terça-feira, 31 de maio de 2011

Paraíba: FAC admite que leite de PE foi distribuído de forma irregular no estado



A edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (28) traz publicado um relatório da comissão de sindicância da Fundação de Ação Comunitária (FAC). No documento o órgão, que faz parte da administração indireta do Estado, admite que foi distribuído de forma irregular leite do Governo de Pernambuco no programa social “Leite da Paraíba. A distribuição aconteceu na cidade de Itapororoca.


O relatório responsabiliza a empresa (Indústria e Comércio Laticínio Botija Ltda) que distribui o leite pela falha e determina a redução de 10% sobre o valor que será pago a mesma neste mês de maio. A homologação da decisão por parte da presidente da FAC, Denise Albuquerque, também foi publicada nesta sábado no Diário Oficial.

O documento diz que a FAC decidiu abrir investigação após a veiculação de denúncias na imprensa. O relatório afirma também que a empresa teve o direito de se defender, mas na análise das provas foi comprovada a irregularidade.

O órgão também deixa claro que de acordo com o contrato firmado entre o Governo e a empresa ela é obrigada a fornecer o leite em embalagem padronizada pelo programa.

No início desta semana a secretária de Desenvolvimento Humano do Estado (pasta a qual a FAC é ligada), Aparecida Ramos, chegou a dizer que a irregularidade não existia. Na ocasião ela disse que as denúncias não tinham fundamento.

Fonte Teixeira .1

Caminhada em Jaboatão marca Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual

A ação começa às 8h, com concentração na Livraria Mec, na rua Santo Elias, terminando na sede da Prefeitura


Fortalecer a rede de garantias de direitos para infância e adolescência e integrar as ações de enfretamento à violência sexual em Jaboatão dos Guararapes, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizará uma grande mobilização na quarta-feira (18). A ação começa às 8h, com concentração na Livraria Mec, na rua Santo Elias, terminando na sede da Prefeitura.

Muitos perguntam o porquê da escolha do dia 18 de maio. É que nessa data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de 8 anos de idade, que teve todos os seus direito violados. O delito, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

“A caminhada é alusiva ao dia 18 de maio (Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) e tem o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade jaboatonense para o enfrentamento, além de implementar ações integradas entre as secretarias municipais e os demais parceiros no combate à violência sexual contra os menores”, explica coordenadora do evento, Susana Paulino.

O evento também contará com trio elétrico, distribuição de panfletos e faixas, e promoverá a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participarão da caminhada os membros do Comitê, conselheiros estaduais e municipais do Direito da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares, gestores municipais e estaduais, além da sociedade em geral.

Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes existem o Disque-Denúncia Nacional (100).

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3717

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Elias visita obras em Vila dos Palmares

 Foto: Rose Albuquerque


Além da drenagem e pavimentação da Avenida Nilton Carneiro Filho, a Prefeitura está fazendo as calçadas


A principal rua que liga a Comunidade de Vila dos Palmares às outras vias do Bairro de Muribeca dos Guararapes sempre foi motivo de dor de cabeça para os moradores locais. É que a Avenida Milton Carneiro Filho não era asfaltada. E para ter pegar um ônibus, ir à escola ou ir à Unidade de Saúde era preciso desviar de lamas e buracos.

“Agora é outra coisa! Até o comércio melhorou”, comemora o senhor Alexandre Ferreira da Costa, 37, comerciante e morador da comunidade há 12 anos. “Posso levar e trazer meus filhos da escola sem nenhum problema”, completou a dona de casa Mônica Fabiana, 36, mãe de três crianças.

Esses foram os depoimentos que o prefeito Elias Gomes ouviu, nesta sexta-feira (27/05), durante a visita que fez na comunidade. “Quando cheguei aqui, em 2008, era um barro só. Firmamos o compromisso de mudar essa realidade e agora é muito bom ver as pessoas contentes com essas obras”, afirmou.

Além da drenagem e pavimentação da avenida, a Prefeitura está fazendo as calçadas. De acordo com o gerente de Obras, da Secretaria de Obras de Jaboatão, Aguinaldo Moraes, o serviço depende do fim das chuvas para ser concluído. “A avenida tem uma extensão de um quilômetro. Fizemos 70% do planejado, paramos por conta das chuvas, mas esperamos que, em até 60 dias, toda a obra esteja terminada”, explicou. O investimento total é de aproximadamente R$ 800 mil.

PROGRAMA

Durante a visita à Comunidade Vila dos Palmares, o prefeito Elias Gomes aproveitou para conhecer o Projovem Adolescente. São 15 adolescentes que participam de aulas e oficinas de esporte e artes, no Centro Social Vila dos Palmares.

De acordo com a orientadora social Suzana Kelly, para participar do programa, o adolescente, que deve ter entre 15 e 17 anos, tem que comprovar que está estudando. As aulas são em horários opostos ao horário escolar. “Eles se envolvem com as oficinas. Trabalhamos temas relacionados à saúde, meio-ambiente e juventude. E isso os envolve ”, explicou.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3714

Procon-JG alerta a população sobre falsos fiscais

Orgão vai intensificar trabalho para coibir a ação da prática ilegal


O Procon de Jaboatão dos Guararapes faz um alerta sobre a ação criminosa de pessoas que estão se apresentando a comerciantes como fiscais do órgão de defesa do consumidor do município. O alerta é baseado em denúncias de pessoas que teriam sido lesadas pelos falsos fiscais.

“A informação que chegou é que essas pessoas chegam aos locais, se dizem da nossa equipe de fiscalização e pedem propina aos comerciantes para que não sejam multados”, ressalta o superintendente do Procon-JG, Altamiro Fontes.

De acordo com Fontes, o Procon-JG fará um trabalho especial em toda a cidade para alertar todos os segmentos comerciais e prestadores de serviços sobre esta prática ilegal. “Iremos acionar todo o município sobre estes casos. Peço que as pessoas denunciem se notarem qualquer coisa errada, solicitando a atividade policial para que as providências sejam tomadas”, diz.

Altamiro Fontes esclarece que todo fiscal do Procon-JG atua devidamente fardado com um colete e possui crachá com o registro de matrícula. “Os funcionários possuem informações oficiais da Prefeitura e da Superintendência. No caso de haver alguma dúvida é recomendável entrar em contato com o órgão através do número 0800.281.6970”, orienta o superintendente.

Foi o que fez a Celpe na última quinta-feira (26), ao desconfiar de um falso acordo apresentado à companhia por duas pessoas. “A Celpe achou estranho e entrou em contato conosco para saber se o documento procedia do nosso órgão. Eles obtiveram não como resposta e as pessoas desapareceram deixando a cópia de uma ata no local”, conta Altamiro. Segundo Fontes, estes são delitos tipificados no código penal como crime de estelionato. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3715

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jaboatão abre o I Encontro Metropolitano de Controle Interno

 Foto: Marcelo Ferreira

O evento segue até a próxima sexta-feira (27/05)


“Este evento tem um significado diferenciado visto que Jaboatão teve um passado de ausência e hoje possui um presente de restauração”, estas foram as primeiras palavras do prefeito Elias Gomes durante a cerimônia de abertura do I Encontro Metropolitano de Controle Interno, nesta quinta-feira (26/05), no hotel Golden Beach. A conferência, idealizada pelo controlador geral do município e também vice, Edir Pinto Peres, contou com as presenças de representantes dos Tribunais de Conta do Estado e da União, e mais 14 prefeituras e câmaras municipais da região metropolitana.

O prefeito lembra que antes da orientação e exigência do Tribunal de Contas do Estado, a gestão se antecipou com a implantação da lei complementar 005/2009 que instituiu a Controladoria Geral em Jaboatão dos Guararapes. “Espero que com a iniciativa de hoje possamos refletir sobre o acompanhamento do controle interno, reduzindo as chances de erros para que amanhã não precisemos responder por falhas”, destacou Gomes.

Após os pronunciamentos, foram ministradas palestras sobre controle externo e interno, licitações e contratos. O encontro segue até a próxima sexta-feira (27/05), com diversos painéis temáticos. Ao final dos trabalhos, será feita a proposta para a criação de um Fórum Metropolitano de Controle Interno, já com a escolha do coordenador do órgão e definição de datas para o próximo encontro.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3712

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coletivo de Muribeca conta os dias para festa de São João


Foto: Tiago Brito


Os jovens estão produzindo decorações e adereços juninos para a festa com objetos recicláveis


Valorização cultural e sustentabilidade. Estas são as palavras que podem resumir o principal objetivo da festa de São João do Projovem Adolescente da Regional Muribeca, que será realizado no próximo mês. Contando os dias para o festejo, o coletivo de Jardim Muribeca está produzindo artigos decorativos e adereços juninos, com materiais reaproveitáveis, tais como papelão e pedaços de pano.

“O encontro vai além de uma confraternização. É um despertar para que o jovem perceba a importância da reciclagem e, por meio disso, levar essa lição para dentro de casa”, expressa a orientadora social, Maria das Dores.

Com as mãos ocupadas e o olhar concentrado, Jean Carlos, 15 anos, conta que mesmo sendo a primeira vez que faz atividade de reaproveitamento de objetos, é um momento de descobertas. “A gente pode transformar materiais simples em objetos úteis para o dia a dia”, explicou Jean, enquanto cortava pedaços de pano.

Se, para ele, a atividade foi uma descoberta, para Tatiana Maria de Lima, 16 anos, foi de aprendizagem. “Mesmo nos preparativos para nossa festa, também estou aprendendo. Com uma agulha, linhas e panos, posso fazer uma chita (prendedor de cabelo) que, por sinal, está ficando muito bonita”, disse Tatiana, sorrindo.

Maria das Dores também ressalta que as ações do programa visam estimular o potencial dos jovens, sendo chamados, segundo ela, de “construtores dos saberes”. “É através da arte que são trabalhados os lados sociais e criativos, além de orientá-los sobre a preservação do meio ambiente e da cultura”, pontua.

A festa junina do Projovem adolescente de Muribeca será realizada no dia 17 de junho, no Núcleo do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) de Marcos Freire. Durante o evento, serão realizadas apresentações de quadrilhas e culturais e serão oferecidas comidas típicas.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3710

Jaboatão promove mutirão para emitir documentação de desabrigados da chuva

A ação atenderá a todos os desabrigados


As chuvas recentes que registraram a maior precipitação pluviométrica dos últimos 100 anos passaram, mas algumas famílias perderam tudo e encontram-se em abrigos mantidos pela Prefeitura. Para assegurar a cada cidadão a oportunidade de voltar a ter sua documentação e garantir o acesso a serviços somente possíveis com os documentos, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, através do Balcão da Cidadania, promove um grande mutirão nos abrigos do município para emissão de Carteira do Trabalho, Identidade e Certidão de Nascimento.

A ação começa nesta quinta-feira (25/05), das 8h às 13h, no Colégio Piaget, em Jaboatão Centro, para as comunidades de Moenda de Bronze e Vila Rica.

Veja a agenda completa dos mutirões:

26/05- Regional I

8h00 às 13h00
Local: Colégio Piaget
Comunidades: Moenda de Bronze e Vila Rica

06/06-Regional II

8h00 às 13h00
Local: Associação de Vila das Aeromoças
Comunidades: Vila das Aeromoças


30/05-Regional IV

8h 00 às 13h 00
Local: Centro Educacional Infantil
Comunidades: Brasil Novo, Jardim Muribeca, Conjunto Muribeca e Nova Muribeca

01/06-Regional V

8h00 às 13h00
Local: CRAS Barra de Jangada
Comunidades: Toda a área de Rock I e II, Terra Nova, Novo Horizonte e Barra de Jangada


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3711

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jaboatão promove Seminário da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência


O evento está sendo realizado na Igreja Anglicana do Espírito Santo em Piedade


Visando o compromisso com a inclusão e reconhecimento dos direitos sociais dos idosos e das pessoas com deficiências, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove a partir desta terça-feira (24/05) até a próxima quarta-feira (25/05), na Igreja Anglicana de Piedade, o Seminário da Pessoa Com Deficiência e da Pessoa Idosa.

O seminário tem como objetivo criar condições necessárias para a elaboração e implantação da Política Municipal do Idoso e do Deficiente, além de ser um momento para discutir e garantir ações efetivas na formulação de políticas públicas de atendimento à pessoa idosa e assegurar a Convenção da Pessoa com Deficiência, que promove a integração social e o exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas acometidas por limitações físico-motora, mental, visual, auditivas ou múltiplas.

No evento, o prefeito Elias Gomes assinou o documento n° 66/2011 onde institui o Comitê intergestor Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e prevê a ampliação para deficientes e idosos da participação no mercado de trabalho, a garantia à acessibilidade nas ruas, nas escolas e seus entornos, garantia de transporte acessível e ampliação da participação nos programas sociais.

Com isso, segundo o prefeito, Jaboatão caminha a passos largos para se tornar um marco na implantação de uma política pública voltada para esses dois segmentos. “Tivemos a preocupação de criar a Secretaria Municipal de Atenção aos Idosos e Pessoas com Deficiências, que vai cuidar exclusivamente deles. Assim, Jaboatão será, em Pernambuco, quiçá no Brasil, pioneira e uma referência na garantia dos direitos e acessibilidades,” afirma Gomes.

A secretária Socorro Araújo disse que o idoso e o deficiente são sinônimo de amor e que carregam em suas trajetórias de vida muita luta e dedicação. “Esse evento simboliza a luta e o compromisso do poder público em melhorar as condições de vida dos nossos idosos. Juntos, vamos fortalecer a rede de proteção social”, enfatizou.

Para o deficiente visual José Augusto de Barros, 56 anos, debater políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos é bastante importante . “É uma iniciativa que a gente nunca viu aqui em Jaboatão. Fico muito satisfeito com essa preocupação que a gestão está tendo conosco, deficientes. Eu realmente almejo que tudo que for colocado no papel, hoje, neste lugar, seja posto em prática”, declarou José Augusto, que é um dos fundadores da Associação Pernambucana de Cegos.

A presidente do grupo da Terceira Idade, Sonho Meu, Maria Felizmina Rodrigues, de 72 anos, analisou de forma positiva o resultado do encontro. “Ver esse auditório cheio de pessoas interessadas na causa e que certamente se tornarão multiplicadores, é uma grande alegria”, concluiu.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3704

I Encontro Metropolitano de Controle Interno é sediado em Jaboatão



O objetivo é a troca de experiências entre os órgãos de controladoria


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove, nos dias (26 e 27/05) o I Encontro Metropolitano de Controle Interno. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira, às 9h, e será realizada pelo prefeito Elias Gomes, no hotel Golden Beach, bairro de Piedade. Participam da conferência o controlador do município e também vice-prefeito, Edir Pinto Peres, representantes dos Tribunais de Contas do Estado e União, além de 14 prefeituras e câmaras municipais da região metropolitana.

No encontro, haverá palestras sobre controle externo e interno, licitações, contratos e serão trabalhados painéis temáticos com os participantes. “O objetivo é trocar experiências visando o debate entre os órgãos de controle interno”, destacou Peres. O controlador do município ressalta que ao final do encontro será feita a proposta para a criação de um Fórum Metropolitano de Controle Interno, já com a escolha do coordenador do órgão e definição de datas para o próximo encontro.

Edir Peres explica que apesar do controle interno ser um tema novo, ele existe desde a constituição de 1988. “O assunto passou a ficar em evidência quando houve a obrigatoriedade estabelecida pelo Tribunal de Contas Estado, em 30 de junho de 2009, para a criação do órgão de controle interno para todos os municípios”, conta. Nós nos antecipamos com a lei complementar 005/2009 e foi instituída a Controladoria Geral em Jaboatão dos Guararapes” relata Peres.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3703

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira


O Ministério da Educação vai abrir às 10h desta segunda-feira (23) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições poderão ser feitas no site do Enem até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, espera um total de 6 milhões de inscritos nesta edição do exame. O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.

Inscrição
As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35.

No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que eclarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também será usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico do Enem.


Teixeira1
Com G1

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mapa do Brasil pode deixar de ter 26 Estados e passar a ter 33


Congresso discute propostas de mudança e a mais avançada é a que divide o Pará em três

Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de um plebiscito para a população do Pará decidir se concorda com a criação de dois novos Estados: o do Carajás e o do Tapajós. Mas a mudança no mapa do Brasil não para por aí. O Congresso tem propostas para criar 11 unidades da federação, entre Estados e territórios. E, se forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.
A região Norte sofreria a maior mudança em sua geografia porque, além do desmembramento do Pará, abrigaria os quatro territórios: Rio Negro, Solimões, Juruá e Oiapoque. No Nordeste, são três ideias: o Estado do Maranhão do Sul, o da Gurgueia (desmembramento do Piauí) e o do Rio São Francisco (separação de parte da Bahia). Já no Centro-Oeste, o movimento se concentra no Estado do Mato Grosso, onde podem surgir duas novas divisões: Mato Grosso do Norte e Araguaia.
Os movimentos de separação já têm mais de 20 anos, explica o geógrafo Gilberto Rocha, da UFPA (Universidade Federal do Pará). Durante as discussões para elaboração da Constituição de 1988, regiões manifestaram interesse em se tornarem independentes. Uma delas é o atual Tocantins, que pertencia à Goiás.
- Naquele contexto, emergiram várias propostas de divisão do território nacional. Praticamente em todas as regiões surgiram movimentos com essa perspectiva. Isso, em parte, pode ser explicado em função de que a matéria foi colocada em segundo plano durante todo o regime militar.
O pesquisador lembra que houve algumas modificações durante a ditadura, como a criação do Estado do Mato Grosso do Sul e a unificação do Rio de Janeiro, mas elas não foram tratadas em nível nacional.
Segundo Rocha, durante o regime militar houve uma modificação substancial no povoamento e nas formas de uso do território brasileiro, com o processo de modernização do país. Surgiram novas fronteiras de povoamento, novas cidades e também novos pólos de poder. Muitas dessas fronteiras, principalmente na região Norte, foram estimuladas pelo governo. O geógrafo diz que, só no Pará, surgiram mais de 70 cidades naquele período.
- Na parte oeste da Amazônia Ocidental, onde os processos [de povoamento] não foram intensos, há propostas de criação de novas estruturas político-administrativas, os territórios, que vêm de cima para baixo e não de reivindicações locais.





Os territórios federais deixam de fazer parte de um único Estado para integrar a União. De acordo com a Constituição, as contas passam a ser submetidas ao Congresso Nacional e, caso o território tenha mais de 100 mil habitantes, um governador pode ser nomeado (sem realização de eleições). Segundo o geógrafo, a criação dos territórios está muito relacionada à proteção de fronteiras.
O deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), autor do projeto sobre o Território Federal do Oiapoque, diz que, na época em que ele foi apresentado, em 2001, a região vivia uma “situação de abandono” e precisava de mais investimentos para desenvolvimento e proteção da fronteiras do país. O deputado admite, no entanto, que a proposta está parada e perdeu a força, porque a região passou a receber mais recursos, inclusive do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
- O governo [federal] não tem a intenção de criar novos territórios. Não é um assunto que esteja na pauta da Câmara ou do governo.
Novos Estados
O geógrafo Gilberto Rocha explica que os movimentos de criação de novos Estados estão ligados a grupos emergentes, que reivindicam o controle desses territórios.
- No Pará, há mobilização de poderes locais que emergiram nos últimos 30 anos. São populações que emigraram do Brasil inteiro.
Ele ressalta que não é possível dizer que os movimentos sejam apenas da elite e que não haja interesse da população e o desejo de autodeterminação.
O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), um dos principais articuladores para criação do Estado do Carajás, afirma que há mais de 20 anos, a região “sonha com o desenvolvimento”. Segundo ele, apesar dos investimentos do setor privado ali, o Estado é ausente.
- Não há bom governador que dê conta de um Estado desse tamanho. [...] O Pará não tem capacidade de gestão daquela região. Há a ausência absoluta de Estado.
Para ele, o atual crescimento do Tocantins, que era conhecido como um “corredor de miséria”, estimula a população de parte do Pará a pedir a emancipação.
- A classe política é uma classe, aqui no Brasil e no mundo todo, muito desacreditada. Há esse preconceito, quando você fala em criar um novo Estado, que é oportunismo e forma de fazer farra com o dinheiro público. Mas há gente decente na classe política.
Segundo o deputado, o novo Estado não vai precisar de “nenhum centavo da União”, porque os recursos que já vão para o Pará seriam repartidos e, além disso, arrecadação do Carajás seria suficiente para mantê-lo. A mineradora Vale é citada como uma das grandes investidoras na região.
Para Ribamar Alves (PSB-MA), que defende a criação do Maranhão do Sul, a distância da capital a determinadas regiões do Estado dificulta a gestão.
- São Luís fica em uma ilha isolada, muito distante do sul. As ações públicas têm dificuldade de chegar na outra ponta.
O deputado federal também diz que o novo Estado não sairia caro para a União. Para ele, os altos custos são “exagero da imprensa”.
Para o professor Gilberto Rocha, o tamanho em si de um Estado não é uma justificativa para desmembrá-lo. Em geral, há carência de infraestrutura para permitir melhor comunicação e integração regional. Com essas melhorias, segundo ele, seria possível pensar uma gestão descentralizada, que desse mais autonomia a diversas regiões.
- O mundo caminha para a integração e não necessariamente para o afastamento.

Fonte: R7

Espetáculo Infantil A Poção Encantada



Novo espetáculo Infantil A Poção Encantada, que em setembro estará realizando Projeto Escola no Teatro Boa da Vista, Rua Dom Bosco- Recife.

As Escolas que queiram levar seus alunos, entrar em contato com J Anndrade(8887-4171).

Jaboatão vai receber incentivos na área esportiva


Foto: Jorge Lemos

Direto de Brasília

A cidade de Jaboatão dos Guararapes vai receber programas importantes do governo federal na área de esportes. Os detalhes do programa Segundo Tempo e Kits esportivos para as escolas foram acertadas na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília, durante encontro do gerente de Esportes do município , Marcos Sanchez e do gerente de captação de recursos, Marconi Madruga com o secretário de Nacional de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro, o chefe de gabinete da secretaria executiva, Paulo Guilherme e o chefe de gabinete do ministro Orlando Silva, Vicente José de Lima Neto.

O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

“A nossa proposta é que o programa possa atender cerca de 10 mil crianças, além de instalarmos em torno de 100 núcleos divididos em todas as regionais do município”, disse o gerente de Esportes de Jaboatão, Marcos Sanchez. A prefeitura de Jaboatão em parceria com o ministério do Esporte vai entregar em agosto, kits esportivos nas escolas da rede municipal que contém rede esportiva para transporte do material, bolas de diversas modalidades, jogos de dama e xadrez, coletes, bombas e bicos de bombas.

Praças do PAC – Durante o período da tarde, os representantes da prefeitura de Jaboatão participaram da entrega dos manuais de como deverão ser tocadas as obras e o projeto de referência de duas praças que serão construídas em parceria com o Governo Federal, nas comunidades de Marcos Freire e Dois Carneiros.

Os investimentos serão de R$ 1,9 milhão, na praça de Dois Carneiros, que terá cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. Mais de R$ 3 milhões serão investidos na praça de Marcos Freire, que terá Cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vestiários, quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3694

sábado, 21 de maio de 2011

Flávia Alessandra comenta câncer de Marcos Paulo

Atriz conversou com ele e pediu calma e união da família neste momento


A atriz Flávia Alessandra está confiante na recuperação do ex-marido. Foto: Márcio Nunes/Globo


Ex-mulher do ator e diretor Marcos Paulo, Flávia Alessandra comentou o momento difícil pelo qual ele atravessa, com a descoberta, recente, de um câncer no esôfago.

Para quem não se lembra, a atriz foi casada com Paulo por cinco anos - de 1997 a 2002 (eles namoravam desde 1992) - e, durante o relacionamento, tiveram uma filha, Giulia, hoje com 12 anos.
Flávia disse ao R7 estar confiante na recuperação do ex-marido, de 60 anos.

- Fico mais aliviada de o Marcos Paulo ter descoberto a doença no início. Daí ele pode começar o tratamento cedo e vencer a batalha.

Ela conversou com o diretor sobre a doença durante um jantar que ele marcou para dar a notícia.
- Falei com ele que o que mais importa nesta hora é manter a calma e ter a família sempre por perto, unida. É muito importante.

Marcos Paulo, informou em nota, na semana passada, a TV Globo, "não está internado, mas se submete a quimioterapia em um hospital do Rio de Janeiro".

No mesmo comunicado, o ator e diretor declarou não ter abandonado a rotina:

- Tenho me cuidado muito e mantido meu ritmo normal de trabalho. Estou bastante animado com a estreia próxima do meu primeiro trabalho como diretor de cinema [referindo-se ao filme Assalto ao Banco Central, que tem previsão de estreia para o dia 22 de julho].

Em entrevista à revista Contigo! desta semana, Paulo disse "estar confiante e levando uma vida normal, sem nenhuma ocorrência".

O tratamento de radioterapia e de quimioterapia terá a duração de cinco semanas.

Já Flávia Alessandra está na novela Morde & Assopra como a agora ex-androide Naomi, já que a robô não deu certo e virou humana mesmo para alavancar a audiência da trama de Walcyr Carrasco na Globo.

Escolas municipais recebem computador

 Foto: Valter Andrade


Os computadores já contam com internet e serão utilizados nas secretarias das escolas


As escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão agora contam com mais um instrumento para melhorar o serviço oferecidos aos estudantes. É que a Prefeitura do município entregou, na manhã desta sexta-feira (20/05), computadores completos nas secretarias das escolas. Ao todo foram 120 máquinas.

Segundo o gerente administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, as escolas já contam com um netbook, que são utilizados pelos gestores, e agora vão contar com mais um computador que ficará à disposição da secretaria da escola. “Acreditamos que com mais esse equipamento haverá maior capacidade de armazenamento de informações nas escolas e diminuirá a distância entre a gestão e a unidade de ensino”, disse Amorim. Ele ressaltou que todas as escolas já contam com internet banda larga o que facilita ainda mais o contato entre a escolas e a Secretaria.

Francisco Amorim ainda informou que o município está prestes a dar mais um passo na informatização do sistema de ensino. “Na próxima semana entregaremos a todos os professores da rede de ensino notebooks para que eles possam ter mais essa ferramenta para a melhoria do ensino”, disse.

Para Vanessa Samara, gestora da Escola Natividade Saldanha, em Cajueiro Seco, a iniciativa é importante. "É excelente esta iniciativa porque viabiliza bastante o nosso trabalho, torna ele modernizado. Antigamente demorávamos muito para arquivar os assuntos pedagógicos e administrativos. Tudo que tem a ver com organização ajuda a escola", explica sorridente.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3697

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Jaboatão

Além dos locais de vacinação, as equipes de saúde farão visitas nos domicílios para atingir a meta


A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes prorrogou, mais uma vez, o fim da vacinação contra a gripe comum e a gripe H1N1, até o dia 27/05. De acordo com a Secretaria, até o momento, apenas 63,59% do público alvo (crianças de 6 meses a 2 anos de idade, grávidas em qualquer fase de gestação, pessoas a partir de 60 anos de idade e profissionais de saúde) foi imunizado. A meta é 80%.

“Os números indicam que desse público alvo, as gestantes são as que menos estão aderindo a campanha, e não entendemos o porquê disso. Pedimos às gestantes que se dirijam à Unidade de Saúde mais próxima, pois não há nenhuma contra indicação, pelo contrário, não apenas ela ficará imune aos vírus, como também o bebê”, explicou a coordenadora municipal do Programa de Imunização, Flávia Silvestre.

Além dos locais que já atendem ao público, a Coordenação Municipal do Programa de Imunização vai intensificar a campanha com o porta-porta. “Nossas equipes farão visitas nas casas das pessoas para a aplicação da vacina. Contamos com a colaboração de todos”, solicitou Silvestre.

Fique atento aos locais e horários de atendimento:

- Unidades de Saúde, Policlínicas e o Hospital e Policlínica Jaboatão/Prazeres – segunda a sexta (das 8h às 16h);

- Postos Volantes (Atacadão e Hiper do Shopping Guararapes) – segunda a sexta (das 8h às 16h);

- Na sede da Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, que fica na Avenida Barreto de Menezes / Prazeres (em frente a sede da Prefeitura) - segunda a sexta (das 8h às 17h).

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3698

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jacaré é resgatado vivo em Jaboatão

  Foto: Valter Andrade


O animal foi encontrado em um tonel no quintal de uma igreja evangélica


Os moradores da comunidade de Alto do Cristo, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, se surpreenderam, na manhã desta quarta-feira (18/05), com uma cena nada comum. Um jacaré, de aproximadamente um metro de comprimento foi encontrado dentro de um tonel, usado como reservatório de água, no quintal de uma igreja evangélica.

Segundo Aldo Bezerra, agente da Guarda Municipal do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), um morador ligou para o grupamento falando sobre o caso. “Encontramos grande dificuldade porque o animal estava muito agressivo e dentro da água ele ganha mais agilidade, no entanto, conseguimos retirá-lo com segurança”, disse.

Shirley Barreto, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Executiva de Meio Ambiente de Jaboatão, informou que o animal será encaminhado para o Horto de Dois Irmãos para que lá, receba os tratamentos adequados.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3691

Secretaria da Mulher realiza Selo Entidade Amiga da Mulher

O principal objetivo do selo é fortalecer a atuação das entidades no campo da defesa dos direitos da mulher


Termina, nesta sexta-feira (20), a capacitação do Selo Entidade Amiga da Mulher, um evento realizado pela Secretaria Executiva da Mulher, no Hotel Barramares, desde o último dia 16. O selo é uma certificação concedida a entidades que têm o compromisso de promover a garantia dos direitos da mulher através de ações de mobilização comunitária e o repasse qualificado de informações.

O principal objetivo do selo é fortalecer a atuação das entidades no campo da defesa dos direitos da mulher; fomentar a mobilização social dirigida à prática do combate a violência contra a mulher; articular a parceria com as demais secretarias e contribuir para que em cada Regional existam entidades capacitadas nas questões de gênero, raça, direitos sociais e reprodutivos.

O evento está sendo realizado no Hotel Barramares nos seguintes horários:

Dias: 18 a 20, das 8h30 às 17h30

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3692

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sem casa ou carro, Müller admite que jogou 20 anos de carreira fora

Em entrevista ao jornal Marca Brasil, ex-jogador conta que vive de favor na casa de um amigo, mas garante estar pronto para recomeçar



Müller em uma de suas tentativas como treinador (Foto: Divulgação)

Após 20 anos de uma bem-sucedida carreira no futebol, Müller admitiu, em entrevista ao jornal “Marca”, que, sem carro ou plano de saúde, tenta encontrar forças para recomeçar do zero. Hoje, o bicampeão mundial pelo São Paulo (92 e 93) e campeão da Copa de 1994 com a Seleção Brasileira vive de favor na casa do ex-lateral Pavão por ter perdido todo o dinheiro que ganhou com mulheres e “outras besteiras”, como ele mesmo definiu.

- Sempre tive o futebol como meio de sobrevivência. E é assim até hoje. Mas não estou passando fome. Errei muito na vida. Tive bons momentos financeiros, mas errei. Fiz muita bobagem. Gastei tudo com besteira, com mulheres, carros, etc. Mas graças a Deus nunca usei drogas, nunca fumei nem mesmo um cigarro. Gastei com vaidades pessoais. Gastei dinheiro com amigos de ocasião. Por eu ser uma pessoa generosa, muita gente se aproveitou mesmo de mim. Perdi tudo que consegui no futebol. Joguei fora o que construí ao longo de 20 anos. Tenho caráter e isso não tem preço. É por isso que admito estar passando por isso - confessou o ex-jogador.

Após tentar a sorte como comentarista e treinador, Müller teve até de repassar a igreja onde era pastor. No entanto, aos 45 anos, garante que está pronto para começar de novo e revelou que recebeu convite para comentar o Campeonato Brasileiro por uma grande emissora de rádio.

- Estou cheio de saúde e pronto para recomeçar. Acertei hoje com uma grande rádio para comentar o Brasileiro. Tenho vigor para recomeçar do nada. Estou muito feliz com o convite que recebi hoje para trabalhar. Era um objetivo voltar a ser comentarista - disse.

Apesar das dificuldades, Müller garante que vive uma vida digna, assim como sua família. O ex-jogador diz que não sente falta do futebol e fez questão de fazer um alerta para os jovens que tendem a sucumbir ao deslumbramento após ganharem muito dinheiro no mundo da bola.

- Posso dizer que eu não sou exemplo para ninguém. O futebol me proporcionou tantas coisas boas que não posso me queixar de nada. Tenho um nome e fiz uma história. Não tenho saudade do futebol, nem da vida de rico que levei. Só tenho boas lembranças e isso é suficiente. Curti o que tinha que curtir. Agora, acabou. Espero que os jovens que estão começando não repitam meu erro. O que eu quero agora é que Deus me dê força para recomeçar do zero. E ele está dando - afirmou.

globoesporte.com

Jaboatão realiza ação para melhorar o tráfego na Curva do S



O objetivo é dar um ordenamento ao veículos que circulam pelo local


A Secretaria de Serviços Urbanos executou, nesta terça-feira (17/05), uma operação de trânsito nas imediações da Curva do S, bairro de Piedade. Foram implantados tachões (sinalizadores feitos a base de resina) na pista para os condutores que vem das avenidas Bernardo Vieira de Melo e Presidente Kennedy. O objetivo é auxiliar no direcionamento de veículos da localidade, dando mais fluidez ao tráfego.

A gerente de Transporte, Lúcia Recena, explicou que a curva recebe um fluxo muito intenso e a ação vem ordenar todo este processo. “A medida é definitiva, depois que elaboramos o projeto colocamos cones no local e constatamos que a iniciativa dava certo porque os engarrafamentos começaram a diminuir. Então decidimos trocar os cones pelos tachões”, destacou Recena. Um equipe técnica de dez profissionais estão envolvidos nos trabalhos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3687

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura começa demolição de casas para revestimento do Canal da Garapeira


Foto: Felipe Leite

O imóvel demolido ficava no caminho natural do canal o que causava alagamentos


Na tarde desta segunda-feira (16/05) o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, acompanhou de perto a demolição de mais um imóvel construído sobre canais do município. Desta vez a ação aconteceu no bairro de Guararapes. A casa foi construída no meio do percurso que o canal da Garapeira faz, o que tem causado alagamentos, pois atrapalha o caminho natural das águas. Com a retirada do imóvel o canal poderá correr livre e com isso reduzir o risco de alagamentos.

A ação desta tarde faz parte de um conjunto de ações, como limpeza, retirada de entulhos, que marcam o início das obras de revestimento do canal da Garapeira. Para o prefeito, quando pronta, a obra irá acabar com o problema do alagamento nas comunidades cortadas pelo canal.

Para o gestor, Elias Gomes, as demolições são importantes, pois facilitam o escoamento da água e evitam alagamentos. “Vamos continuar com essas ações de demolição pontuais e emergenciais em todas as residencias que estiverem atrapalhando o caminho das águas. Pretendemos continuar abrindo o caminho das águas e evitando assim que aconteçam mais alagamentos no município”, disse.

A ação foi recebida com alegria pelos moradores, que acreditam que, com essas ações de limpeza e demolição irão passar um inverno mais tranquilo, já que está sendo aberto o caminho das águas.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3686

terça-feira, 17 de maio de 2011

Jaboatão prepara jovens para atuação em situações adversas


Foto: Valter Andrade

A ação capacitou 35 jovens que integram o Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NU)


Visando preparar jovens para a atuação em momentos de crise, como em locais que servem de abrigos para famílias desabrigadas, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes em conjunto com a Defesa Civil Municipal realizou, no último domingo (15), uma capacitação com 35 jovens que fazem parte do Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC).

A capacitação que aconteceu no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) de Muribeca, foi ministrada por bombeiros e técnicos da Vigilância em Saúde de Jaboatão. Foram aulas práticas e teóricas sobre primeiros socorros; manuseio de alimentos; cuidados com medicamentos; noções sobre doenças que acometem em abrigos, vigilância sanitária, e sobre vacinação em geral, em situações de enchentes e calamidades. Além de estudos sobre os cuidados com animais de estimação em abrigos.

“Nos abrigos, em função da concentração de pessoas, esses cuidados com a saúde são fundamentais. Esses jovens serão multiplicadores e atuarão em momentos de crises, nos abrigos, divulgando e ajudando nas medidas preventivas de saúde”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde, Alexandre Menezes.

Para a estudante Camila Kelly, 16 anos, voluntária há dois anos do NUDEC, as capacitações são sempre enriquecedoras. “Quando entramos no grupo, a Defesa Civil faz capacitações conosco, mas essa sobre saúde foi a primeira vez. Achei maravilhosa, porque em muitos abrigos lidamos com situações que necessitam desse conhecimento”, explicou a estudante.

VOLUNTARIADO

O NUDEC foi criado pela Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes. Jovens são recrutados e capacitados para atuarem como monitores voluntários de percepção de risco. Os voluntários identificam áreas de risco, barreiras e possíveis locais de alagamentos, e acionam a Defesa Civil, que envia técnicos aos locais para uma possível intervenção. Além disso, o órgão entra em contato com os parceiros.

A Secretaria de Saúde do município é uma parceira nas ações da Defesa Civil. Essa foi a primeira vez que os jovens integrantes do NUDEC receberam uma capacitação com o tema específico sobre saúde. “Tentamos associar a teoria à prática para que os jovens aprendam de forma dinâmica e efetiva. Afinal, um dia é pouco tempo, mas pode ser bem proveitoso”, salientou a chefe do Núcleo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária (CIEVS), Ana Samonne.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3685

Defesa civil realiza cadastramento para auxílio moradia

Beneficiados devem comparecer à Regional 03


Como uma de suas principais atividades, a equipe da Defesa Civil dos Curados tem a incumbência de visitar 
a residência dos moradores do bairro no intuito de vistoriar as condições de moradia da população.

Em caso de alagamento, desabamento, rachaduras, entre outros aspectos, a equipe toma as devidas providências para que os moradores sejam encaminhados para o cadastramento do programa Auxílio Moradia e retirados dos locais de risco o mais rápido possível.

Para o cadastramento ser realizado, é necessário que os moradores que receberam a indicação da Defesa Civil se desloquem até a Regional 03, no Curado 02. “É preciso que eles tragam consigo todos os documentos de identificação, sendo eles: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, carteira profissional e registro de nascimento, além de uma foto para concluir o cadastro”, afirmou Silvana Santos, assistente administrativa da Defesa Civil.

Somente no mês de abril foram realizados 36 cadastros. O valor do Auxílio-Moradia é de R$ 150,00 por mês. Os moradores que ainda não foram à Regional e que têm sua residência dada como “situação de risco” devem comparecer o mais rápido possível ao local, no horário das 08h às 17h.

Para maiores dúvidas, o telefone da Regional 03 é o 3255-2412.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3684

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Parteiras de Jaboatão recebem kits


Foto: Valter Andrade

O encontro que se realizou no Hotel Barramares, em Piedade, e teve como tema “O Nascer Por Mãos Negras”


Na tarde desta sexta-feira (13/05), a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes realizou um encontro com as mais de 40 parteiras cadastradas no município para discutir o ofício e para entregar kits que podem auxiliar no trabalho de partejar. Os kits são compostos por tesoura, balança, estetoscópio, caixa de inox, pisseta, recipiente de algodão, máscara cirúrgica, termômetro, clamp umbilical, bacia, fita métrica e outros itens.

Segundo Maria dos Prazeres de Souza, parteira há 50 anos, o público que solicita os trabalhos das parteiras mudou, mas as dificuldades ainda são as mesmas. “Antigamente nós atendíamos mais mulheres pobres. Hoje atendemos mais mulheres de classe média. Mas as dificuldades são as mesmas, como a falta de materiais adequados. Esse kit veio num bom momento, pois vai nos auxiliar na hora do parto”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, entregar esses materiais é uma forma de fortalecer o contato com aquelas mulheres que ajudam, há muito tempo, aos cidadãos jaboatanenses a nascerem em casa, além de contribuir na humanização do parto. “Elas são nossas parceiras. Nosso município passou por muito tempo sem poder contar com uma maternidade. Por meio delas nasceram muitos filhos desta terra. Só temos a agradecer”, lembrou a secretária de Gestão em Saúde, Suely Almeida.

O encontro que se realizou no Hotel Barramares, em Piedade, e teve como tema “O Nascer Por Mãos Negras”. Para a chefe de Núcleo Saúde da Mulher, Samara Brelaz, o dia de Luta contra o racismo é um motivador à reflexão. “Com a institucionalização do parto, a função das parteiras ficou restrita às camadas populares, as quais, em nosso país, é composto prioritariamente por negras e seus descendentes”, explicou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3680

XXII edição dos Jogos Estudantis de Jaboatão começa com grande festa


Foto: Valter Andrade


A abertura foi realizada na quadra da Faculdade Guararapes


A tarde desta sexta-feira (13/05) foi de muita comemoração para os estudantes de Jaboatão. É que foi realizada a abertura da XXII edição dos Jogos Estudantis do município. A festa foi realizada na quadra da Faculdade Guararapes, em Piedade. Ao todo serão mais de dois mil alunos das redes municipal e privada de ensino, que participarão dos 370 jogos, 90 lutas e 300 provas de atletismo. Para a realização do evento o Governo Municipal reestruturou o campo Jeffersson de Freitas e firmou parcerias com a Faculdade Guararapes, Academia Métodos, com o 14º Batalhão de Infantaria Motorizada, Clube das Águias e com as escolas Parque e Sousa Leão de Candeias.


O secretário executivo de Esportes e Lazer, Iron Mendes, ressaltou os agradecimentos às mais de 90 escolas que participarão dos jogos. O secretário ressaltou que o evento é o maior já realizado no município, superando todas as edições.


Para o secretário interino de Desenvolvimento Social, Chico Amorim, essa é uma ação integrada e que proporciona ainda mais oportunidades. “Esse é um momento importante, em que há uma grande integração entre as políticas públicas, educação, esportes, cultura. Jaboatão terá grandes oportunidades com a copa, as olimpíadas e sem dúvidas incentivar o esporte é muito importante”, disse. Amorim ainda ressaltou a necessidade de ocupar o tempo das crianças. “Cada vez que a gente incentiva os esportes, a gente está tirando uma criança da rua, do ócio e das drogas”, reforça.


A secretária executiva de Educação, Edilene Soares, reforça a importância do esporte trabalhar de forma integrada com a educação. “O esporte é também parte integrante da educação. As crianças aprendem na prática do esporte, valores éticos e morais, têm lições de cidadania, aprendem a respeitar as diferenças. Além de ocuparem o restante do dia com uma atividade que as afastará do mundo das drogas e da criminalidade”, disse.


Entre os jovens, os jogos estão sendo recebidos de uma forma muito positiva. “É muito legal ter eventos como este porque incentivam outras crianças a conquistarem prêmios através do esporte”, disse José Hayslan, 14 anos, campeão panamericano, sulamericano, brasileiro e tetra campeão Norte e Nordeste de judô; bicampeão panamericano e tricampeão brasileiro de Jiu – Jitso.


Carlos Antônio Duarte, pai de Hayslan, acredita que eventos como este dão credibilidade ao esporte no município. “O evento está muito organizado. Um evento desse é uma vitrine para o esporte do município. Fica mais fácil de conseguir investimentos, quando o município mostra que trata do esporte de maneira séria e é isto que tem sido feito aqui em Jaboatão”, lembrou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3681

sábado, 14 de maio de 2011

Elias Gomes anuncia medidas para conter inundações


Foto: Valter Andrade


Jaboatão é o primeiro município pernambucano a ter um Plano Diretor de Macrodrenagem. Lagoa Olho D’água será dragada


Depois de um ano e meio de estudos, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou nesta quinta-feira (12) as primeiras medidas para o enfrentamento às inundações, definidas pelo Plano Diretor de Macrodrenagem, o primeiro a ser elaborado por um município em Pernambuco.

Entre as medidas de maior impacto está a dragagem da Lagoa Olho D’água, para onde correm vários canais. Com isso, a capacidade de acumulação de água será ampliada, evitando o transbordamento de canais.

Elias Gomes também anunciou a decisão de regular o nível da lâmina da lagoa, que em momentos de intensas chuvas e aumento da maré provoca refluxo e o consequente transbordamento de canais. Os técnicos discutem apenas a forma de contenção, que poderá ser através da construção de comporta.

Ainda em relação às intervenções na Lagoa Olho D’água, o prefeito Elias Gomes assinou, durante a entrevista coletiva à imprensa, decreto que suspende a liberação de novas construções em um perímetro de 500 metros no entorno da lagoa, medida que será adotada também para as áreas que margeiam o rio Jaboatão em Curcurana e Barra de Jangada.

Já em relação aos canais que vêm provocando inundações principalmente na comunidade de Guararapes, entre a Estrada da Batalha e a BR-101, Elias Gomes assina ordens de serviço no próximo dia 16 para obras nos canais da Garapeira e Rio das Velhas. Outros quatro canais já foram licitados: Aritana, Cajueiro Seco, Nova Divinéia e 4 de Outubro. Jaboatão tem 50 canais que somam 10 km de extensão. Mais 20 deles encontram-se em fase de captação de recursos ou elaboração de projetos.

BARRAGEM DO RIO PEREIRA – O prefeito Elias Gomes alertou, porém, para a necessidade urgente da construção da barragem do Engenho Pereira, no vizinho município de Moreno, já definida pelo governador Eduardo Campos. Explicou que o que provoca as inundações principalmente na área de Muribeca, chamada de Eixo de Integração, e que fica entre Prazeres e Jaboatão Centro, são as chuvas que caem fora do município nas cabeceiras do rio Jaboatão, que nasce em Vitória de Santo Antão.

Os estudos indicam que com a implementação dessas medidas representa a solução para 90% dos problemas decorrentes das chuvas. Ainda segundo os estudos, 43% dos jaboatonenses vivem em áreas sujeitas a enchentes e deslizamentos de barreiras, ou seja, quase metade está exposta aos efeitos das chuvas, o que para o prefeito Elias Gomes, reforça a importância das medidas. As obras de macrodrenagem estão orçadas em R$ 34 milhões. Os recursos são do tesouro municipal e da União.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3675

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jaboatão instala mais uma Agência do Trabalhador

 
A nova unidade está localizada na Regional Muribeca


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem uma novidade para os moradores da Regional Muribeca: a unidade da Agência do Trabalhador já está em funcionamento. Os atendimentos estão sendo prestados na sede da Regional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com a instalação de novas empresas no município, a busca por mão-de-obra tem aumentado. Com essa visão, o governo municipal vem construindo parcerias, com o objetivo de inserir a população no mercado de trabalho.

Cadastro de emprego, expedição da Carteira do Trabalho (CTP) e seguro desemprego são alguns dos novos serviços oferecidos pela Agência. Após a inscrição, as informações do candidato são guardadas em um banco de dados. De acordo com o perfil da empresa, é realizado automaticamente um encaminhamento para concorrer à vaga.

A dona de casa Jackeline Santos de Menezes, que foi uma das primeiras a ser atendida, elogia a iniciativa. “Além de facilitar no deslocamento, é uma forma para que as pessoas se motivem a concorrer a uma vaga. Em nossa localidade existem várias empresas, só faltava esse encaminhamento, que chegou em boa hora”, diz.

Para o gerente regional, Márcio Vitral, a oferta de mais serviço é motivo de comemoração. “Estamos felizes com mais uma conquista. A nossa maior prioridade é satisfazer os anseios dos moradores, fazendo com que o governo se aproxime ainda mais das pessoas”, destaca. No município existem três unidades da Agência do Trabalhador (Candeias, Jaboatão Centro e Muribeca).

Para utilizar os serviços de Cadastro de Emprego o cidadão deve estar munido dos seguintes documentos:

- Carteira de Trabalho (1ª via: identidade e foto. 2ª via: identidade, foto e documento oficial, constando o número da primeira via);

- Identidade
- CPF
- Comprovante de residência);

Para obtenção do Seguro Desemprego são necessários os seguintes documentos:
- Identidade,
- CPF,
- Comprovante de residência,
- Rescisão de contrato,
- Comprovante de pagamento do FGTS e
- Os três últimos contracheques.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3664

terça-feira, 10 de maio de 2011

Jaboatão inicia tratamento contra verminose em alunos de escolas municipais


A ação iniciará nesta terça-feira (10/05) e seguirá um cronograma. A meta é administrar a dose única em 25 mil escolares, até o dia 17 de junho


Com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria Executiva de Educação, o Ministério da Saúde e a Organização Não Governamental Inmed –International Medical Services for Health (Serviços Médicos de Ajuda Internacional), fará um tratamento contra a verminose, a partir desta terça-feira (10/05), em mais de 25 mil crianças das escolas municipais.

A ação que integra o Programa Ação Saudável da ONG Inmed começou a ser desenvolvida em 2010, com coletas para exames de identificação. A previsão, segundo a Coordenação de Promoção à Saúde, é que mais de 25 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sejam atendidos seguindo um cronograma até o dia 17 de junho.

“Além da coleta para exames, nós fizemos um trabalho de sensibilização com os gestores e professores nas escolas. E eles já conversaram com os pais e alunos, aos quais entregamos um termo de autorização para iniciar o tratamento. Apenas as crianças com o termo devidamente assinado é que receberão a dose única contra a helmintíase”, explicou a coordenadora de Promoção à Saúde, Gabriela Murakami.

Nesta terça-feira (10/05), a ação será lançada na Escola Natividade Saldanha, no Bairro Cajueiro Seco, a partir da 10h, com palestras dirigidas aos pais e alunos. No ano passado, a ONG visitou 12 escolas da rede e foi encontrado um alto percentual de infecção de vermes. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que nesses casos seja feito um tratamento coletivo. “Esperamos a participação de todos. Quem vai ganhar é toda a população”, completou Murakami.

PREVENÇÃO

A verminose pode ser contraída através da ingestão de alimentos que não foram devidamente higienizados ou de água contaminada. Após a ingestão dos ovos dos vermes, estes se alojam no intestino causando a desnutrição e a obstrução do intestino, podendo causar até a morte. Alguns sinais são perceptíveis como a anemia, dificuldade de concentração, sonolência, cansaço e dificuldade de crescimento.

Para prevenir é importante lavar bem as mãos, antes das refeições e após a utilização de banheiros; aparar as unhas; evitar colocar as mãos na boca; beber água filtrada ou fervida; andar com calçados; comer em locais limpos e higienizados; e manter a casa limpa (livre de moscas ou outros insetos).

O medicamento que será utilizado nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes será o Albendazol. Ele é contra-indicado apenas para gestantes, mães que estejam amamentando, crianças menores de dois anos e pacientes com hipersensibilidade ao medicamento. “Como o Albendazol é geralmente bem tolerado pelo organismo, seguiremos a recomendação de contra-indicação para os grupos listados, mas administraremos a dose em todos os escolares listados, mesmo os que não fizeram o exame de identificação”, concluiu Murakami.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3662