quadra as crianças ganharam também um mine plauground, com balanços e escorregos, as obras já estão bem adiantadas.



A pracinha da UR – 06 também ganhará iluminação, arquibancadas para as pessoas assistirem aos jogos e poderem ter momentos de laser junto de seus filhos. A obra está orçada em mais de R$100.000,00 (cem mil reais).

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na gestão do Prefeito Elias Gomes está se transformando num canteiro de obras, em breve a comunidade da UR – 11, que é bem coladinha com o UR – 06, também terá sua praça revitalizada, a comunidade da UR – 11 e UR – 06 agradecem.

Populares informaram que uma ação como essa, nunca havia sido feita, nas gestões anteriores, os moradores diziam-se sentir abandonados, mas isso está mudando nessa nova gestão.
     
Em breve colocarei aqui, as fotos da pracinha da UR – 06, já revitalizada.   

O editor.    



sábado, 16 de outubro de 2010

Matriz de Santo Amaro construída em 1671

                                           Foto Cobra Cordelista

Ontem ...       

       
Com a criação da Paróquia em 1598, sob a invocação de Santo Amaro, Bento Luiz de Figueirôa, dono do Engenho São João Batista, fez a doação de terrenos e de vultosa soma em dinheiro para que fosse construída a Igreja Matriz. Em 1691 o vigário da freguesia de Santo Amaro, Pe. Adriano de Almeida em virtude da Igreja-Matriz encontrar-se bastante arruinada e então mal situada resolveu construir um novo templo de pedra e cal, com arcos, portas e cornijas de cantoria, e com duas capelas, tudo com a perfeição possível para com mais decência se celebrarem os divinos ofícios e em que se gastaram oito mil cruzados (Pereira da costa).

Foi desta maneira, o Pe. Adriano de Almeida quem construiu e foi o primeiro vigário da atual matriz de Santo Amaro. Em 1746, o vigário de Jaboatão tinha jurisdição sobre 15 capelas. No dia 13 de Fevereiro de 1870 foi dada a benção do novo sino da matriz.

Em 1852 , data em que se encontra no seu frontespício, sofreu a matriz uma completa remodelação e foi ampliada para as proporções atuais, com uma única torre, a do lado leste. Em 1915, todo o templo foi reformado sofrendo alguma transformação interna. Em 1920, o vigário Padre Chrmacio  Leão Teixeira da Silva, construiu a torre do lado Oeste e em 1922, ladrilhou-a de mosaico. 

Fonte: Jaboatão dos meus avós  pag. 79/80 de Van-Hovem Ferreira Veloso editado  em 1978.


Com certeza os cavalos eram bem amarrados, enquanto seus donos freqüentavam a missa em épocas remotas, alguns de fraque muito elegantes, enquanto suas senhoras e as sinhazinhas com suas mucabas exibiam a renda de seus vestidos luxuosos, pois Jaboatão era uma prospera cidade, cheia dos ricos Barões da cana de açúcar , Usineiros (Usina Alvorada , Usina Muribeca e Usina Bulhões)e comerciantes abastados, que com certeza iam a missa de forma contumaz , acompanhados de seus escravos.

O editor.
 Hoje ...

A igreja da matriz de Santo Amaro é cultura e tradição de Jaboatão dos Guararapes. Ainda hoje povo de fé de nossa cidade, faz ali as suas orações petições ao Santíssimo neste santuário, e quem esta a frente deste rebanho há três anos é o Pe. Salesiano Jammes, que foi ordenado em substituição ao padre Mariano que esteve à frente da paróquia por cinco anos.   No mês de janeiro a comunidade se reúne para realizar a festa do Padroeiro Santo Amaro e milhares de pessoas seguem em procissão todos os anos, em louvor a Deus e agradecimentos por bênçãos alcançadas, e esta tradição acontece a mais de trezentos anos em nossa cidade.  Para assistir uma missa nesta linda paróquia, você pega a estrada da Muribeca (aquela que se inicia na Nestlé) passa Muribeca conjunto, avança até Muribeca dos Guararapes e segue em frente até Jaboatão Antigo (Centro) cheio de prédios antigos e casarões seculares que tão bem preservam a nossa história. Recomendo não esquecer uma maquina fotográfica, você vai ficar encantado(a) com a história da nossa cidade, e vai querer registrar tudo.

Fonte: Edir Pinto Peres vice-prefeito de Jaboatão.


No domingo os carros modernos e inclusive importados enchem a rua da matriz, dizendo que a sociedade evoluiu. Não há mais escravidão, e o povo livre de Jaboatão dos Guararapes Guarda a mesma fé de seus antepassados. O Rico e o pobre, o negro e o branco, o homem e a Mulher,  se reúnem no santuário para preservar a fé , e na liturgia , de mãos dadas caminham na direção de um futuro abençoado na presença do Santíssimo
O editor.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A nova bancada federal pela ordem de votação para 2011



Ana Arraes (PSB) - 387.578

Eduardo da Fonte (PP) - 330.519
João Paulo (PT) - 264.250
Inocêncio Oliveira (PR) - 198.376
Pastor Eurico (PSB) - 185.869
Sérgio Guerra (PSDB) - 167.117
Fernando Filho (PSB) - 166.288
Mendonça Filho (DEM) - 142.699
Maurício Rands (PT) - 126.810
Bruno Araújo (PSDB) - 121.361
Danilo Cabral (PSB) - 120.869
Gonzaga Patriota (PSB) - 118.969
Wolney Queiroz (PDT) - 113.884
Luciana Santos (PCdoB) - 105.253
Raul Henry (PMDB) - 90.079
Pedro Eugênio (PT) - 80.656
Sílvio Costa (PTB) - 78.984
Cadoca (PSC) - 72.337
Augusto Coutinho (DEM) - 70.096
José Chaves (PTB) - 66.670
Jorge Corte Real (PTB) - 60.609
Fernando Ferro (PT) - 58.121
Roberto Teixeira (PP) - 55.430
Anderson Ferreira (PR) - 48.435
Paulo Rubem Santiago (PDT) - 41.728

A nova Assembléia Legislativa pela ordem de votação para 2011


Pastor Collins (PP) - 137.157

Presbítero Adauto (PSB) - 120.174
Guilherme Uchôa (PDT) 99.953
Silvio Filho (PTB) 81.279
Sebastião Oliveira (PR) 79.726
João Fernando Coutinho (PSB) 70.305
Betinho Gomes(PSDB)  - 65.792
Clodoaldo Magalhães (PTB) 61.899
Angelo Ferreira (PSB) 56.267
Serafim Neto (PDT) 55.963
Henrique Queiroz (PR) - 53.012
Isaltino Nascimento (PT) - 52.955
Waldemar Borges (PSB) - 52.845
Aglailson Júnior (PSB) - 52.616
Alberto Feitosa (PR) - 52.615
Leonardo Dias (PSB) - 52.246
Claudiano Martins PSDB) - 52.032
Raquel Lyra (PSB) - 49.609
Edson Vieira (PSDB) - 49.338
Aluísio Lessa (PSB) - 48.383
Daniel Coelho (PV) - 47.533
Sérgio Leite (PT) - 45.501
Vinicius Labanca (PSB) - 43.870
Odacy Amorim (PSB) - 43.104
Adalberto Cavalcanti (PHS) - 42.747
Raimundo Pimentel (PSB) - 42.503
Manoel Santos (PT) - 42.347
Júlio Cavalcanti (PTB) - 41.810
Laura Gomes (PSB) - 40.962
Luciano Siqueira (PCdoB) - 40.331
Teresa Leitão (PT) - 39.445
Tony Gel (DEM) - 38.323
Botafogo Filho (PDT) - 38.110
Eriberto Medeiros (PTC) - 37.230
Everaldo Cabral (PTB) - 36.617
Diogo Moraes (PSB) - 36.246
Marco Antônio Dourado (PTB) - 36.090
Izaias Régis (PTB) - 35.861
André Campos (PT) - 35.315
Francismar Pontes (PTB) - 34.787
Maviael Cavalcanti (DEM) - 34.171
Antônio Moraes (PSDB) - 33.083
Mary Gouveia (PR) - 33.032
Carlos Santana (PSDB) - 31.349
Rodrigo Novaes (PTC) - 27.242
Gustavo Negromonte (PMDB) - 24.795
Rildo Braz (PRP) - 24.795
Ricardo Costa (PTC) - 21.189
Severino Ramos (PMN ) - 20.182

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Calçamento da Rua Caracol, localizada em Candeias



As Comunidades de Dom Helder e Catamarã agradecem ao prefeito Elias Gomes, pelo calçamento iniciado da Rua Caracol, que liga os conjuntos Catamarã, Petit vilage e Dom Helder. A medida administrativa vai melhorar as vendas no comércio do Dom Helder e, beneficiar cerca de vinte mil moradores da região, que fazem este percurso, uma vez que o acesso vinha sendo feito precariamente há muitos anos, com a área bastante alagada e causando a invasão das calçadas pelos veículos em detrimento das pessoas.

Em breve as pessoas poderão trafegar livremente com seus veículos na via local, sem subir as calçadas, e fazer suas compras sossegadamente. Podendo ainda levar seus filhos nas escolas ali localizadas. Conversei com um taxista que elogiou a iniciativa da prefeitura, pois reconhece que se trata de um corredor de passagens importante que, vai ajudar a sua tarefa diária de transportar passageiros. A Rua Caracol com o seu calçamento vai melhorar muito o acesso das pessoas aos terminais de Piedade/Shopping e Piedade/Rio Doce e evitar os constantes assaltos que vitimizam os pedestres uma vez que, da forma que estava, dificultava o serviço da polícia.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alguns Deputados Federais bem votados em Jaboatão


1 - Lugar - Eduardo da Fonte (PP)


2 - Lugar - João Paulo (PT)


EDUARDO DA FONTE (PP) - 43.634

JOAO PAULO (PT) -  26.429

PASTOR EURICO (PSB) -  22.541

MOISES (PTB) -  13.020

PAULO RUBEM (PDT) -  11.470

MENDONÇA (DEM) -  9.805

SERGIO GUERRA (PSDB) -  8.403

VILALBA DE JESUS (PRB) -  6.611

CADOCA (PSC) -  6.411

LUCIANA SANTOS( PC do B)  - 5.770

MARCOS ANTÔNIO NEGÃO ABENÇOADO (PRB) -  3.447

SILVIO COSTA (PTB) -  3.431

PANTA (PRTB) -  3.263

Deputados estaduais bem votados em Jaboatão


1 - Lugar- Pastor Cleiton Collins(PSC)                            



  
  2 - Lugar Betinho Gomes (PSDB)



Pastor Cleiton Collins (PSC) - 27.673 votos

Betinho Gomes (PSDB) - 23.708 votos

Presbitero Adalton (PSB) - 14.979 votos

Amauri Cândido (PSL) - 13.882 votos

Idivan (PRP) - 10.916 votos

André Campos (PT) - 10.161

Eduardo Porto (PSDB) - 7.830 votos

Professor Custódio (PSL) - 5.180 votos

Daniel Coelho (PV) - 5.076 votos

Waldemar Borges (PSB) - 4.586

Destes foram eleitos para deputado Estadual:

•Cleiton Collins -PSC
•Betinho Gomes - PSDB
•Prebistero Adalton -PSB
•Waldemar Borges -PSB
•Daniel Coelho- PV
•André Campos-PT

Edir Pinto Peres, vice-prefeito de Jaboatão

 
Jaboatão dos Guararapes tem a honra de ter como vice-prefeito, um dos cidadãos mais corretos da política Pernambucana, o Sr. Edir Pinto Peres, um homem religioso, católico praticante, casado com a jornalista Sônia Peres, pai de 4 filhos, entre eles o padre Sérgio Peres.

Edir foi secretário de Governo de Germano Coelho em Olinda, um dos fundadores do movimento de cultura popular em Pernambucodo, ao lado de pessoas como Abelardo da Hora, Cussy de Almenida (já falecido), Silke Weber e Miguel Arraes (já falecido. Ex-prefeito do Recife, ex-governador do Estado de PE.). Por certo, Edir Peres foi influenciado em sua forma de fazer política por estes cidadãos. Enquanto vereador, entre varias ações, apresentou junto à câmara de vereadores de Jaboatão, um projeto que criava o conselho de cultura de Jaboatão dos Guararapes, hoje, presidido por um de seus discípulos, o poeta Cobra Cordelista, que aparece na foto com Edir Peres, juntos dançando uma sambada de coco.

Vice-prefeito de Jaboatão, ao lado de Cobra Cordelista, presidente do conselho de cultura de Jaboatão

Edir tem o carinho e o respeito de toda a classe artística jaboatonense, inclusive de intelectuais renomados como Manuel Salustiano, nosso mestre Salu (já falecido. Mestre Salu foi um intelectual em sua arte de fazer e valorizar a cultura), Getúlio Cavalcanti, José Paulo Cavalcanti membro da Academia Pernambucana de Letras, entre outros.

Edir Peres Pinto é gente que ama a cultura.

O editor.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Engenho suassuna tem sua feira do gado todos os domingos

 
Todo domingo é dia da feira do gado, no engenho Suassuna, lote 23. Já virou tradição na cidade de Jaboatão, todo domingo é assim, eles se reúnem para vender uma mula, trocar um cavalo ou até mesmo vender-lo, comprar uma sela, um arreio e etc...


Já é tradição, todo mundo começa tomando uma lapada de cachaça, para abrir os caminhos e servi de combustível para aguentar o dia, seja de calor ou frio, pois a cachaça tem esses poderes mágicos, e no final é claro uma cerreginha (como diria o velho Lula - Luiz Gonzaga, rei do baião), para lavar por dentro. Alguns exageram é verdade, mas são tudo gente boa, pacifica, apesar de não abrir mão de um bom facão na cintura.


A feira vai transcorrendo na maior calma, as pessoas vão chegando com seu cigarrinho de fumo, uma lapadinha de cachaça aqui e outra acolá, uma fofoca nova e o dia vai passando devagar, sem muita pressa.


Vindo ao Nordeste visite uma feira de gado, você vai gostar do clima agradável que essas feiras exalam, e se for em Jaboatão, e muito melhor. Quem ama a cultura tem obrigação de preservar e apoiar atividades assim. Por lá você sempre vai encontrar um cabra quente chamado Chalega aboiador e Raildo de Muribeca, bom vaqueiro. Entre outras figuras carimbadas do campo vão poder encontrar com Cobra Cordelista, presidente do conselho de cultura de Jaboatão, escritor e cantor, que se dedica com amor a tradição e a cultura de sua cidade, Jaboatão dos Guararapes.


O editor.


Vejam algumas fotos da feira do gado do Engenho Suassuna :


 Chalega Aboiador


 Cobra Cordelista - Presindente do conselho de cultura de jaboatão





Raildo vaqueiro

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Você conhece a lagoa azul? Não? Quer conhecer?


No município de Jaboatão dos Guararapes, a poucos minutos de Recife/PE, existe uma área de aproximadamente 100 hectares com um potencial inacreditável. Estamos falando de um local naturalmente apto para a prática de esportes de aventura e lazer. Nesta propriedade particular conhecida como Fazenda Lagoa Azul, os elementos da natureza se encontram na mais completa harmonia para promover um verdadeiro espetáculo natural.

A paisagem remete a um quadro impressionista, cores vibrantes de um azul profundo das águas e do céu límpido, até um verde intenso das matas ao redor das lagoas, rios e corredeiras que a compõem.

Matas, lagoas profundas, paredões rochosos, vales e tudo o mais que se poderia considerar como obstáculo ou desafio. Um espaço ímpar, onde o homem moderno pode se encontrar com o aventureiro que existe dentro dele. Para aqueles que buscam fugir do caos urbano, do barulho, da fumaça e do estresse dos dias atuais, nada como a serenidade de um mergulho, a tranqüilidade de participar de uma trilha ecológica ou a adrenalina experimentada na prática de esportes de aventura, como o rappel e a tirolesa.

Para conhcer a Lagoa Azul basta entre em nesse site: http://falajaboatao.blogspot.com/

Venha conhecer o Pólo de Esportes de Aventura e Lazer Lagoa Azul e se deixe encantar por esse pedaço do paraíso!