quinta-feira, 31 de março de 2011

Nova Escola é inaugurada em Comporta


Foto: Marcelo Ferreira

Moradores são surpreendidos com a notícia da construção de mais um centro educacional


“Nunca havia visto uma escola neste modelo aqui em Comporta. Meu neto vai estudar aqui e espero que isso contribua em sua educação para que ele conquiste um futuro promissor”, relatou a moradora da comunidade de Comporta, em Jaboatão dos Guararapes, Ana Maria da Silva, durante a inauguração da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. A solenidade contou com a presença do prefeito Elias Gomes, do vice Edir Peres, da secretaria de Desenvolvimento Social, Mirtes Cordeiro e demais secretários da gestão.

Também residente na comunidade, Erasmo Pereira disse estar impressionado com a “ousadia” do prefeito. “No Cabo de Santo Agostinho ele conseguiu incluir 100% das crianças nas escolas e tenho a certeza que este trabalho será repetido em Jaboatão. Temos a alegria de ganhar este paraíso de ensino”, afirmou Pereira.

O desenvolvimento da educação na localidade não se restringiu a inauguração desta escola. A secretária Mirtes Cordeiro anunciou o que foi considerado por todos uma excelente notícia: “Neste momento o prefeito irá assinar a ordem de serviço para reformar o antigo prédio da Nossa Senhora Aparecida e transformá-lo em um Centro de Educação Infantil”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Elias Gomes perguntou aos presentes se todos estavam satisfeitos com a nova escola, e a resposta sim foi unânime. O gestor destacou que ele e toda sua equipe de governo estão recuperando o tempo perdido em gestões passadas com a falta de compromisso com o povo. “O nosso objetivo é diferente. Temos vontade política para mudar a realidade e, sobretudo, respeito pela população que merece condições dignas para se desenvolver”, ressaltou.

A nova estrutura conta com oito salas, 12 banheiros, um laboratório de informática, biblioteca, sala multimídia, cozinha, área de recreação e administrativa. A instituição de ensino tem 380 alunos matriculados em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3510

quarta-feira, 30 de março de 2011

Transformação pela educação


Artigo do Prefeito Elias Gomes publicado no Jornal do Commercio desta terça-feira (29/03)


Com um percentual considerável de alunos ainda fora da sala de aula, o que reflete o descaso a que foi relegada a educação no município nas últimas décadas, Jaboatão dos Guararapes conseguiu algo impensável no ano passado. O município foi apontado pelo Ministério da Educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como o que mais avançou na qualidade do ensino na Região Metropolitana.

As escolas de ensino fundamental - da 2ª à 8ª série – chegaram em 2009 a superar a meta projetada pelo próprio ministério e avançar mais do que os municípios vizinhos. Teria Jaboatão operado um milagre? Evidente que não. Apenas priorizou-se o que de mais importante se faz necessário nesta área valorizar o professor, melhorar a infraestrutura das escolas e focar no processo de gestão escolar, agora submetido a metas que incluem combate à evasão, à repetência e ao controle da comunidade onde a escola está inserida.

Não foi fácil. Sobretudo porque, além da falta de prédios adequados – escolas funcionavam até em mercados e galpões – cerca de 40% delas ainda estão instaladas em prédios alugados, o que demonstra a precariedade da situação. Em 15 anos o município tinha construído apenas quatro escolas.

Em dois anos conseguiu-se fazer funcionar os conselhos escolares, implantou-se a eleição direta para escolha dos diretores, limitando a participação no pleito àqueles que tivessem capacidade de administrar atestada através de cursos de capacitação, estabeleceu-se um contrato de gestão a ser cumprido pela administração escolar, a merenda escolar adquiriu melhor qualidade com a introdução de frutas e alimentos da cozinha regional e na área rural conta com café da manhã, cada aluno recebeu fardamento e material escolar próprio, e as escolas ganharam um kit conectividade.

Os professores, além do piso nacional e da reformulação do Plano de Cargos e Salários, contam com a implantação de um programa de formação continuada e este ano estão recebendo kit material incluindo notebook. Muitas escolas ganharam laboratórios de informática. No momento, está em implantação a banda larga em toda a rede.

Hoje, a Secretaria da Educação acompanha online o funcionamento das escolas, coisa rara entre os estados nordestinos.

Os conselhos escolares recebem recursos do MEC vinculados a alguns programas federais e do Tesouro Municipal para pequenas despesas com materiais didáticos.

Para os administradores que acham inútil investir na educação por entender, erroneamente, que ela não traz retorno, um levantamento recente de acompanhamento da gestão municipal constatou que hoje os jaboatonenses colocam a merenda escolar como a segunda ação municipal melhor avaliada, perdendo apenas para a limpeza pública.

A meta do município é, além de avançar na qualidade, construir 30 novas escolas até o final de 2012, garantindo vaga a todos os alunos de 0 a 14 anos. Onde há terreno estamos construindo mas também adotamos, por economicidade e necessidade de correr contra o tempo, a prática de adquirir prédios de escolas particulares que estão fechando.

Essa escolas ocupavam o vácuo da inoperância do poder público. Agora, como deve ser, sobretudo em municípios de população carente como Jaboatão, a escola privada, ao contrário do que acontece em muitos lugares, está saindo para que chegue o ensino público e gratuito.

Jaboatão precisa andar muito ainda para chegar a um bom nível e superar o atraso de décadas mas, por enquanto, vem tentando seguir os passos do mestre Paulo Freire para quem “a educação sozinha não muda o mundo mas, sem educação, o mundo não será transformado”.

Jorge Lemos
Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Jaboatão cadastra comerciantes para a 354ª Festa da Pitomba



A Festa da Pitomba acontecerá entre os dias 24/04 a 02/05, no Parque Nacional dos Guararapes


Uma das festas populares mais antigas do país, a Pitomba, também é conhecida como a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Este ano, a festa entra na 354ª edição e promete um grande espetáculo, com shows, celebrações religiosas e oficinas culturais gratuitas.

Com o intuito de organizar o comércio popular, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou, na última quinta-feira (24/03), o cadastramento dos comerciantes que pretendem participar do evento. Serão cadastrados os vendedores de pitombas, de lanches, de caipfrutas; os comerciantes padronizados e os avulsos.

O cadastramento seguirá até o dia 10 de abril, na sede na Secretaria Executiva de Cultura e Eventos, que fica na rua Comendador José Didier, nº 345, Piedade, próximo à Faculdade Guararapes. O atendimento será das 8h às 13h. Para outras informações, os interessados poderão ligar para telefone 3462-4440.

De acordo com a Secretaria de Executiva de Cultura e Eventos, quem for pego comercializando irregularmente poderá ter a mercadoria apreendida. “Lembramos que para se cadastrar, é necessário levar a cópia da Identidade (RG), do CPF e do comprovante de residência. E quem não se cadastrar não vai poder comercializar dentro ou fora do evento”, explicou o coordenador de Eventos, Renato Alves.

A Festa da Pitomba acontecerá entre os dias 24/04 a 02/05, no Parque Nacional dos Guararapes, em Jaboatão e contará com três polos de animação. A programação será divulgada nos próximos dias.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3507

terça-feira, 29 de março de 2011

Mais uma escola para os jaboatanenses


Foto: Marcelo Ferreira


Foram investidos mais de R$ 1 milhão nas obras e vai beneficiar 380 alunos


Os moradores de Comporta, Jaboatão dos Guararapes, recebem nesta segunda-feira (28/03), às 17 horas, as novas instalações da Escola de Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, são 380 alunos matriculados, que estudarão nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (5ª a 8ª série).

A estrutura da escola conta com 8 salas devidamente ventiladas, 12 banheiros, um laboratório de Informática com 10 computadores, sala multimídia, biblioteca, cozinha, área de recreação e área administrativa (com sala de professores, sala de direção, sala de coordenação e secretaria).

De acordo com a Secretaria Executiva de Educação, foram investidos R$ 1,5 milhão na obra, oriundos de recursos do tesouro municipal. “E no momento da inauguração desta escola, o prefeito vai autorizar a reforma do antigo prédio. Assim, após a reforma, as turmas de Educação Infantil passará a ocupar as antigas instalações devidamente reformadas, e a que estamos inaugurando hoje, vai estender o acesso ao Ensino Fundamental II”, explicou o gerente de Educação, Francisco Amorim.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3508

Elias Gomes participa de homenagem a Benedito Cunha Melo

A celebração comemorou o centenário do autor do hino de Jaboatão

A noite da última sexta-feira (25/03) foi de celebração em Jaboatão Centro. É que o Instituto Histórico de Jaboatão homenageou o autor do hino de Jaboatão, Benedito Cunho Melo, que no dia do evento completaria 100 anos de idade. O prefeito do município, Elias Gomes, participou da comemoração.

Entre os familiares o clima era de alegria, emoção e sensação de dever cumprido. “Estou muito emocionada, sinto muita gratidão a todos por terem organizado essa homenagem que está sendo feita no dia em que meu pai completaria 100 anos”, disse Margarida Maria da Cunha Farias, filha do autor.

O prefeito do município, Elias Gomes, participou efetivamente do evento, declamando poesias e ressaltando a importância do autor para o município. “Para mim é uma honra participar de uma homenagem para alguém tão importante para o município”, ressalta.

HISTÓRIA – O autor nasceu em 25 de março de 1911, no município pernambucano de Goiana, e fixou residência em Jaboatão em 1924. Filho dos poetas Alberto Tavares da Cunha Melo e Virgínia Tavares de Miranda Lins, Benedito Cunha Melo se transformou ícone da cultura jaboatanense por utilizar uma temática ligada a sua região e pela atuação jornalística. Melo foi o fundador e o redator-chefe do “Jaboatão Jornal”, periódico mensal criado em 1950, onde por mais de 20 anos manteve uma coluna de trovas intitulada Trovas e Trovoadas, com textos predominantemente satíricos.

Benedito Tavares da Cunha Melo recebeu o título de Cidadão Jaboatanense, através do Projeto de Lei elaborado pela Câmara Municipal de Jaboatão. No bairro de Barra de Jangada, há um colégio estadual com o seu nome. Por se tratar de um homem ligado à cultura literária, a Biblioteca Municipal também possui o seu nome. Benedito Cunha Melo faleceu no dia 06 de outubro de 1981.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3506

segunda-feira, 28 de março de 2011

Jaboatão entrega, com muita festa, ruas no Curado


Foto: Felipe Leite - Arte e Fotos


A comemoração teve direito a corte do bolo e da faixa e queima de fogos


A noite desta sexta-feira (25/03) foi de muita celebração para os moradores dos Curados I e III. É que o prefeito do município, Elias Gomes, entregou duas ruas de extrema importância para os moradores dessa área. No Curado III, a Thomaz Lins Caldas, e, no Curado I, a Humberto Barradas, com a continuação, rua Eron Borges. Além do calçamento, a Pefeitura investiu no novo sistema de drenagem das águas pluviais do local, com a colocação de galerias e canaletas, visando à prevenção de alagamentos

No total, para a execução das duas obras, foram investidos cerca de R$ 400 mil. O novo calçamento já está beneficiando famílias, como a de Iranir Santana, 49 anos, moradora da rua Thomaz Lins Caldas, no Curado III, que recebeu o calçamento de 130 metros. “Estou muito contente, eu moro aqui há quase 25 anos e passei por muitas lutas, muita lama, alagava, mas agora posso dormir tranquila em um dia de chuva, sabendo que minha rua está calçada e não alaga mais”, disse muito animada.

Outra família da mesma rua que está sendo beneficiada é a de Tereza Neuma, 37 anos, operadora de câmara clara e escura e deficiente visual. “ Agora nós temos a possibilidade de ir trabalhar e voltar tranquilamente, com o acesso necessário por conta da nossa necessidade especial”, afirmou contente.

Na rua Humberto Barradas, no Curado I, o clima foi de muita alegria. “Há 32 anos moro aqui e nunca vi um prefeito cumprir os compromissos de calçar nossa rua, antes eram só promessas, hoje é realidade”, falou, muito animada, Luzinete Inácio, 51 anos, vendedora. A via, de 202 metros, dá acesso a toda população da Baixa do Cristo ao parque industrial, ela foi contemplada junto com o trecho de 35 metros da rua Eron Borges. “Essa rua está sendo boa para as crianças, boa para os adultos. Antes era muita lama, esgoto a céu aberto. Me lembro que nasci aqui e desde pequena sempre via o esgoto a céu aberto e hoje estou vendo tudo organizado, isso é gratificante”, resalta Sirleide Matos, 33 anos, auxiliar administrativa.

Para o prefeito do município, Elias Gomes, a principal obra do governo é cuidar das pessoas que mais precisam. “Obras como essas são para melhorar ainda mais a vida das pessoas” e convoca “a obra está ai pronta, mas o dever de cuidar é de cada um de nós, não jogando lixo no lugar errado, não fazendo buracos”, ele ainda completa “Estamos fazendo o máximo para melhorar o nosso município, só este ano pretendemo calçar 453 ruas, sem falar nas outras obras que estamos programando”, disse.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3504

Hipertensão e diabetes são temas de palestra em Vila dos Palmares

O encontro contou com a participação da equipe do NASF

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Regional Muribeca realizou, no dia 24 de março, na Associação dos Moradores de Vila dos Palmares, uma palestra para o grupo de idosos Maravilhas do Lazer, cujos temas foram hipertensão e diabetes. A palestra foi ministrada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e contou com a presença de educador físico, psicóloga e fisioterapeuta.

A iniciativa, que foi direcionada para idosos, hipertensos e diabéticos, teve como objetivo discutir os principais assuntos de interesse da comunidade, tais como, prevenção, tratamento, alimentação e a importância da atividade física.

Segundo a coordenadora do CRAS, Melina Régis, as reuniões mostram resultados positivos, em razão de os assuntos abordados serem solicitados pelos próprios moradores. “É uma proposta onde deixamos os participantes se envolverem nas ações, porque são eles que convivem no bairro e sabem do que precisam”, destacou Melina.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3502

sábado, 26 de março de 2011

Morre o músico pernambucano Lula Côrtes


O músico pernambucano Lula Côrtes, de 61 anos, faleceu na madrugada deste sábado (27) no Hospital Barão de Lucena, em Recife. O artista lutava contra um câncer na garganta.

Os últimos shows dele foram na semana passada - quinta, sexta e sábado - no Sesc Belenzinho, em São Paulo, segundo o 'Diário de Pernambuco'. Ele e Zé da Flauta fizeram participações especiais no show de Alceu Valença, relembrando a década de 1970.

Lula Côrtes foi um dos primeiros a fundir o ritmo regional nordestino ao rock and roll. Ele chegou a lançar três discos, sendo dois na primeira metade da década de 1970, um com o cartunista Laílson o LP Satwa, pela Rozemblit e outro em 1974, com Zé Ramalho. Este, chamado Paêbiru - O Caminho da Montanha do Sol, é raro já que apenas poucas cópias restaram após uma enchente que atingiu a sede da gravadora.

Os três trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais vendidos na categoria World Music quando foram lançados em 2008 nos Estados Unidos por uma gravadora independente, a Time-Lag Records. O relançamento em CD de Paêbiru no Brasil fazia parte dos planos de Lula Côrtes.

O velório acontece na Câmara Municipal de Vereadores em Jabotão dos Guararapes

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,morre-o-musico-pernambucano-lula-cortes,697651,0.htm






Comunidade do Cajá é contemplada com nova Unidade de Saúde da Família


Foto: Marcelo Ferreira


A inauguração foi na quarta-feira (23/03), na rua São Bento, nº 502, bairro de Jardim Jordão


“Um lugar muito bonito, limpo e amplo”. Essa era primeira impressão de todos que chegavam à nova Unidade de Saúde da Família (USF), entregue à comunidade do Cajá, no bairro do Jd Jordão. A frase acima foi dita pela dona de casa Teresa Raquel, 31, mãe de duas meninas, que não escondia seu entusiasmo ao conhecer toda a equipe médica apresenta pela secretária de Saúde Gessyanne Vale. “O espaço é tão bom que a gente vê que foi um dinheiro bem gasto, só espero que a comunidade saiba zelar”, completou a dona de casa.

De acordo com a secretaria de Saúde de Jaboatão, a USF do Cajá custou cerca de R$ 160 mil, investidos em estrutura e equipamentos. “É com grande prazer e alegria que a prefeitura entrega mais essa Unidade de Saúde da Família. Fizemos cada detalhe pensando na comunidade. Esperamos que crianças, adultos, idosos, gestantes, enfim, todos possam ter acesso a uma saúde de qualidade”, afirmou, entusiasmada, Gessyanne.

A estrutura física contém três consultórios médicos, farmácia e salas para coleta, vacinação, curativo, nebulização e escovódromo, além de contar com uma recepção e banheiros. A equipe do USF, que estará responsável em atender toda a comunidade, é composta por médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários.

Para o prefeito Elias Gomes, esta obra é fruto de uma longa luta travada pela comunidade. “Sabíamos que a comunidade ansiava por esta USF. Pois bem, aqui está, vocês terão materiais de qualidade e contarão com profissionais bem qualificados. Estamos fazendo tudo isso porque acreditamos que é possível proporcionar uma qualidade de vida melhor para os jaboatanenses”, lembrou o prefeito.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3491

sexta-feira, 25 de março de 2011

Procon-JG estará presente em Encontro Nacional



Esta é a primeira vez que o órgão de defesa do consumidor participa da conferência

Pela primeira vez na história do município, o Procon-JG foi convidado a participar do Encontro Nacional de Defesa do Consumidor que acontece na próxima semana dia (31/03), no Hotel Nacional, em Brasília. Esta já é a 67º edição da conferência que contará com a presença de representantes e autoridades vindos de várias partes do país para discutir a relação consumerista em todos os seus segmentos.

Para o superintendente do Procon-JG, Altamiro Fontes, este é um reconhecimento por todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo órgão em Jaboatão dos Guararapes. “A cada dia o Procon fortalece sua atuação na cidade. Estamos investindo em nossos funcionários com capacitações. A nossa preocupação não está expressa em número, mas na qualidade do serviço que prestamos”, ressalta Fontes.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3487

quinta-feira, 24 de março de 2011

Jaboatanense de ouro


Foto: Divulgação

Jaboatanense de ouro!!!

A jovem nadadora conquistou seis ouros, uma prata e dois índices para o Brasileiro

Orgulho. Essa é a palavra que pode traduzir o sentimento proporcionado a todos os municípes por mais uma conquista da nadadora jaboatanense de ouro, Caroll Gomes. Ela participou da última quinta-feira (17/03) até o último sábado (20/03) do 1º PE de Natação 2011, na categoria infantil. Com essa conquista, Jaboatão dos Guararapes chega ao topo da natação infantil no Estado.

A jovem menina conquistou seis medalhas de ouro nas categorias, 100m peito, 50m livre, 100m borboleta, revezamento 4 x 50m Medley, 200m livre e 200m Medley, também conseguiu a medalha de prata no revezamento 4 X 50 livre e dois índices para o Brasileiro Infantil, que será realizado em julho, no Recife, nas categorias, 400m Medley e 200m Peito. A jovem recebe o incentivo da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Jaboatão.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3485

Mais uma Unidade de Saúde da Família é inaugurada em Jaboatão


Foto: Marcelo Ferreira


A obra custou R$ 110 mil e pretende realizar 120 atendimentos por dia


Jaboatão dos Guararapes ganha mais uma Unidade de Saúde da Família que será inaugurada nesta quarta-feira (23/03), a partir das 16h. A comunidade do Cajá foi contemplada com o empreendimento que tem a expectativa de realizar 120 atendimentos ao dia. A população da localidade poderá fazer consultas e exames clínicos, vacinação, curativos e tratamento odontológico. A obra teve início ainda este ano no mês de janeiro e custou um valor de R$ 110 mil, além de R$ 47 mil em equipamentos.

A estrutura física contém três consultórios médicos e salas para coleta, vacinação, curativo, nebulização, recepção e banheiros. A equipe do USF, que estará responsável em atender 3.223 pessoas da comunidade, é composta de médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários. A secretária de Saúde, Gessyanne Paulino destaca que a meta do governo é expandir as condições de saúde nas unidades de saúde da família, ampliando o acesso de atendimento em Jaboatão.

A nova Unidade de Saúde da Família da comunidade do Cajá fica na Rua São Bento, nº 502, bairro de Jardim Jordão.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3482

quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretaria de Saúde assina convênio com a OPAS/OMS


O projeto prevê o investimento de U$ 300 mil, divididos entre três municípios: Jaboatão, Recife e Olinda


A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes assina convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS), para tratar de doenças consideradas negligenciadas, como a Hanseníase (popularmente chamada de Lepra), a Esquistossomose e a Amebíase Intestinal. A assinatura do convênio será nesta terça-feira (22/03), às 10h, na Sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, no Bongi.

Com a duração de até um ano, o projeto será aplicado em três etapas: na primeira será feito um inquérito – através de exames de pele e de fezes, vai se tentar diagnosticar quais crianças estão contaminadas; a segunda etapa consiste no controle – onde a criança contaminada e o entorno em que ela vive receberão tratamento aliado à educação, através de palestras e teatros; e a terceira etapa é a avaliação do tratamento – onde novamente se fará o inquérito para avaliar a eficácia do tratamento.

O programa é um projeto piloto que será instalado nas cidades de Jaboatão, Recife e Olinda e tem como objetivo atender crianças e adolescentes de até 14 anos, de escolas públicas municipais, é uma iniciativa da OPAS, mas é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – banco que gere recursos oriundos de empresas internacionais. O investimento total é de U$ 300 mil, que será dividido entre os três municípios. “A meta do projeto é reduzir as taxas de contaminação a um número aceitável para a OMS”, explica a secretária de Saúde de Jaboatão, Gessyanne Vale.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3477

Jaboatão na luta contra o preconceito racial

O evento foi realizado pelo MPPE, na Estação Central do Metrô, no Recife


Clima de grande alegria, regado por maracatu, ciranda e, acima de tudo, conscientização. Assim foi a comemoração do Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento foi realizado pelo Ministério Público de Pernambuco, durante todo o dia, nesta segunda-feira (21/03), na Estação Central do Metrô, no Recife e contou com a participação da equipe da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Jaboatão. Quem foi ao local pôde assistir à palestra, ministrada pela equipe de Jaboatão, cortes de cabelo afro, apresentações culturais e receber informações nos estandes do Disque Denúncia e MPPE.

Segundo Marcelo Gerson, coordenador de Promoção da Política de Igualdade Racial do município, Jaboatão é um dos municípios pioneiros na luta contra o preconceito. “Somos um dos poucos municípios no Estado, que tem em sua organização um setor específico para trabalhar as políticas afirmativas” , afirma Marcelo. Ele ainda acrescenta, que a gestão tem mostrado sensibilidade com a questão, tanto que a primeira conferência realizada no município, foi sobre igualdade racial”, conclui.

A animação da grande celebração ficou por conta do maracatu, do Projovem jaboatanense. Os usuários do metrô entraram no clima e participaram de uma grande roda de cirando, que tomou o pátio da estação. “Eventos como este são muito importantes, principalmente quando são realizados em locais com muita gente, porque conscientiza muitas pessoas ao mesmo tempo, afinal não tem porquê ter preconceito”, disse animado o grafiteiro de 37 anos, Caju.

HISTÓRICO - A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem aos homens, mulheres e crianças que em 1960, foram massacrados pela polícia da África do Sul, durante um protesto pacífico. No total, foram 69 mortos e 186 feridos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3481

terça-feira, 22 de março de 2011

Eclode primeiro ninho de tartarugas da orla de Jaboatão


Foto: Marcelo Ferreira



De aproximadamente 145 tartarugas 69 sobreviveram


Um evento diferente do comum chamou a atenção de banhistas e frequentadores da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. É que um ninho tartarugas, que ainda não tinha sido identificado pelos pesquisadores, eclodiu na tarde desta segunda-feira (21/03). As tartarugas foram encontradas pelo voluntário do Projeto Tamar, Adriano Artoni, por volta das 9h da manhã e só terminaram de eclodir às 14h. As sobreviventes, que chegaram ao total de 69, foram levadas para o meio do oceano e soltas para continuar o ciclo natural.

Segundo Artoni, no total foram encontradas aproximadamente 145 tartarugas, entre elas 69 sobreviveram, 68 não saíram dos ovos e 10 morreram, dessas três foram encontradas perto do ninho, o que ajudou na identificação do local.

Rosilda Barreto Santos, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e que estuda tartarugas há mais de 10 anos, explica que é normal a ocorrência desses fenômenos na orla de Pernambuco. Ela ainda ressalta que, após atingirem a idade adulta, por volta dos 25 anos, as tartarugas fêmeas voltarão para o mesmo local para continuar o ciclo reprodutor. Ela ainda ressalta que de cada mil tartarugas, apenas duas sobrevivem, por isso a necessidade de se preservar cada vez mais.

CONSCIENTIZAÇÃO – Uma das questões informadas como importante pela professora é o trabalho que deve existir em conjunto com toda a população. “É preciso deixar a população bem informada para em casos como estes não haverem saques, ou até mesmo as pessoas não levarem pra casa achando que elas sobreviverão, porque elas não vão sobreviver”, alerta.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Jaboatão tem desenvolvido um trabalho de conscientização com estudantes do município e ministrando palestras nos condomínios da orla para deixar a população bem informada sobre o trato com as tartarugas, como explica Shirlei Barreto, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria. Ela ainda informa que está sendo fechada uma parceria com a UFRPE e a Secretaria Executiva de Educação para que sejam ministradas capacitações para professores de ciências da rede municipal para que eles sejam agentes multiplicadores do assunto.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3478

Jaboatão recebe pesquisa sobre usuários de droga

A ação foi designada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República


Representantes da Secretaria de Articulação Regional e Mobilização participam, nesta sexta-feira (18/03), de um treinamento sobre uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz com usuários de crack. O estudo intitulado “Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, Distrito Federal e 9 regiões metropolitana e Brasil”, foi uma recomendação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas ligada ao gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

A assessora da Secretaria de Administração Regional e Mobilização, Auzani Ferraz, contou que a Fundação Oswaldo Cruz está com esta pesquisa a nível de estado para fazer um mapeamento dos usuários de crack na perspectiva delinear um atendimento dentro das políticas públicas de saúde. “Hoje participam apenas servidores da nossa secretaria. Nas próximas semanas o treinamento será estendido a outros setores”, ressaltou. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3471

segunda-feira, 21 de março de 2011

Avenida 4 de Outubro sofre alteração no tráfego


A via agora tem sentido único da Agamenon Magalhães até a Estrada da Batalha


Os jaboatanenses já contam, nesta segunda-feira (21/03), com uma nova alteração no trânsito da cidade. A Avenida 4 de outubro, em Massangana, agora está em sentido único no sentido Praia / Estrada da Batalha, a partir da Avenida Agamenon Magalhães. A mudança aconteceu, na última sexta-feira (18/03), com a supervisão da Gerência de Trânsito. O objetivo da operação é oferecer uma melhor fluidez ao tráfego do município.

Para a gerente de Trânsito, Lúcia Recena, esta medida é uma alternativa de facilitar o deslocamento da população. “Desejamos minimizar os transtornos causados pelo conjunto de obras da Estrada da Batalha”, destaca Recena. Lúcia comenta que na ação estavam envolvidos 20 profissionais, entre agentes e técnicos de trânsito. “Nos primeiros dias, a visão é mais educativa até as pessoas se acostumarem e depois já entra em ritmo operacional”, revela.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&codigo=3476

Na PB: Homem com Ereção há 15 Dias Pode Ficar Impotente

Escrito por Judas Tadeu
Sáb, 19 de Março de 2011 01:15


O homem que está internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa com ereção peniana há mais de 15 dias pode ficar impotente. A mulher dele disse que não aguenta mais fazer sexo e que está toda assada. "Ele não baixa de jeito nenhum. Não tem sexo que dê jeito", disse
A informação de que o homem poderá ficar impotente foi confirmada pelo urologista Juarez Dorneles, que atestou: o procedimento cirúrgico pelo qual o homem deverá ser submetido envolve risco de impotência permanente. O médico disse ainda que a ingestão de álcool e amendoim, que o homem alegou ter consumido antes da ereção, não são as causas do problema.“Ele deve ter problema hematológico”, disse Dorneles, informando que a ereção prolongada é chamada de priatismo.O drama do casal ;Em entrevista ao programa Correio da Manhã, comandado por Samuka Duarte e Emerson Machado, a esposa do homem, que proibiu o hospital de divulgar seu nome, disse que resolveram pedir ajuda médica depois de sucessivas sessões de sexo que, segundo ela, não resolveram o problema.“Ele continua desse jeito esse tempo todo e não baixa de jeito nenhum”, disse a mulher, que não quis se identificar. “Estamos os dois sofrendo: estou toda assada e ele sente muita dor”, revelou a mulher.

sábado, 19 de março de 2011

Jaboatão comemora Dia do Artesão


O evento será aberto ao público que também poderá apreciar os produtos dos artistas locais


No próximo sábado (19/03), é o Dia do Artesão. E para homenagear esses operários da arte, a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, em parceria com a Associação dos Artesãos de Jaboatão, vai comemorar o Dia do Artesão, na próxima sexta-feira (18/03), com um café da manhã.

De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos de Jaboatão, Maria Edenice, os artistas locais estavam esquecidos. E agora, essa parceria tem rendido grandes conquistas para todos. “Antes nós saíamos daqui para mostrar os nossos trabalhos fora e não tínhamos nenhuma organização. Agora já temos uma associação, criada há um ano, e estamos recebendo estandes novos da prefeitura para expor nossa arte, em feiras ou locais turísticos”, comemorou a artesã.

Para o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo, Jackson Rocha, além de estimular a permanência dos artesãos no município, a venda dos produtos pode render mais para o município. “Nossa intenção é estimular a realização de duas ou três feiras por semana em locais turísticos, como a Orla de Piedade e o Monte dos Guararapes. Essa é uma forma de organizar essas pessoas, bem como fazê-las difundir suas artes”, explicou Rocha.

O café da manhã para comemorar o Dia do Artesão acontecerá no estacionamento da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, na Av. Bernardo Vieira de Melo, 631, a partir da 8h. O evento é aberto ao público e será animado com o talento musical de Hélia Cannizzaro e da artesã Zilene Neiva Brandão. Após o café da manhã, as pessoas poderão visitar os estandes, que ficarão expostos até às 17h.

O Dia do Artesão:

O dia 19 de março não foi escolhido à toa para ser o Dia do Artesão. Nesse dia, a igreja Católica celebra o dia de São José, conhecido como o pai adotivo de Jesus e pelo seu talento como carpinteiro. Esse dia surgiu como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo.

Em Jaboatão dos Guararapes, a artesã Zilene Neiva Brandão, 50, é uma figura de destaque por ter seus produtos comercializados fora do país. Além disso, é única operária do município que faz restauração em ouro. “Pelos seus quase 30 anos de carreira e talento, entendemos que podemos celebrar o Dia do Artesão fazendo uma homenagem a essa grande artista local”, salienta a presidente da Associação dos Artesãos de Jaboatão, Maria Edenice.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3459

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência aos profissionais de Saúde


Foto: Marcelo Ferreira


Objetivo é integrar as ações das secretarias para enfrentar possíveis desastres


Com a aproximação do inverno, muitos ficam em estado de alerta, especialmente as pessoas que habitam em morros. Apenas o município de Jaboatão dos Guararapes apresenta 296 setores de risco, divididos em níveis – baixo, médio, alto e muito alto. Diante desse quadro, a Defesa Civil do município se prepara com ações integradas para a prevenção e a atuação em casos de desastres.

Nesta sexta-feira (18/03), a Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência à Secretaria de Saúde. No encontro, vários profissionais e técnicos da área de saúde, como os gestores, coordenadores, chefes de núcleo, chefes de regionais, chefes de Unidades de Saúde e Policlínicas, puderam conhecer e debater as medidas que deverão tomar em casos diversificados.

De acordo com a secretária de Saúde, Gessyanne Vale, em casos de deslizamentos com vítimas, o SAMU é imediatamente acionado, mas o trabalho de acompanhamento às vítimas deve ser constante, seja com visitas aos abrigos para orientar no manuseio de alimentos e visitas aos idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência, seja com trabalho psicossocial. “Quanto mais as secretarias estiverem integradas e conhecendo as diversas ações que são desenvolvidas pela gestão, mais êxito teremos no enfrentamento aos problemas sociais”, explicou Gessyanne.

A Defesa Civil vem, desde o mês de janeiro – período de intensas chuvas de verão – desenvolvendo atividades integradas para prevenir algum tipo de desastre. Entre as medidas tomadas está a aplicação de gel impermeabilizante, a colocação de lonas, trabalhos de vistorias técnicas, orientação junto aos núcleos comunitários de Defesa Civil e realização de encontros permanentes com os grupos de trabalho para a atuação em casos de emergências, além de promover atividades educativas, como a distribuição de calendários informativos e a distribuição de panfletos educativos no programa Prefeitura dom Você.

“Nosso objetivo é prevenir. Além das ações que estamos desenvolvendo, lançaremos no próximo mês uma cartilha que traz orientações de ações preventivas nos morros para alunos de escola pública”, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Rejane Lucena. “Mas em casos de emergência, estamos de prontidão 24h, basta ligar para o Plantão Permanente, pelo 0800-281-299”, completou Lucena.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3472

sexta-feira, 18 de março de 2011

Prefeitura com Você chega a regional Guararapes



Foto: Marcelo Ferreira



Serviços estão disponíveis até às 17h

Passistas de frevo e o teatro de bonecos divertiram pessoas que passaram, nesta quinta-feira (17/03), no Programa Prefeitura com Você, na Regional Guararapes. A adolescente Elaine Cristina estava encantada com as atividades culturais durante o evento. “No teatrinho eles falaram muito sobre os cuidados com o mosquito da dengue e com a cárie. Muita coisa eu já sabia. Mas, é importante a gente aprender sempre mais”, afirmou a jovem.

Além destas ações serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, retirada de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito, orientação do Procon e caderneta do idoso, cadastramento do bolsa família e atividades esportivas. O gerente de Iluminação, Alexandre Fernandes, complementa que durante todo o dia equipes técnicas trabalharão na reposição de lâmpadas apagadas. “O objetivo é deixar a comunidade bem assistida também com este serviço”, ressaltou Fernandes.

Para o prefeito em exercício Edir Pinto Peres, este é o momento de aproximação do povo com o governo. “Ouvimos os problemas vividos pelas pessoas e fazemos com quem elas também deem sugestões e trabalhem integradas com a gestão. Estamos obtendo grandes resultados com esta ideia”, frisou Peres. O gerente da Regional Guararapes, Adeildo Lins, observa que o programa está sendo bem aceito e espera que nesta edição do Prefeitura com Você 500 pessoas sejam atendidas 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3460

Secretaria de Saúde debate ações com Defesa Civil sobre Plano de Contingência

O objetivo é desenvolver plano de integração com a Defesa Civil para preparação


A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes realiza, nesta sexta-feira (18/03), uma reunião com a Defesa Civil para tratar sobre o Plano de Contingência da Defesa Civil. O objetivo do encontro é estruturar e planejar efetivamente e de forma articulada, envolvendo diferentes setores do poder público e sociedade civil, a prevenção e ações de respostas para situações de desastres, emergências e calamidades públicas, em casos que envolvem a saúde dos abrigados.

De acordo com a secretária de Saúde, Gessyanne Vale, em 2010, essa parceria promoveu ações diversificadas nos locais que serviram de abrigo para as vítimas das chuvas. Especificamente, nas áreas de assistência médica, vigilância sanitária, vacinação e vigilância epidemiológica e ambiental. “A Saúde faz parte desse processo tendo um papel fundamental tanto na prevenção quanto nas respostas em situações de crise”, acrescentou Gessyanne.

Além da atuação no momento de crise, em 2010, a Secretaria de Saúde encaminhou aproximadamente 300 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias capacitados pela Defesa Civil para identificar áreas de maior risco para desastres, contribuindo assim na construção de um mapa de risco do município.

O evento será no auditório principal do hotel Barramares, às 10:30h.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3461

quinta-feira, 17 de março de 2011

Jaboatão inicia ciclo de palestras sobre preservação ambiental


Foto: Marcelo Ferreira



A primeira escola a participar da ação foi a Viver de Piedade


Conscientizar é o caminho para a preservação. Com esse direcionamento, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Jaboatão começou a ministrar palestras para estudantes do município. O local será bem propício à aprendizagem prática, o ninho de tartarugas, o primeiro localizado no município, em Candeias. A primeira palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (16/03) e a escola participante foi a Viver, de Piedade.

Segundo Shirlei Barreto, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, a ação também envolverá as pastas executivas de Educação e Esporte e Lazer. “Estamos articulando com as secretarias para trazer até dia 31/03 alunos de escolas municipais, uma por semana, de cada Regional, para conscientizar os estudantes e transformá-los em agentes multiplicadores. Aqui eles vão ter palestras e atividades recreativas lúdicas, simulando as situações que as tartarugas passam”, explica. “Pretendemos aproveitar essa oportunidade histórica, da desova de cinco ninhos de tartaruga, para trabalharmos a educação ambiental”, conclui.

Para Everaldo Teixeira, coordenador do Colégio Viver, a atividade é uma grande oportunidade de mostrar na prática o que é ensinado diariamente na escola, principalmente no que diz respeito à preservação ambiental. “Dessa forma os alunos podem vivenciar o cuidado com o meio ambiente, romper as barreiras da sala de aula e trazer à realidade da praia, da rua, a conscientização ambiental”, pontua Everaldo. “Encontramos muita facilidade para trazer nossos alunos, a prefeitura foi muito eficiente, com um excelente atendimento e muita facilidade”, conclui.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3455

Regional Guararapes recebe o Prefeitura com Você


Os serviços de saúde e cidadania funcionam das 8h às 17h


A próxima parada do Prefeitura com Você é, nesta quinta-feira (17/03), na Regional Guararapes. Os serviços de saúde e cidadania do programa irão funcionar, no horário das 8h às 17h, na rua Sebastião Alves, próximo a estação do metrô Monte dos Guararapes. O objetivo da ação é aproximar os jaboatanenses do poder público municipal, proporcionando melhores condições de vida a todos aqueles que residem no município.

Serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, retirada de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito, orientação do Procon e caderneta do idoso, cadastramento do bolsa família, palestras sobre higiene bucal, escovação e aplicação de flúor com distribuição de kits e atividades esportivas. Além disso, serão executadas ações de reposição de lâmpadas e limpeza urbana com mutirão em ruas e canais da área.

Para o gerente da Regional Guararapes, Adeíldo Lins esta é uma boa oportunidade em que as pessoas terão acesso rápido aos serviços sem precisarem se deslocar para lugares distantes. “Desejamos atender melhor ao povo oferecendo uma atenção maior e um tratamento de qualidade. Neste programa não há intermediação, o gestor vem conhecer de perto os problemas vivenciados pelas pessoas”, destacou Adeíldo Lins.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3457

quarta-feira, 16 de março de 2011

Procon – JG comemora Dia do consumidor com ação em Cavaleiro


Foto: Felipe Leite


Os consumidores tiveram acesso a todos os serviços oferecidos pelo órgão


Em Jaboatão dos Guararapes, o Dia do consumidor foi celebrado com ação. O órgão de defesa aos direitos do consumidor do município (Procon) foi à quadra poliesportiva da Praça Rita Coelho, em Cavaleiro, durante toda esta terça-feira (15/03), com um efetivo de 18 pessoas, entre eles advogados, atendentes, fiscais e equipe de apoio, para oferecer serviços gratuitos de orientação sobre os direitos do consumidor e de assistência jurídica para os moradores da região.

Segundo Altamito Fontes, superintendente do órgão no município, a intensão é que no final da ação mais de 250 pessoas sejam atendidas. Em um dia normal são feitos 100 atendimentos. “Resolvemos comemorar a data com o próprio aniversariante, que é o consumidor. Esta é a primeira de muitas ações que faremos mensalmente em cada Regional. A próxima ação será em abril na Regional 1 – Jaboatão Centro”, disse.

Entre os usuários o sentimento era de alegria e satisfação. “Eu estou com um aparelho há dois meses na assistência técnica, o tempo que era de três meses de garantia já venceu e eu não sabia o que fazer. Vim aqui hoje e me explicaram direitinho quais os passos que eu tenho que dar pra reaver meu aparelho”, disse satisfeita Elaine Gomes, 34 anos, doméstica. “Há 20 anos moro em Cavaleiro e nunca tinha visto o Procon atuar dessa forma. Peguei as informações que eu precisava de forma rápida e fui muito bem atendida”, comemora Aldenir Rodrigues, 43 anos, dona de casa.

Além dos atendimentos, feitos no dia comemorativo, o Procon ainda visitou as instalações do Mercado de Cavaleiro para fiscalização de rotina. O órgão também atua em todas as Regionais do município, com advogados, fiscais, atendentes e equipe de apoio, oferecendo serviços de esclarecimento jurídico. O órgão ainda promove ações nos estabelecimentos comerciais do município realizando fiscalizações, e tomando as devidas ações, quando necessárias, como a aplicando multas e realização de apreensões.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3454

Jaboatão terá legislação organizada, digital e acessível a toda a população



A meta é que no segundo semestre os arquivos já estejam organizados e disponíveis gratuitamente no site da Prefeitura


A legislação de um local é muito importante para a população, pois ela rege todos os deveres e direitos dos cidadãos e do Estado. Jaboatão até agora não tem a Legislação organizada. Visando reverter esse quadro e tornar os arquivos disponíveis e de fácil acesso a toda população, advogados e juízes, a Prefeitura do município, através da Procuradoria e da Secretaria de Assuntos Jurídicos, fechou convênio com a Softex, instituição sem fins lucrativos, para organizar todos os arquivos, digitalizá-los e colocá-los à disposição de todos, gratuitamente, no site da Prefeitura. A instituição, Softex, foi responsável pela organização e digitalização da Legislação do Recife e da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“O objetivo é dar cada vez mais transparência e segurança às ações jurídicas no município, para que, tanto quem opera, quanto quem for utilizar, possa conhecer e ter um acesso mais rápido, fácil e gratuito”, explica Júlio César Casimiro, secretário de Assuntos Jurídicos.

Essa é uma ação que já vem sendo pensada e articulada em uma parceria do Executivo municipal com a Câmara de Vereadores. “A Softex vai ter acesso aos livros da Câmara e a todos os arquivos referentes à legislação para colocá-los de forma mais acessível. Jaboatão nunca teve uma base legislativa, quando alguém quer procurar não sabe aonde ir, mas agora vai encontrar de forma fácil. No segundo semestre todos terão acesso aos arquivos, que estarão disponíveis no site da Prefeitura”, informa Henrique Leite, procurador geral do município.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3452

terça-feira, 15 de março de 2011

Saúde em Jaboatão dos Guararapes com mais tecnologia


O método aproxima profissionais de todo o Brasil através da internet


A tecnologia é mais uma ferramenta utilizada pelos médicos, enfermeiros e dentistas que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Piedade II, por onde passam mais de 800 pessoas ao mês.

A Regional 06, que abrange os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, faz parte do Programa Nacional de Telessaúde em Atenção Primária no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O projeto tem como objetivo otimizar a assistência médica, odontológica e de enfermagem à distância, utilizando a comunicação bidirecional, via internet, promovendo a capacitação da equipe da USF através da teleducação e permitindo, por meio da teleassistência, que médicos interajam com outros profissionais.

Diante disso, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria de Saúde, promove na manhã da próxima quinta-feira (17/03), na USF Jardim Piedade II, um treinamento sobre o uso da técnica. A atividade é direcionada a gestores, médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentista, integrantes da Equipe de Saúde da Família (ESF) beneficiada pela rede NUTES e pessoas chaves de outras equipes de saúde.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde, Cássia Pereira, o simples fato de o programa levar a internet à USF já auxiliou os funcionários a tirar dúvidas, por exemplo, quanto a determinadas medicações a prescrever. "Além do esclarecimento das dúvidas, também ocorre, toda semana, palestras à distância por webconferências. Estamos recebendo aulas para aprender a usar a videoconferência”, explica Cássia.

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Piedade II está localizada à Rua das Flores, s/n - Jardim Piedade.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3450

Balcão da Cidadania passa a oferecer Identidade


Além da emissão de Carteiras de Identidade, a prefeitura de Jaboatão também vai oferecer teste de paternidade gratuito


A Secretaria Executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SDS) vai disponibilizar, a partir de maio, a emissão de Carteiras de Identidade para a população jaboatanense, por meio do Balcão da Cidadania.

O Balcão da Cidadania funciona de forma permanente e disponibiliza diversos serviços, entre eles, a emissão de documentação para a população, como registros de nascimento, óbito, casamento e carteira de trabalho. “A ideia é oferecer também a emissão de Registro Geral (RG), de forma permanente. Por isso, o primeiro passo será a capacitação de pessoas para este atendimento específico. Em seguida vamos ampliar para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, explicou a coordenadora do Balcão da Cidadania, Grabriela Cordeiro.

A partir do mês de junho, a prefeitura vai realizar o Mutirão de Identidades, projeto da SDS. O objetivo da ação é atender aproximadamente 150 pessoas. De acordo com a Secretaria Executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, as Regionais serão acionadas para fazer um mapeamento das localidades em que há maior número de pessoas que necessitam desse documento. O mutirão será realizado uma vez por mês.

Além da emissão de Carteiras de Identidade, a prefeitura de Jaboatão também vai oferecer teste de paternidade gratuito. “Esta é uma parceria entre a Defensoria Pública, a Prefeitura e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Primeiro, o cidadão deverá ir à Defensoria, lá ele será encaminhado para o Balcão da Cidadania, e nós funcionaremos como uma ponte entre a Defensoria e a UFPE, conduzindo-o até à Universidade para fazer o teste”, afirmou Cordeiro.

O Balcão da Cidadania fica localizado na Rua Osório Borba, 200, Piedade. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3451

segunda-feira, 14 de março de 2011

Hoje é o dia da poesia

Hoje é dia da poesia e não poderia faltar nossa homenagem, há esse dia tão especial!!!

Parabéns poetas de meu Brasil! Essa é a homenagem de Cobra Cordelista - Presidente do Conselho de Cultura de Jaboatão


Jaboatão celebra Dia Internacional do Consumidor



O Procon-JG irá realizar serviços de orientação sobre os direitos do consumidor e de assistência jurídica


Na próxima terça-feira (15/03), é comemorado o Dia Internacional do Consumidor e a Prefeitura de Jaboatão já preparou uma programação especial para celebrar esta data. O Procon-JG irá deslocar toda a sua equipe de advogados, fiscais e conciliadores para realizar um grande mutirão no bairro de Cavaleiro com serviços de orientação sobre os direitos do consumidor e de assistência jurídica. Lembrando que a sede do órgão continua funcionando normalmente.

O atendimento estará concentrado na Praça Rita Coelho, na quadra poliesportiva próxima ao COAME. “Estaremos realizando também ações de fiscalização nos boxes do Mercado de Cavaleiro e em todo o entorno da área e no caso de alguma irregularidade as mercadorias serão apreendidas”, destacou o superintendente do Procon-JG, Altamiro Fontes.

De acordo com Altamiro, Cavaleiro foi contemplado com a ação por ser tratar de um bairro com uma população carente de orientação sobre a relação consumo. “Após a grande apreensão de três toneladas de alimentos impróprios para o consumo no ano passado, estamos intensificando os trabalhos na localidade e esclarecendo a população sobre seus direitos”, afirmou.

Para aqueles que desejarem obter alguma informação sobre direitos do consumidor ou registrar alguma denúncia, o Procon-Jaboatão disponibiliza o número gratuito 0800.281.6970

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3447

sábado, 12 de março de 2011

Tartaruga desova na orla de Jaboatão


Foto: Felipe Leite


Atualmente são cinco ninhos, cercados e com fiscalização


Mais uma tartaruga desovou na orla de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O fato aconteceu na noite desta quinta-feira (10/03). Segundo banhistas, por volta das 22h a tartaruga chegou às imediações do Hotel Golden Beach e começou o processo de desova. O Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) foi chamado e junto com a Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Jaboatão começaram a cercar o local e sinalizar. O intuito dessa ação é proteger os ovos até a eclosão, que deve acontecer em no máximo 60 dias. Como explica o secretário executivo do Meio Ambiente, Hermírio do Rêgo Barros.

Ao todo, o município tem em sua orla cinco ninhos de tartaruga, um em Candeias e os outros quatro em Piedade. Segundo Rêgo Barros, o Gama está fazendo rondas periódicas nos locais para garantir a segurança, além disso, foram colocadas cercas de segurança em volta dos ninhos e montados toldos com banners explicativos sobre como deve-se agir em casos de desova de tartarugas.

Além dos banners e dos toldos com estagiários e profissionais da secretaria explicando aos banhistas como agir nessas situações, também estão sendo realizadas palestras nos condomínios próximos aos locais de desova, visando conscientizar a população para que eles possam assim ajudar na preservação desses ninhos. “Ainda pretendemos estender essas ações para as escolas do município. Para isto, vamos começar a conversar com a Secretaria de Educação para fazer uma ação conjunta e conscientizar o máximo de pessoas sobre esse fenômeno que está se tornando constante no município”, disse Hermírio do Rêgo Barros, secretário executivo do Meio Ambiente de Jaboatão.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3448

Saúde tem balanço positivo nos atendimentos durante Carnaval


Os números são referentes a Semana Pré-Carnavalesca e aos dias de Carnaval


A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes contabilizou 172 atendimentos, desde o início da Semana Pré-Carnavalesca (27/02) até o fim da folia de Momo (09/03), na unidade móvel montada para a semana pré e nas 06 unidades móveis dos polos descentralizados de Carnaval. Desse total de atendimento, apenas 02 foram considerados graves e atendidos com êxito pela equipe do posto médico.

Em relação à entrega de preservativos masculinos, a secretaria informou que foram distribuidas mais de 100 mil camisinhas. Além da distribuição de preservativos, diversas equipes se revezaram para entregar folhetos explicativos, abanadores, porta preservativos e bandanas.

A Vigilância Sanitária contabilizou mais de mil inspeções realizadas na semana pré e nos dias de Carnaval. A ação tinha como objetivo fiscalizar o manuseio, a preparação e a conservação dos alimentos. Nenhum comerciante foi autuado. “Esse balanço positivo, com certeza, é fruto dos diversos encontros que fizemos com os comerciantes para dar orientações sobre a manipulação dos alimentos e instruções de higiene”, destacou o gerente em Vigilância Sanitária, Alexandre Menezes.

A Vigilância Epidemiológica, registrou 07 visitas aos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para verificar possíveis registros de casos suspeitos de dengue, sarampo, meningite, cólera, e outros.

Quanto ao recolhimento de animais de grande porte em vias públicas, a Secretaria de Saúde recolheu 17 animais, entre os dias 05 e 08/03. Os animais estão no Centro de Vigilância Ambiental, localizado no Eixo da Integração de Muribeca. Os proprietários podem se dirigir ao local pra recuperar o animal, mediante o pagamento de taxa, de acordo com a legislação.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3445

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dona de casa cobra R$ 2 para visitas ao pé de maracujá em formato fálico


Dona de casa cobra R$ 2 para visitas ao pé de maracujá em formato fálico
Fruto foi plantado no quintal de uma casa em São José de Ribamar (MA).
Quem quiser filmar tem de pagar R$ 20; para fotografar o preço é R$ 15.
Glauco Araújo Do G1, em Salvador


A dona de casa Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, está cobrando uma taxa de visitação ao maracujazeiro que ela plantou no quintal de sua casa, em São José de Ribamar (MA), há dois anos. O interesse pela pequena plantação dela foi motivado pela fruta, que cresce em formato de órgão sexual masculino.



 Maria Rodrigues de Aguiar Farias mostra seu maracujazeiro (Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. )


"Desde que descobriram que tinha uma fruta assim no meu quintal, muita gente começou a querer ver com os próprios olhos. Era muita gente mesmo. O problema é que, para chegar ao quintal, as pessoas tinham de passar por dentro da minha casa. Em uma dessas visitas, levaram o meu celular", disse Maria ao G1.
Depois do prejuízo provocado pelo pequeno furto, a dona de casa resolveu limitar a visitação. "Passei a cobrar R$ 2 para visitantes; R$ 15 para fazer fotografias; e R$ 20 para fazer filmagem", afirmou ela.
Dona Maria disse que o maracujazeiro está em plena produção. "Tem maracujá demais. Tem mais de 40 frutos lá. Eles ficam amarelinhos quando amadurecem."
Até os primeiros maracujás em formato de pênis surgirem no quintal dela, a vida era pacata e calma, mas depois da inusitada plantação, a dona de casa passou a ser reconhecida nas ruas da cidade onde mora. "Era muita gente na minha casa. Chegava a ficar sem comer para conseguir olhar todas as pessoas que faziam visitas", disse ela.




Maracuazeiro dá fruto em formato fálico
(Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press)


Perguntada se provou o tal maracujá fálico, dona Maria respondeu, inicialmente, que tinha provado a fruta. "Comi a polpa, que parece melão ou abacate. Eu cortei de comprido e experimentamos. Não é amargo, nem azedo e nem muito doce, é suave".
Mas, depois, dona Maria voltou atrás, em meio a risos, dizendo que nem ela e nem sua família ainda tiveram coragem de experimentar o sabor do inusitado fruto. "Não comemos ainda, não. Mas já que plantei, plantei para comer, não é para deixar na árvore", disse a dona de casa.
Pesquisa científica
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão acompanhando, há pouco mais de um mês, o desenvolvimento do maracujá que cresce em formato de órgão sexual masculino.
"A dona de casa nos disse que o maracujá surge no formato ovalado e depois se desenvolve com aquele formato. É a primeira vez que temos notícias de um fruto com essas características aqui no Maranhão", disse Marcelo Cavallari, pesquisador de recursos genéticos vegetais da Embrapa.
Os maracujás que estão no quintal da dona de casa têm a coloração verde. "O aspecto é saudável, não está doente. Tirando o formato, é sadio. O tempo de maturação costuma ser de um mês a um mês e meio, mas está demorando mais para amadurecer", disse Cavallari.
Filomena Antonia de Carvalho, coordenadora de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, visitou a casa de Maria Rodrigues ainda em janeiro deste ano. "Não temos condições de avaliar o que aconteceu com o maracujá, por isso acionamos os pesquisadores da Embrapa. Fizemos, então, uma segunda visita ao local com eles."
"É bem grande, é bem grosso mesmo. Chega a ter entre 15 e 20 centímetros de comprimento. Não há motivo para que o maracujá não seja consumido por causa do formato, mas também não sabemos como é por dentro", disse Cavallari.
Ele explicou que a dona de casa precisa assinar um termo de anuência prévia de provedor, o que permitirá fazer genéticas do fruto.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes fez um ótimo carnaval!!!



A terça-feira de Carnaval, apogeu desta festa pagã, também é o marco da despedida para os milhares de foliões que lotaram as estações de Carnaval da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O brilho, a harmonia dos ritmos e a leveza de quem ainda tinha fôlego para dançar, com certeza, é a imagem marcante deste que foi o primeiro de muitos carnavais que Jaboatão irá sediar.

“Jaboatão teve a ousadia de inovar no Carnaval de Pernambuco. Primeiro foi ao sediar a Semana Pré-Carnavalesca, com a mistura de ritmos. Permitimos que a pimenta baiana e a malandragem carioca invadissem a terra do frevo, fazendo com isso, um Carnaval plural. E agora, mostramos que não só o Recife e Olinda têm potencial para atrair turistas nesse período. Aqui também é o lugar para se brincar o Carnaval”, comemorou o prefeito Elias Gomes.

Principal polo de Carnaval do município, a Estação Jaboatão Centro se encantou com o colorido e a mistura de ritmos que marcaram o fim do Carnaval 2011. Antes de descer em procissão, o grupo de Afoxé Axé Kawo Kabiyesilé fez a lavagem simbólica das escadarias da Matriz de Santo Amaro, em sinal de purificação, “para abrir os caminhos de nossa cidade, para comemorar outros Carnavais dessa maneira”, explicou o Pai Antônio, responsável pelo grupo.

E num grande cortejo, os grupos Maracatu Rural Gavião da Mata, de Glória do Goitá; e Maracatu Nação Caminda Estrela, de Chão de Estrela; a Banda Afro Obá Nyjé, de Água Fria; o grupo de afoxé Elegbará, do bairro do Ipsep; a tribo de caboclinhos Tupinambá, de Cavaleiro; e a escola de samba Unidos de São Sebastião, de Cavaleiro, seguiram em direção à Avenida Barão de Lucena, onde o público esperava com grande entusiasmo. “Está tudo muito lindo! Espero que no próximo ano seja ainda mais bonito”, disse a dona Mirtes Dalva, moradora do bairro. Após as apresentações, o público se despediu do Carnaval ao som da Banda Art Popular.

A Estação Prazeres, após o desfile do tradicional bloco do Pau Mole, encerrou os festejos de Momo com a apresentação de João do Morro. O polo de Cavaleiro se despediu com Patusco. Os moradores de Jardim Jordão tiveram a apresentação da Banda me Beija. A Estação Muribeca encerrou a festa com a cantora Fabiana. E o polo do Curado dançou muito frevo com André Travassos.

E a festa continuou, nesta quarta-feira de cinzas, para os foliões que insistem em tardar o fim do Carnaval. De acordo com a Secretaria Executiva de Cultura e Eventos, hoje, todos os polos terão agremiações. Ao todo, são mais de 20 blocos.

Fonte: Prefeitura De Jaboatão

quinta-feira, 10 de março de 2011

Jaboatão se despede do Carnaval com maracatu, samba, afoxé, frevo e axé



Na terça feira de Carnaval, o principal polo de Carnaval do município, a Estação Jaboatão Centro se encantou com o colorido e a mistura de ritmos que marcaram o fim do Carnaval 2011. Antes de descer em procissão, o grupo de Afoxé Axé Kawo Kabiyesilé fez a lavagem simbólica das escadarias da Matriz de Santo Amaro, em sinal de purificação, “para abrir os caminhos de nossa cidade, para comemorar outros Carnavais dessa maneira”, explicou o Pai Antônio, responsável pelo grupo.

E num grande cortejo, os grupos Maracatu Rural Gavião da Mata, de Glória do Goitá; e Maracatu Nação Caminda Estrela, de Chão de Estrela; a Banda Afro Obá Nyjé, de Água Fria; o grupo de afoxé Elegbará, do bairro do Ipsep; a tribo de caboclinhos Tupinambá, de Cavaleiro; e a escola de samba Unidos de São Sebastião, de Cavaleiro, seguiram em direção à Avenida Barão de Lucena, onde o público esperava com grande entusiasmo. “Está tudo muito lindo! Espero que no próximo ano seja ainda mais bonito”, disse a dona Mirtes Dalva, moradora do bairro. Após as apresentações, o público se despediu do Carnaval ao som da Banda Art Popular.

A Estação Prazeres, após o desfile do tradicional bloco do Pau Mole, encerrou os festejos de Momo com a apresentação de João do Morro. O polo de Cavaleiro se despediu com Patusco. Os moradores de Jardim Jordão tiveram a apresentação da Banda me Beija. A Estação Muribeca encerrou a festa com a cantora Fabiana. E o polo do Curado dançou muito frevo com André Travassos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3443

quarta-feira, 9 de março de 2011

Alegria e mistura de ritmos nas estações de Carnaval de Jaboatão


Foto: Mário Augusto


As apresentações nos polos seguem até esta terça-feira (08/03), mas em alguns polos ainda tem blocos na quarta-feira de cinzas


Desde o sábado de momo, os foliões jaboatanenses se divertem nos 06 polos montados pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Em cada um deles, o que se pode ver é a irreverência e a alegria de milhares de foliões, associadas a uma programação que agrada a todos pela mistura de ritmos e pela acessibilidade.

“Antes eu brincava no Recife ou em Olinda. Agora eu tenho um polo pertinho da minha casa e ainda posso trazer meus filhos, porque além da animação também é muito seguro”, destacou a supervisora Marilene Marques, moradora da Rua 01, Quadra B, Conjunto Muribeca. Na noite da segunda-feira (07), os moradores da Estação da Alegria Muribeca puderam se divertir ao som do frevo da Neneca Orquestra Banda Show, do swing da Banda Fascinação, do axé de Renato Barros, além do samba do Sambstar e da banda TK.

No polo estação Jaboatão Centro, os mais de 10 mil foliões pularam, na segunda-feira (07), atrás dos trios comandados pelas bandas Me Beija e Quebra Ê. Era o Bloco dos Feirantes, que há 20 anos foi criado por um grupo de feirantes que trabalhavam na segunda-feira de Carnaval, e depois do expediente, seguiam pelas ruas de Jaboatão Centro comemorando o Carnaval.

Enquanto isso, no palco principal da estação, a cantora Fabiana fazia a alegria daqueles que não se cansavam a frevar. De acordo com o casal Mário Simão e Adriana Simone, moradores do bairro Padre Roma, Jaboatão está se superando com a programação do Carnaval. “Gostamos muito de Carnaval, todos os anos sempre viemos para acompanhar os blocos, mas queremos parabenizar a programação das estações”, afirmou Mário. “Além disso, os horários também são muitos bons”, completou Adriana.

No polo Prazeres, os munícipes curtiram a festa, na segunda-feira (07), ao som das Bandas Patusco e Forró Pirata Elétrica; e dos cantores Gustavo Lins e Nonô Germano. Para a comerciante Maria Jandira da Silva, a organização e a segurança tem garantido bons lucros. “Sou comerciante há 20 anos, vendo refeições, petiscos e bebidas. Essa é a primeira vez que vejo um Carnaval tão bem organizado. O prefeito Elias está de parabéns”, destacou a comerciante.

Em todas as estações, a prefeitura montou uma estrutura que conta com palco, banheiros e postos móveis de atendimento à saúde. Além disso, a Polícia Militar está presente de forma maciça em todos os polos.

A apresentação de artistas e bandas sempre começa às 16h e segue até à meia-noite. Veja a programação para esta terça-feira, ultimo dia de Carnaval:

Polo Estação Cavaleiro:
Patusco, Grupo Fascinação, Arina Costa, Ed Carlos e Diego Cabral

Polo Estação Curado:
Rogério Rangel, André Travassos e Patusco

Polo Estação Jaboatão Centro:
Maestro Forró, Edilza, Moreninhos NE, Brasil Tropical e Art Popular

Polo Estação Jardim Jordão:
Danda e sua Orquestra, Banda TK e Banda Me Beija

Polo Estação Muribeca:
Fabiana, Barca Maluca e Leto do Cavaco

Polo Estação Prazeres:
João do Morro; Gina e Banda Pinel

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3439

Prazeres com grande atrações no Carnaval

Na quarta-feira de cinzas ainda terá 58 agremiações


Em Prazeres, os moradores se surpreenderam com as atrações. A primeira noite contou com show da simpática Arina Costa, com repertorio bem eclético, trazendo muita alegria aos foliões. Um dos momentos mais esperados pelo publico já veio em seguida, o grupo carioca Fundo de Quintal. Com mais de 30 anos de carreira, o grupo apresentou grandes sucessos da banda, com o publico formando um coral, com todo mundo cantando as músicas. Para finalizar a primeira noite em grande estilo, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. “Estou feliz porque vim ver o show de Fundo de Quintal e acabei vendo também o Maestro Forró. Nunca imaginei uma atração como essa, no nosso bairro" declarou Gisele Alves.

Para o gerente da Regional 05 – Prazeres, Manoel Chaves, este é um novo momento para o carnaval jaboatanense. “Depois do sucesso da semana pré, gerou-se uma grande expectativa. Mas essa expectativa aqui em Prazeres correspondeu e tenho certeza que vamos vivenciar um grande carnaval”, declarou. Manoel ainda informou que 58 agremiações irão desfilar nas ruas até a quarta-feira de cinzas, além das atrações durante as noites, no polo Estação Prazeres, localizado na Rua Santo Elias.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3437