quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Políticas públicas sobre drogas são debatidas em Jaboatão



Foto:Valter Andrade

O seminário é primeiro de três que serão realizados visando a atualização conceitual e elaboração de estratégias para implantação do Plano municipal Sobre Drogas


Atualmente as drogas figuram entre os problemas que mais geram violência e morte. Visando buscar soluções práticas para o problema, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou uma série seminários sobre drogas. O primeiro está sendo realizado nesta terça-feira (30/08), no Hotel Barramares, em Piedade.

“O município conta hoje com um Plano Municipal Sobre Drogas, que está sendo elaborado em quatro eixos, o do atendimento, da prevenção, da reinserção e da repressão. A gestão está promovendo três seminários para que possamos discutir e planejar todas as estratégias para lançar o plano”, explica Mirtes Cordeiro, secretária de Planejamento e Gestão Estratégica.
Mirtes Cordeiro ainda ressaltou que a parte de prevenção já começou no município. “Estamos buscando o planejamento para integrar as equipes, não só no âmbito municipal, como também na esfera estadual, com ações do Pacto pela Vida”, reforça.

Segundo Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, “O intuito do seminário é promover o nivelamento conceitual dando espaço para o debate sobre drogas. Essa é uma decisão do prefeito Elias Gomes, trabalhar as drogas de forma integrada, com várias secretarias, visando oferecer o melhor para a população”, ressalta.
A palestrante principal foi a Drª Alda Roberta, psicóloga, especialista em família, supervisora da Infraero e do CAPS AD do Cabo de Santo Agostinho e Assessora Técnica do Programa mais Vida.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/08/30/NWS,413562,52,554,JABOATAO,2132-POLITICAS-PUBLICAS-SOBRE-DROGAS-DEBATIDAS-JABOATAO.aspx

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atletas marcam presença na XIII Corrida Rústica em Jaboatão


Foto:Marcelo Ferreira


O percurso foi acompanhado por guardas municipais e policiais militares


Suor e esforço. Essas duas palavras acompanharam na tarde do último domingo (28.08) os 350 atletas que participaram da XIII Corrida Rústica em Jaboatão dos Guararapes. A largada foi em frente a escola Rodolfo Aureliano em Jaboatão Centro. Os atletas foram até o bairro de Dois Carneiros e finalizaram o trajeto no local da saída.

Largaram dois pelotões, no primeiro estavam presentes atletas de elite, que já participam de disputas de outras competições, o segundo pelotão era composto de moradores da localidade e de outras cidades e estados, que estavam ali para participar do evento e tentar alguma premiação.

No local estiveram apoiando o evento alguns ex-corredores profissionais, como Ana Lúcia do Nascimento, que já participou da São Silvestre e foi bi-campeã brasileira. Ela aproveitou a ocasião para levar um grupo de jovens carentes que ela treina informalmente para participar de maratonas, e frisou que eventos como esse são importantes na cidade, pois estimulam cada vez mais a prática do esporte.

O secretário executivo de Esportes, Marcus Sanchez explicou que o intuito da corrida além de promover o esporte na região é conseguir uma visibilidade e apoio maior de patrocinadores. “Queremos que a corrida tenha um reconhecimento nacional, e ano que vem contamos com um apoio maior das empresas”, disse Marcus.

Os vencedores da corrida ganharam além de troféus, medalhas e prêmios em dinheiro de patrocinadores.

Confira abaixo o ranking com o tempo dos cinco primeiro lugares masculinos e femininos:

Masculino:
1º - Edilson Vieira/ 32:55
2º - Jair José/ 32:56
3º - Davi Andrade/ 33:39
4º - Aparecido Aluísio/ 33:46

5º - José Celestino/ 34:07

Feminino:
1º - Mary Emanuela da Costa/ 38:06
2º - Mirela Saturnino/ 39:10
3º - Josefa Moneiro/ 40:24
4º - Maria de Lurdes Ferreira/ 41:17
5º - Sara Liberato/ 43:59

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/29/NWS,413557,52,553,JABOATAO,2132-ATLETAS-MARCAM-PRESENCA-XIII-CORRIDA-RUSTICA-JABOATAO.aspx

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Juventude com vez e voz em Jaboatão


A 2ª Conferência de Juventude de Jaboatão reuniu jovens de todas as Regionais

Alegria, descontração e muito vigor davam para serem sentidos na 2ª Conferência de Juventude de Jaboatão, realizada nos dias 25 e 26 de agosto. Apesar do clima descontraído, os jovens que estavam no local não foram apenas se divertir, mas sim discutir temas de extrema importância para toda juventude jaboatanense. O tema do evento resume bem a proposta “Jovens em ação pela garantia e efetivação dos seus direitos”.

“Esse é um evento importante para nós que somos jovens. Aqui é o espaço em que podemos expor nossas necessidades sabendo que seremos ouvidos e que estas necessidades vão ser respondidas. Essa é uma gestão participativa, diferente das outras. Agora temos vez e voz”, disse animada Pollyana Cavalcanti, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) – Jaboatão.

Na Igreja Anglicana do Espírito Santo, em Piedade, onde foi realizado o evento, os jovens participaram de várias mesas de debate sobre diversos temas. “Nas mesas de discussão eles escolhem o que é prioritário, com uma média de 5 a 10 propostas por grupo. No final eles escolhem as propostas que vão ser colocadas em prática no âmbito municipal, e as outras que serão discutidas nas conferências Estadual e Nacional”, explicou Luciana Tavares, gerente de Juventude e presidente do Conselho Municipal da Juventude.

Luciana ainda explicou como são dados os direcionamentos. “As propostas que forem para o município, nós, enquanto gestores, começaremos a organizar, captar recursos e levantar meios de colocá-las em prática. Escolhemos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual e posteriormente serão escolhidos para a Nacional”, reforçou.

“Eu acho importante ter uma conferência desse porte, pois nos estimula a buscar nossos direitos. A gente está buscando efetivar o que a lei nos garante e aqui em Jaboatão temos encontrado esse espaço. Participei do grupo que discutiu a diversidade e isso é muito importante para criarmos políticas públicas de respeito à diversidade cultural, religiosa, sexual”, disse Digo Diogenes da Silva, estudante.

“Esse é o espaço mais democrático para formular, através das ideias da juventude, as políticas públicas que serão para beneficio de cada um deles. O que foi discutido aqui será utilizado na finalização do Plano Municipal da Juventude, que será de extrema importância”, explicou Eduardo Porto Júnior, secretário Executivo de Juventude. Porto ainda explicou que uma das provas que as conferências funcionam é o Conselho da Juventude, que foi uma reivindicação dos jovens na primeira conferência e hoje é uma realidade.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/28/NWS,413549,52,553,JABOATAO,2132-JUVENTUDE-VEZ-VOZ-JABOATAO.aspx

sábado, 27 de agosto de 2011

Novas instalações da USF são entregues aos moradores do Alto do Reservatório


O Programa Saúde da Família assiste mais de mil famílias da comunidade, que fica em Cavaleiro

Os moradores do Alto do Reservatório, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, têm muito que comemorar. É que a Prefeitura disponibilizou um novo prédio para o funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade. A entrega à população está programada para esta sexta-feira (26), às 18h.

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Suely Almeida, esta unidade funcionava em um prédio alugado que não tinha as instalações adequadas. “Encontramos um espaço mais amplo. Ele também é alugado, mas nele pudemos fazer as adequações necessárias para atender melhor a população”, explicou Suely.

O Programa Saúde da Família (PSF) é composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal. Além disso, a comunidade é assistida por seis equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que asseguram assistência a 100% da população. O Alto do Reservatório tem 1017 famílias e mais de 3500 habitantes. Diariamente são realizados cerca de 70 atendimentos.

O novo imóvel foi adequado com três consultórios médicos; salas para vacina, nebulização, coleta de exames, curativos e esterilização de material básico; recepção; copa;almoxarifado e dois banheiros (um adequado para portadores de necessidades especiais). Além disso, foram realizadas reformas na parte elétrica, hidráulica e pintura. O valor investido na reforma do prédio foi de R$ 106 mil.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/08/26/NWS,413547,52,556,JABOATAO,2132-NOVAS-INSTALACOES-USF-ENTREGUES-MORADORES-ALTO-RESERVATORIO.aspx

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Elias Gomes participa de comemoração alusiva ao dia do Soldado

Foto:Marcelo Ferreira

O prefeito Elias Gomes participou da cerimônia, onde foi entregue a Medalha do Pacificador


A manhã desta quinta-feira (25/08) foi de celebração para os soldados brasileiros. É que nesta data é comemorado em todo o Brasil o dia do Soldado. Em Jaboatão, a comemoração foi realizada no Comando do Exercito, no Curado.

O prefeito Elias Gomes participou da cerimônia, onde foi entregue a Medalha do Pacificador a todos que contribuíram de alguma forma para o crescimento e fortalecimento da instituição militar. Entre os presentes estavam os comandantes do Exercito, da Marinha, da Aeronáutica e da Polícia Militar.

MEDALHA DO PACIFICADOR

A medalha foi criada em 1953, nas comemorações dos 150 anos do Duque de Caxias e em 1955 começou a ser entregue a civis, tanto brasileiros, como estrangeiros e militares que prestaram serviços de grande importância às forças armadas.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2011/08/25/NWS,413536,51,546,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-COMEMORACAO-ALUSIVA-DIA-SOLDADO.aspx

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gestores da Segurança Cidadã recebem orientações para avaliar servidores



Foto:Rose Albuquerque


Nesta quinta-feira (25/08) será a vez dos gestores da Gestão da Receita e do Suporte à Gestão que receberão as orientações


Seguindo o cronograma de capacitação dos gestores que atuam nas diversas secretarias da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria da Fazenda, Gestão e Previdência promove, nesta quarta-feira (24/08), no Hotel Barramares, em Piedade, o 2º Workshop com os gestores que atuam na Segurança Cidadã: guardas, subinspetores e inspetores.

De acordo com a secretária executiva de Administração, Logística e Gestão de Pessoas, Mara Annumciato, o treinamento é fundamental porque o Formulário de Avaliação de Competências será preenchido online. “Nossos técnicos desenvolveram essa ferramenta e aproveitamos estes encontros para simular o preenchimento”, explicou.

A previsão, segundo a secretária, é que, a partir de novembro, a avaliação tenha início. “Estamos esperando que a Lei, que regulamenta a avaliação dos servidores e que está na Câmara de Vereadores, seja aprovada e sancionada até o final de outubro”, contou Mara. “Essa avaliação é importante para a classificação dos servidores no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)”, completou.

Para a secretária executiva de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes, a ferramenta desenvolvida para a avaliação é democrática. “Nesse processo de avaliação, os próprios servidores são os protagonistas, afinal eles são ouvidos e eles também participam do processo de avaliação”, destacou. “Essa iniciativa demonstra que a gestão tem preocupação com o servidor e com a população, pois ambos serão beneficiados”, lembrou Karla.

Após o preenchimento do Formulário de Avaliação de Competências, as informações seguirão para um banco de dados na Gerência de Administração de Pessoas, na Secretaria da Fazenda, Gestão e Previdência de Jaboatão. Serão essas avaliações que indicarão quais servidores serão promovidos. A promoção será publicada em Diário Oficial.

Nesta quinta-feira (25/08) os gestores da Gestão da Receita e do Suporte à Gestão é que receberão as orientações. A Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão é a única que tem PCCV próprio, por isso, os servidores não serão submetidos a essas avaliações.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/fazenda%20-gestao-e-previdencia/2011/08/24/NWS,413533,52,550,JABOATAO,2132-GESTORES-SEGURANCA-CIDADA-RECEBEM-ORIENTACOES-AVALIAR-SERVIDORES.aspx

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Olhar Jaboatão inicia atividades com professores


Foto:Marcelo Ferreira

A partir de setembro, 40 mil alunos da rede municipal de ensino farão exames oftalmológicos e, se necessário, receberão óculos, gratuitamente.


A evasão escolar é um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas. Em Jaboatão, professores e gestores da educação ganharam um grande incentivo para reduzir as taxas no município. É que a Secretaria Executiva de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está executando o Projeto Olhar Jaboatão.

O projeto, que iniciará o atendimento aos alunos das 104 escolas do município, em setembro, está na fase de capacitações dos professores e gestores das unidades escolares. “Nesta segunda e terça-feira (22 e 23/08), estamos com os educadores das Regionais I, III, IV e VI. Nos dias 29 e 30/08 estaremos com os professores das Regionais II, V e VII”, explicou Bruno Hermes, chefe de Núcleo da Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde.

As capacitações, que estão sendo realizadas com a oftalmo-pediatra, Katherine Sales, trazem orientações aos profissionais da educação sobre os sinais e sintomas que indicam possíveis problemas de saúde visual. No primeiro dia, são orientações teóricas e, no segundo dia, os educadores são expostos a situações parecidas com a realidade.

De acordo com a auxiliar de administrativo, Ana Cláudia Gomes Mareiro Lustosa, da Escola Professor Edvardo Bernardino, de Engenho Velho, o projeto deverá contribuir, significativamente, com a redução da evasão escolar. “Trabalhamos com crianças carentes e muitos abandonam a escola por terem problemas de visão”, explicou a auxiliar. “Agora espero que a família também se envolva com o projeto, porque é comum lidarmos com casos em que os próprios pais desconheciam”, lembrou.

O projeto é de âmbito nacional e se chama Olhar Brasil. No entanto, para dar uma cara local, aqui ele está sendo chamado Olhar Jaboatão. “O projeto tem como principal objetivo identificar e corrigir problemas visuais. E para isso, contamos com os professores, que estão diariamente com os alunos e podem fazer a triagem necessária para o atendimento clínico”, afirmou Bruno. “Após os exames, se necessário, serão entregues óculos aos jovens”, completou.

A princípio, serão mais de 40 mil alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). Depois o projeto atenderá às modalidades Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a realização das consultas e entrega de óculos aos alunos, a Secretaria de Saúde de Jaboatão firmou parceria com o Serviço de Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV) e com o Serviço de Olhos de Pernambuco (SEOPE).

O investimento total do projeto está estima do em, cerca de, R$ 500. Como o projeto Olhar Brasil é um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e o Ministério da Saúde, ambos financiarão os recursos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/08/22/NWS,413528,52,556,JABOATAO,2132-PROJETO-OLHAR-JABOATAO-INICIA-ATIVIDADES-PROFESSORES.aspx

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Educação inicia terceira edição do curso Profuncionário


Durante 18 meses os profissionais terão aulas a cada 15 dias para aperfeiçoar suas funções


No último sábado (20/08), no Colégio Souza Leão, em Piedade, 120 profissionais não docentes das escolas municipais participaram da aula de abertura Profuncionário. O curso técnico de formação para os funcionários da educação é semipresencial, com carga horária de 1.260 horas, distribuída em módulos com eixos da formação pedagógica e de formação especifica.

A formação é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco e a Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes. As áreas do curso são: Meio Ambiente e Manutenção de Infraestrutura Escolar, Alimentação Escolar e Secretaria Escolar.

Para a aula inaugural, foi convidada a professora da Universidade Católica de Pernambuco, Inalda Baptista, que apresentou situações comuns ao ambiente escolar e de que forma o educador não docente deve agir, além de realizar uma retrospectiva histórica do município. “As pessoas que trabalham na escola e não são professores, são educadores, também podem orientar as crianças. As unidades de ensino como um todo têm uma função social. A escola garante os conteúdos básicos que constitui uma nação”, disse.

Em seguida as tutoras do curso, Sandra Lira e Vandinaura Corrêa, fizeram uma explanação sobre o curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. No final do curso, os profissionais receberão certificados pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM).

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/22/NWS,413529,52,553,JABOATAO,2132-EDUCACAO-INICIA-TERCEIRA-EDICAO-CURSO-PROFUNCIONARIO.aspx

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Elias Gomes entrega ruas no Curado


Fonte: Marcelo Ferreira


As três ruas inauguradas ligam a comunidade ao posto de saúde que está sendo construído no Curado 2


A noite foi de festa e de muita comemoração para os moradores do Loteamento São Francisco de Assis, no Curado 2. O motivo da grande festa foi a inauguração de três ruas no bairro, a Travessa Francisco Serpa, Nossa Senhora da Conceição e rua das Flores. Ao todo foram investidos cerca de R$ 600 mil para drenar e pavimentar as três ruas, que somadas chegam a 700 metros. As vias levam a comunidade ao posto de saúde, que está sendo construído no local.

Para o prefeito do município, Elias Gomes, o momento é de comemoração e de reafirmar o compromisso com o trabalho. “As dificuldades foram grandes, mas conseguimos fazer muita coisa e temos muito a fazer. Só este ano pretendemos construir sete novas escolas, uma delas será no Curado 1, o que garantirá, junto com as seis compradas e as três concluídas, um total de 98 novas salas de aula”, disse.

Aprovação Popular

Entre os moradores a animação era grande. Na boca de todos uma frase era ouvida “Ninguém nunca fez nada por nós. Vieram muitos dizendo que fariam, mas só esta gestão chegou e fez”, disse Edimir de Lima, 53 anos, morador da comunidade há 20 anos.

“Estou muito satisfeita com as ruas. Foram 32 anos de luta e só agora, com essa gestão, conseguimos o calçamento de nossas ruas. A gente tinha que sair com o sapato na mão pra não sujar tanto e depois lavávamos os pés. Hoje, tá tudo uma maravilha e sem lama”, disse sorridente Beta de Lira, conselheira da Gestão Participativa.

“Temos visto muitas mudanças. Esse, sem dúvidas, é um marco para a nossa comunidade. Estamos satisfeitos com o trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo, acredito que essa gestão continuará fazendo. Nossa comunidade está muito feliz e satisfeita”, disse o pastor Williams, conselheiro religioso da comunidade.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2011/08/21/NWS,413523,52,555,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-ENTREGA-RUAS-CURADO.aspx

sábado, 20 de agosto de 2011

Escola Humberto Barradas é inaugurada em ritmo de samba



Foto:Valter andrade


Elias Gomes destacou que ao final de 2012 serão entregues 25 novas escolas


Sob aplausos da comunidade, queima de fogos de artifício e ao som de uma bateria de escola de samba, a escola municipal Humberto Barradas foi inaugurada pelo prefeito Elias Gomes, nesta quinta-feira (18.08), em Engenho Velho, depois de ter passado por uma ampla reforma. Participaram também desta festa, além de pais e alunos, o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim e a secretária de Obras, Magna Aleixo.

Daniel Rodrigues, que é pai de uma aluna, diz ser bem atuante dentro da instituição de ensino. “Trabalho pelo coletivo e faço reivindicações. Fiz minha parte, a gestão também fez a sua realizando estas melhorias”, destacou. Francisco Amorim ressaltou o investimento que o governo faz na integração de programas educacionais. “Estas ações objetivam claramente a mudança na qualidade de vida. E devemos nos mobilizar para que as crianças não fiquem fora das salas e avancem com o aprendizado”, disse.

O prefeito Elias Gomes definiu como mudança a palavra chave para a conversa que ele teve com a comunidade sobre a inauguração da escola. “Nossa tarefa é fazer esta transformação, restabelecendo a presença do poder público que antes estava no abandono. Temos profissionais comprometidos com a causa”, afirmou. O Prefeito anunciou a compra de mais seis prédios, a construção de mais sete escolas e a entrega de mais três instituições. “Estamos elaborando projetos para mais nove escolas, totalizando o número de 25 até 2012”, contou.

ESCOLA - O prédio, agora já reformado, recebeu intervenções nas redes elétrica e hidráulica, pintura, revestimento de telhados e ampliação de espaços. O valor da obra foi de aproximadamente R$ 500 mil.

A escola conta com 16 salas de aula; salas para professores, secretaria, coordenação e gestão, laboratório de informática e inglês, biblioteca, cozinha e auditório, além de nove banheiros. A instituição funciona com 700 alunos distribuídos nos ensinos Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/19/NWS,413512,52,553,JABOATAO,2132-ESCOLA-HUMBERTO-BARRADAS-INAUGURADA-RITMO-SAMBA.aspx

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Elias Gomes Visita ruas e lança obra em Cavaleiro


Foto:Valter Andrade


O prefeito do município visitou duas ruas e lançou a obra de pavimentação e drenagem em mais uma


A vinda de Elias Gomes a cavaleiro, que ocorreu nesta última quarta-feira (17/08), foi realizada em três atos. As ruas Josefa de Oliveira e Terceira Travessa São José que receberam visitação e a Rua do Sossego que teve o lançamento de sua obra foram agraciadas com a presença do prefeito.


O primeiro lugar visitado foi a Rua Josefa de Oliveira. No local foram realizadas obras de recuperação de esgotos, pavimentação e drenagem para o redirecionamento das águas. Moradora há 45 anos da rua, Ladjane Sabino que foi cumprimentada por Elias, não escondia a alegria. “A rua ficou uma maravilha, agora posso receber visitas, pois os carros podem passar. Antes existiam fossas a céu aberto e o cheiro era insuportável”, afirmou.


Em ritmo frenético, o prefeito seguiu para a Rua Terceira Travessa de São José. No local, que foi beneficiado com obras de pavimentação, drenagem e melhorias de canaletas e esgotos, o prefeito conversou com alguns moradores. “Nós não vivemos mais na lama, o problema com o barro foi sanado. A rua ainda precisa de algumas melhorias, mas estou muito satisfeita com essa enorme melhoria”, contou a cobradora de ônibus Valdecy Dias, 51, moradora da rua desde que nasceu.


A apoteose dessa passagem de Elias Gomes por Cavaleiro aconteceu na Rua do Sossego. Bastante festejado pelos moradores, o prefeito foi cumprimentando um a um, e fez muito sucesso com as crianças. Na rua serão realizadas obras de drenagem e pavimentação, devendo ser entregue até o final de Setembro deste ano.


Um toldo aguardava o prefeito, que fez um discurso forte e prendeu a atenção dos moradores. “Não tem sido uma coisa fácil organizar Jaboatão. O trabalho vem acontecendo, primeiro com a implantação de uma base. A cidade estava sem crédito com o povo, estava sem rumo. E com o fruto do trabalho que estamos realizando, esta credibilidade vem sendo recuperada” falou, que recebeu muitos aplausos.


“Tem mais de dez anos que moro nessa rua e espero que dessa vez ela seja calçada. Muitos prometeram, mas só agora eu vejo uma atitude. Essa obra vai facilitar muito a minha vida que sou cadeirante e tenho muita dificuldade de sair de casa”. Disse a moradora, Kassandra Vicente, 31 anos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/fazenda%20-gestao-e-previdencia/2011/08/18/NWS,413511,52,550,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-VISITA-RUAS-LANCA-OBRA-CAVALEIRO.aspx

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ruas Jangadeiro e Águas Claras serão pavimentadas


Foto:Valter Andrade


A previsão é que até o final de novembro deste ano, as obras estejam concluídas


Na noite desta terça-feira (16/08), os moradores das ruas Jangadeiro e Águas Claras participaram do lançamento da obra de pavimentação e drenagem das ruas. Principal acesso ao Conjunto Residencial Dom Helder, a Rua Jangadeiro tem quase um quilômetro de extensão. O investimento previsto para as duas ruas é de R$ 500 mil, aproximadamente.

A aposentada Josefa Maria Gonçalves, 80, moradora da Rua Pedrinópolis, destacou a importância dessas obras para os moradores do bairro. “A pavimentação dessas ruas vai ser uma bênção. A gente quer andar e não pode. Até para pegar um ônibus é ruim”, contou.

De acordo com o secretário executivo de Pavimentação e Drenagem, Elmo Freitas, os problemas encontrados no início da gestão já foram superados. Com isso, a prefeitura tem conquistado diversos avanços. “É com muita satisfação que estamos dando início às obras dessas ruas. Essas pequenas ações fazem parte do nosso grande objetivo que é colocar Jaboatão dos trilhos do desenvolvimento”, afirmou.

A previsão é que até o final de novembro deste ano, as obras de pavimentação e drenagem das ruas Jangadeiro e Águas Claras estejam concluídas.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2011/08/17/NWS,413508,52,555,JABOATAO,2132-RUAS-JANGADEIRO-AGUAS-CLARAS-SERAO-PAVIMENTADAS.aspx

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Balcão da Cidadania de Jaboatão realiza ação na Funase

25 internos tirarão a carteira do trabalho


O Balcão da Cidadania de Jaboatão dá mais um passo na busca por oferecer serviços que garantam o direito à cidadania a todos. Desta vez a equipe irá à Funase, em Jaboatão dos Guararapes, oferecer o serviço de retirada de Carteira de Trabalho a 25 internos da unidade, que trabalha com a ressocialização de menores infratores.

“O intuito da ação é dar a estes jovens a oportunidade de terem a carteira do trabalho, que é a porta de entrada para o mercado e para o exercício da cidadania. Dessa forma, estes jovens se sentem mais motivados a buscar novos caminhos quando saírem da fundação”, explica Gabriela Cordeiro, coordenadora do Balcão da Cidadania.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/08/16/NWS,413503,52,554,JABOATAO,2132-BALCAO-CIDADANIA-JABOATAO-REALIZA-ACAO-FUNASE.aspx

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura entrega ruas pavimentadas em Dois Carneiros


Foto:Valter Andrade


As ruas contempladas com o calçamento e drenagem são 1ª, 2ª e 3 ª Travessas Belém do Judá


“Há muitos anos que a rua estava precária, sobretudo, no período das chuvas”. Este depoimento é da moradora Maria Cavalcante, 40 anos, residente em Dois Carneiros, sobre a antiga situação da 2ª Travessa Belém do Judá. Além dela, muitos moradores eram prejudicados por conta do acesso danificado.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, entregou sob fortes aplausos na noite desta sexta-feira (12), três ruas pavimentadas em Dois Carneiros, situadas na Regional Cavaleiro. As obras de pavimentação e drenagem foram concluídas nas 1ª, 2ª e 3ª Travessas Belém do Judá.

Conforme o gerente de Obras, Clóvis Antonio Pereira, foram investidos cerca de R$ 150 mil nas três ruas, totalizando em aproximadamente 400 metros de vias pavimentadas. Moradora há 20 anos na 2ª Travessa, Sônia Maria, afirma que antes da obra, estava tendo prejuízo em sua empresa. “Só escutávamos promessas e continuávamos esquecidos”, confessa. “Com a atual gestão, o que foi prometido foi cumprido. Uma prova de seriedade e compromisso com o povo”, resume.

Além do pacote de obras de pavimentação que está beneficiando todo o município, o prefeito Elias Gomes ressaltou os investimentos que estão sendo realizados na educação. “Encontramos Jaboatão em um verdadeiro descaso. Nos últimos 30 anos, foram construídas apenas seis instituições escolares. Nossa meta é entregar 30 novas escolas até o próximo ano. Um conjunto de obras nunca visto no município”, salientou Elias.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2011/08/15/NWS,413497,52,555,JABOATAO,2132-PREFEITURA-ENTREGA-RUAS-PAVIMENTADAS-CARNEIROS.aspx

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jaboatão celebra Dia Internacional da Juventude


Foto:Marcelo Ferreira


Mais de 700 adolescentes comemoraram com o prefeito Elias Gomes a conclusão do curso de formação Cidadania Ativa e o lançamento do Espaço Jovem


Os jovens jaboatanenses tiveram três motivos para comemorar, na última sexta-feira (12/08). Além de ser o Dia Internacional da Juventude, a data celebrou a conclusão do curso de formação “Cidadania Ativa” e o lançamento do “Espaço Jovem”, local onde os adolescentes vão encontrar esporte, lazer, cultura e inclusão digital. Fizeram parte da festa o prefeito Elias Gomes, o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, o secretário Executivo da Juventude, Eduardo Porto Júnior e mais 700 meninos e meninas que lotaram a quadra da antiga Escola Piaget.


Um dos integrantes do curso, Leandro Miguel, conta que foi um prazer se tornar um agente multiplicador dos conhecimentos recebidos. “Tenho a certeza que os jovens podem mudar a realidade do Brasil. Vi que diante das dificuldades, é preciso acreditar na superação e seguir adiante”, destacou Miguel. Outra participante do Cidadania Ativa, Gleice Belmaz, afirmou que o jovem é o futuro de qualquer nação. “Para isso ser concretizando, todos devem ter senso de companheirismo e responsabilidade”, disse Belmaz.

“A participação tem que ser efetiva e direta. O mundo é difícil sim. Mas, com força chegaremos aos nossos sonhos”, ratificou Eduardo Porto Júnior sobre os comentários dos dois jovens. Para Francisco Amorim, com o Espaço Jovem foi criado um local de lazer e entretenimento onde serão integradas todas as políticas públicas para os jovens. “Desejamos uma juventude ativa que participará para desenvolver e mudar a realidade”, afirmou Amorim.

Elias Gomes comentou na ocasião que estava comemorando a conquista individual de cada jovem. “O curso tem tudo a ver com a formação da consciência política da juventude”, ressaltou. O prefeito falou ainda que os jovens necessitam exercitar a capacidade de questionar e interagir com o intuito de contribuir de forma objetiva para a construção de uma sociedade mais digna. “A mudança depende e começa em cada um de nós”, finalizou Gomes.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/14/NWS,413495,52,553,JABOATAO,2132-JABOATAO-CELEBRA-DIA-INTERNACIONAL-JUVENTUDE.aspx

sábado, 13 de agosto de 2011

Serviços Urbanos desenvolve trabalho no Conjunto Muribeca

Os trabalhos contemplam as ruas 1 e 2, importantes vias do bairro


Com o objetivo de melhorar os acessos para transeuntes e veículos, a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos do Jaboatão dos Guararapes iniciou, no Conjunto Muribeca, os serviços de limpeza, varrição, capinação e pintura de meio fio nas ruas 1 e 2, um dos principais acessos do Conjunto Muribeca.

O chefe do Núcleo de Serviços Urbanos, Ubiraci Gomes informou que os serviços estão sendo realizados em virtude das chuvas que prejudicaram as vias. Ele também ressalta que esse pleito foi uma reivindicação dos moradores, através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Regional Muribeca e reforça que a população deve continuar procurando as CAC’s para fazerem suas solicitações, registrando seus pedidos.
Para solicitação de pleitos na Regional Muribeca, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 3377-5517 ou comparecer pessoalmente à sede da Regional, no Eixo da Integração da Muribeca, 3033 – Jardim Muribeca.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2011/08/12/NWS,413490,52,558,JABOATAO,2132-SERVICOS-URBANOS-DESENVOLVE-TRABALHO-CONJUNTO-MURIBECA.aspx

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Elias Gomes inaugura rua na UR11



Foto:Valter Andrade


A rua do loteamento Parque Residencial Recreio foi calçada e entregue, beneficiando cerca de 2 mil pessoas.


Vestida elegantemente, Alcione Leon Moneta trazia um sorriso largo no rosto e esbanjava simpatia ao chegar à inauguração da rua que leva o seu nome, localizada na UR-6, no Ibura. A festa, que contou com a presença de moradores da localidade do prefeito Elias Gomes, aconteceu na última quarta-feira (10) e teve direito a bolo e refrigerantes.

Ainda havia poucas pessoas presentes quando a dona de casa, de 80 anos, mais conhecida como “Vó”, chegou acompanhada por seu marido, Paulo Moneta. Uma das primeiras moradoras da rua, Alcione recebeu essa homenagem por ser muito querida pelas pessoas do local. Ela sempre realizou, despretensiosamente, ações para o bem dos vizinhos como, quando voluntariamente, entregava as cartas na rua.
“Antes a rua era só lama e buracos. É a realização do meu maior sonho, ver a minha rua calçada”, falou, muito feliz, a homenageada. A obra de drenagem e pavimentação, em 150 metros da rua, vai trazer benefício a mais de duas mil pessoas e custou R$ 75 mil reais aos cofres públicos.



Elias Gomes, junto com Alcione Leon Moneta, cortou a faixa de inauguração da rua. Logo depois parabenizou a homenageada e discursou sobre as obras que a Prefeitura tem realizado, principalmente nas áreas de saúde e educação. Gomes ressaltou que o povo jaboatanense vem readquirindo o orgulho de sua terra.

“Jaboatão está saindo das páginas policiais, para virar notícia positiva. Tenho o objetivo de servir o povo e me esforçarei até o fim do mandato para cumprir o que digo”, afirmou o prefeito. Após o discurso, houve apresentação de música e distribuição de bolo e refrigerante para os que estavam no local.
AUGE - Ao ser questionada como se sentia depois de ter presenciado a realização do seu sonho, uma Alcione satisfeita falou: “ Mas menino, estou no auge”. O evento contou, ainda, com a presença de vários componentes do governo, entre eles a gerente da Regional Cavaleiro, Antonieta Brás.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2011/08/11/NWS,413485,52,555,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-INAUGURA-RUA-UR11.aspx

Jaboatão distribui cartilha aos servidores



Felipe Leite - reprodução


Em formato de quadrinhos e com uma linguagem acessível, a cartilha traz diversas informações aos servidores públicos municipais.


Com o objetivo de esclarecer os aspectos fundamentais relacionados ao funcionamento da gestão de funcionários, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes elaborou a Cartilha do Servidor. Nesta primeira edição, são 12 mil exemplares que estão sendo distribuídos, através de envio postal, no endereço particular do servidor.

Em formato de quadrinhos e com uma linguagem acessível, a cartilha traz diversas informações sobre o ingresso do trabalhador no serviço público municipal e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que foi implantado no município em 2010. E ainda, o Artigo 3º da Lei 430/2010, que trata sobre o PCCV.

De acordo com o secretário da Fazenda, Gestão e Previdência de Jaboatão, Joel José, as principais dúvidas dos servidores foram determinantes na elaboração do exemplar. “Este é mais um instrumento de integração do servidor às políticas públicas do governo. Além disso, esta cartilha faz parte do plano geral de recursos humanos desta secretaria”, salientou Joel.

Tempo de serviço, capacitação e avaliação de desempenho anual são os pilares do PCCV, com isso, o servidor é anualmente avaliado. Essa avaliação orienta a progressão vertical ou horizontal do mesmo. A progressão vertical é a promoção e a progressão horizontal é a mudança do valor de vencimento.

O PCCV é aplicado para os servidores efetivos do município, ou seja, aqueles que foram admitidos por meio de concurso público. No entanto, a cartilha está sendo distribuída para todos os servidores (efetivos, contratados ou comissionados). E se algum não a recebeu, deverá se encaminhar a sede da secretaria para retirar o seu exemplar, e assim, aproveitar para atualizar o endereço junto à Gestão.

Mensagens ou dúvidas, que ainda persistirem, poderão ser encaminhadas através do e-mail cartilhadoservidor@jaboatao.pe.gov.br. A resposta será enviada diretamente ao endereço eletrônico do servidor.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/fazenda%20-gestao-e-previdencia/2011/08/11/NWS,413484,52,550,JABOATAO,2132-JABOATAO-DISTRIBUI-CARTILHA-SERVIDORES.aspx

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mulheres de Jaboatão começam curso profissionalizante


Foto:elipe Leite

Ao todo 300 jaboatanenses serão contempladas com o curso


Começar um curso profissionalizante é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho. Na tarde desta quarta-feira (10/08) 300 mulheres deram o pontapé inicial para chegar ao mercado. É que hoje foi realizada a aula inaugural do Programa de Qualificação Profissional Construindo Vida Nova, promovido pela Prefeitura de Jaboatão.

Segundo Bianca Rocha, coordenadora de Enfrentamento, são 300 mulheres, todas de baixa renda, que terão acesso ao curso. O curso é dividido em dois módulos, com duração de seis meses e carga horária de 100 h/aula teóricas e 288 h/aula práticas, por módulo.

Estão sendo oferecidos cursos de Serviços Gerais, com 130 alunas, Agente Ambiental, com 60 alunas, Agente Cidadão, com 40 alunas, Auxiliar Administrativo, com 70 alunas. “Todas receberão um auxílio de R$ 200,00 por seis meses para ajudar nas despesas com o curso. As aulas práticas serão realizadas dentro de estabelecimentos da Prefeitura”, explicou.

Para Ana Selma Santos, secretária Executiva da Mulher, explicou que o curso é importante para a inserção das mulheres no mercado. “Desde o início da gestão o prefeito Elias tem mostrado um desejo de se aproximar a essa camada para de fato concretizar as políticas públicas para as mulheres. Com este curso, as mulheres têm mais uma ferramenta para conquistar seu espaço no mercado”, disse.

O vice-prefeito do município, Edir Peres, reforçou que essa é uma ação que tem encontrado o apoio de diversos setores do governo municipal. “Para realização deste curso, estão envolvidas várias secretarias, que de forma integrada, geram as oportunidades para que as mulheres cheguem ao mercado e conquistem seu espaço”, frisou e lembrou que na primeira edição do curso, das 100 mulheres que participaram, 90 saíram empregadas.

APROVAÇÃO - Para a delegada e assessora da Secretaria de Defesa Social para área de defesa dos direitos das mulheres, Marluce Ferreira, que ministrou a aula inaugural, a iniciativa do município é de extrema importância. “Jaboatão sempre tem saído na frente dos outros municípios desenvolvendo ações que garantem a efetivação dos direitos das mulheres. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Já para Shirleide Maria o curso é uma oportunidade para mudar de vida. “Estou muito animada, pois sei que essa é uma oportunidade que eu tenho para conseguir um emprego e mudar vida”, disse entusiasmada.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/08/10/NWS,413483,52,554,JABOATAO,2132-MULHERES-JABOATAO-COMECAM-CURSO-PROFISSIONALIZANTE.aspx

Jardim Prazeres terá mais duas novas escolas


Fote: Valter Andrade


As novas Unidades de Ensino serão entregues em fevereiro, de 2012


Com o objetivo de ampliar o número de vagas, bem como melhorar a infaestrutura para uma educação melhor, o prefeito Elias Gomes assinou, na tarde desta terça-feira (09/08), a ordem de construção de duas novas Unidades Escolares, no bairro de Jardim Prazeres. Com as instalações adequadas, os dois novos prédios atenderão as modalidades de Educação Infantil e Fundamental I.

Segundo a Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão, o bairro tem apenas uma escola que atende crianças nessas modalidades de ensino. No entanto, a escola é pequena para receber todos os alunos da região. Portanto, dispondo de três locais, Jardim Prazeres contará com um complexo educacional que também receberá os alunos do Fundamental II. Somando um número de dois mil alunos.

Para a presidente da Associação dos Moradores de Jardim Prazeres, Ana Maria, a gestão do prefeito Elias Gomes tem passado confiança por ser uma gestão comprometida com a educação do município. “Antes de 2009, esse colégio era todo de tábua, e hoje é de alvenaria”, lembrou. “Agora, todos aqui têm do que se alegrar, pois vemos que este prefeito é comprometido e empenhado em melhorar a nossa educação. Mas ainda pedimos que seja feita uma quadra esportiva para nossos jovens”, completou.

O prefeito Elias Gomes ouviu atentamente o pedido da presidente da Associação dos Moradores, e autorizou, diante de todos, a desapropriação de um terreno para a construção da quadra. “Peço aos nossos secretários que sigam os trâmites legais e façam essa quadra para os moradores de Jardim Prazeres. Pois tudo isso contribui para melhorar a qualidade de nossa educação, para que os nossos jovens sintam orgulho de ser jaboatanenses”, afirmou o prefeito.

Os dois prédios serão construídos na Rua Ipaituba s/n Jardim Prazeres. A entrega está prevista para o mês de fevereiro de 2012, para atender o início do próximo ano letivo. Os investimentos, que são recursos do próprio município, estão estimados em R$ 3,3 milhões.

INVESTIMENTO

Essa ação faz parte do plano de construção de novas escolas da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Na última sexta-feira (29/07) foi autorizada a construção de uma Unidade de Ensino em Barra de Jangada.

Até o próximo mês deverão ser dadas ordens de serviço para construção de mais quatro escolas nos bairros de Dois Carneiros, Marcos Freire, Jardim Jordão e Sucupira. Nas sete obras a secretaria Executiva de Educação está investindo cerca de R$ 10 milhões.

A meta do governo municipal é ter 30 novas instituições de ensino até o final de 2012. Com isso, o município oferece estrutura física adequada às modalidades de ensino, reduz os anexos, acabando com os turnos intermediários e ampliando o atendimento.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/10/NWS,413482,52,553,JABOATAO,2132-JARDIM-PRAZERES-TERA-DUAS-NOVAS-ESCOLAS.aspx

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prefeito Elias participa de Dia da Esperança



Marcelo Ferreira


O Dia da Esperança começou às 8h e se estendeu durante todo o dia, terminando com o show do palhaço Chocolate.


“A Esperança é o que nos move”. Com esse tema, o Dia da Esperança, realizado neste sábado (06/08), reuniu centenas de pessoas, no Bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes. Quem esteve no Batalhão do Exército (14º BIMtz) aproveitou para ter acesso a diversos serviços de saúde, emissão de documentos ou simplesmente para se divertir nas atividades sócio-educativas, recreativas e esportivas.

O prefeito Elias Gomes, que esteve no local acompanhado de sua esposa, Ana Karla, visitou todos os estandes que ofereciam os serviços à população, e viu, de perto, o compromisso dos voluntários com a realização deste dia. “Este projeto é produto da junção de esforços públicos e privados. Isso é a prova de que esta união pode fazer a diferença. E é muito bom ver que a solidariedade existe, de fato. Afinal, podemos ver que os voluntários vestem, de verdade, a camisa da solidariedade”, afirmou.

Em seguida, o prefeito acompanhou o Coronel Lidércio Januzzi e o diretor regional da Rede Globo Nordeste, Celso Colin, na visitação aos os locais onde está sendo construído o Espaço Criança Esperança Jaboatão, em frente à Praça Floriano. A previsão, segundo o coordenador geral do programa, é que o prédio onde vão funcionar os cursos e oficinas do programa estará pronto até o final de novembro.

Outro espaço visitado pelo grupo foi o Cine Teatro Floriano, que está em fase final de acabamento. “As nossas crianças aprenderão a arte da interpretação aqui e se apresentarão em outros palcos pernambucanos. Além disso, aqui serão revelados atrizes e atores globais”, sorriu o prefeito. Na saída do Cine Teatro, o grupo se encontrou o cineasta jaboatanense Simeão Martiniano. No evento, também esteve presente o secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damásio.

O Espaço Criança Esperança Jaboatão é uma realização da Rede Globo, com a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Unesco, Universidade Católica de Pernambuco e Exército Brasileiro. O Dia da Esperança contou com o apoio de diversas entidades, entre elas, o Instituto Tavares Buril, a Fundação Altino Ventura, o SESI e o Sesinho.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/08/07/NWS,413467,52,554,JABOATAO,2132-PREFEITO-ELIAS-DIA-ESPERANCA.aspx

Prefeitura realiza capacitação com comerciantes da orla


O curso está sendo desenvolvido pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, em parceria com o SEBRAE


A partir desta quarta-feira (10/08), os comerciantes da orla de Jaboatão contarão com mais uma ferramenta para atender melhor os turistas. É que a Prefeitura do município iniciará um curso de capacitação para todos os comerciantes da orla. O curso é a primeira ação dentro do programa de DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) da Orla do Jaboatão dos Guararapes.

O curso está sendo desenvolvido pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, em parceria com o SEBRAE, que ministrará os cursos, inicialmente com três turmas, com os temas Sei controlar meu dinheiro (03 horas aula), Sei Vender (03 horas aula) e Formalização (02 horas aula). O intuito é capacitá-los visando a Copa de 2014.

As turmas funcionarão pela manhã das 9h às 12h e à tarde das 14h às 17h. Segundo pesquisa feita pela Embratur, a qualidade no atendimento será o maior desafio que o Brasil terá para receber bem os turistas que vierem à Copa do Mundo FIFA-2014, por isso o curso já começara este ano.

Para o gerente de Turismo do município, Flávio Domingues, a orla é o diamante que tem que ser lapidado e os comerciantes devem ser preparados para saber usar esse patrimônio turístico. “Atender bem é obrigação de quem empreende qualquer tipo de atividade comercial e na orla a Associação dos Microempresários da Orla tem sido parceira constante para melhorar continuamente o atendimento aos turistas.”, ressaltou Domingues.

O comerciante José Amaro, que tem seu ponto em frente ao Hotel Dorisol, está animado com o curso. “Esses cursos promovidos pela Prefeitura e SEBRAE são muito importantes para o crescimento dos comerciantes, neles aprendemos a valorizar o nosso trabalho e isso nos incentiva cada vez mais, a dar um futuro melhor aos nossos filhos”, disse animado.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2011/08/09/NWS,413476,52,552,JABOATAO,2132-PREFEITURA-REALIZA-CAPACITACAO-COMERCIANTES-ORLA.aspx

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Campanha incentiva reconhecimento voluntário de paternidade



Foto:Marcelo


A campanha acontece simultaneamente em Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda. Além de Caruaru e presídios masculinos da RMR


Com o objetivo de sensibilizar os pais que ainda não registraram os filhos para o reconhecimento voluntário de paternidade, foi iniciada, nesta segunda-feira (08/08), em Jaboatão dos Guararapes a Campanha de Reconhecimento Voluntário de Paternidade. Com o tema “Seja herói do seu filho”, a ação segue até a quarta-feira (10/08).

O casal José Fábio do Nascimento, 28, e Joseneia Maria da Silva, 30, casados há cinco anos, aproveitaram para realizar o grande sonho do filho único, Carlisson Kevin da Silva, 04, que agora passará a ter o sobrenome do pai no registro de nascimento. “Na época em que meu filho nasceu, nós éramos casados, mas eu estava viajando. Como minha esposa precisou tirar o documento dele às pressas, para poder interná-lo num hospital, o registro ficou sem o meu nome”, contou o porteiro Fábio. “Agora vou correndo contar a ele que o grande sonho dele foi realizado”, completou Joseneia.

Casos como o do pequeno Carlisson Kevin, infelizmente são comuns. De acordo com uma pesquisa divulgada este ano, só na rede pública de ensino em Pernambuco, cerca de 300 mil estudantes não têm o nome do pai no registro de nascimento. Pensando em atender cerca de três mil solicitações voluntárias de reconhecimento de paternidade, uma estrutura foi montada na Faculdade Metropolitana, em Piedade, com estudantes da instituição, juízes da Vara da Família, promotores públicos, defensores e representantes do cartório.

De acordo com o conselheiro tutelar de Prazeres, Eduarte Fabrício, os pais que se dirigirem ao local, devem levar os documentos de RG e CPF, além do documento de Registro de Nascimento a ser refeito. Caso o filho seja menor de idade, sua presença não é obrigatória. “Se o filho tiver mais de 18 anos, é obrigatória a sua presença para permitir, através de assinatura, o reconhecimento do pai. Além disso, esse filho deve trazer os documentos de RG e CPF”, explicou o conselheiro.

“A campanha também é uma forma de divulgar esse tipo de serviço, que é permanente e gratuito, apenas nos cartórios pernambucanos. Por isso, só atendemos casos que envolvam os cartórios dos municípios daqui”, contou o técnico judiciário do TJ, Carlos Andrade. “Além disso, é uma forma de assegurar o direito do cidadão de ter o nome de seu pai no registro, sem passar por todo o processo judicial, que muitas vezes, é desgastante e demorado”, continuou.

Para a gerente de Proteção Especial da Secretaria Executiva de Assistência Social, Ana Rita Lemos, essa ação consolida a parceria da Prefeitura com outras instituições que visam o bem social. “Nossa gestão sempre procurou agregar parceiros para promover a cidadania. E estimular o voluntariado é uma forma de motivar para o exercício da cidadania. Aqui não há constrangimento. O pai é voluntário, e isso acaba até melhorando o convívio familiar”, afirmou.

A professora de Prática Jurídica, Fernanda Resende, explicou que os alunos do curso de Direito da Faculdade Metropolitana foram preparados para a ação. “Foram capacitados cerca de 120 alunos do curso de Direito dessa faculdade. O objetivo é que eles orientem os pais no preenchimento do requerimento”, explicou. “Entendemos que essa ação dará uma dupla contribuição: a sociedade ganha com uma estrutura que facilita o acesso a esse tipo de serviço; e os nossos alunos ganham com uma oportunidade prática de exercer a atividade jurídica”, completou.

O novo documento não é entregue na hora. No entanto, com até quatro dias, o pai deverá retirar o registro de nascimento do filho, no local indicado pelo promotor. Essa campanha acontece, simultaneamente, no Recife, Olinda, Caruaru e presídios masculinos da Região Metropolitana do Recife (RMR). É uma realização do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Unicef, Conselho Nacional da Justiça, Faculdade Metropolitana, Associação Pernambucana dos Conselhos Tutelares e Governo do Estado e Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/08/08/NWS,413474,52,554,JABOATAO,2132-CAMPANHA-INCENTIVA-RECONHECIMENTO-VOLUNTARIO-PATERNIDADE.aspx

Governo realiza limpeza no Loteamento Grande Recife


Os serviços começaram nesta segunda (08) e vão até a próxima sexta (12)


Os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes referentes à limpeza urbana do município estão concentrados, nesta segunda-feira (08/08), no Loteamento Grande Recife, na Regional de Cavaleiro. É que a localidade recebe nesta quinta (11/08), o Prefeitura com Você, programa que dispõe serviços de saúde e cidadania.

A comunidade recebe serviços de roço, capinação, catação, pintura de meio fio, remoção de entulhos e metralhas. Um total de 120 homens intensificam os serviços até o final da próxima sexta-feira (12/08), com auxílio de uma máquina retroescavadeira, quatro caminhões caçambas e 20 roçadeiras.
“A cada 15 dias quando o programa chega as comunidades, a secretaria de Serviços Urbanos disponibiliza este tipo de trabalho”, disse o coordenador de Limpeza Urbana Aguinaldo Senna. Ela comenta que a população se sente lembrada porque em anos anteriores o trabalho não era realizado com frequência. “Este tipo de trabalho vem sendo uma prática constante e as pessoas têm elogiado”, ressalta Senna.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2011/08/08/NWS,413473,52,558,JABOATAO,2132-GOVERNO-REALIZA-LIMPEZA-LOTEAMENTO-GRANDE-RECIFE.aspx

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jaboatão anuncia programação do PE Folia 2011


Marcelo Ferreira

Entre as atrações confirmadas estão Cláudia Leite, Cheiro de Amor, Molejo e Timbalada


“Jaboatão terá o maior carnaval fora de época de Pernambuco”. Com essa declaração, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes anunciou o carnaval fora de época de Pernambuco, que será realizado no município. O PE Folia será realizado nos dias 15 e 16 de outubro na orla de Piedade, começando às 15h e terminando às 00h, a exemplo da semana pré-carnaval de Pernambuco.

Ao todo serão investidos R$ 5 milhões na organização do evento, sendo R$ 1,5 milhão da receita municipal e o restante da iniciativa privada. No entanto, o gestor se comprometeu a buscar recursos e fazer com que reduza ainda mais o investimento público.

A organização do evento está sendo feita pelas produtoras ABPA, Sucesso e BG produções e tem o apoio do Governo do Estado e realização da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Além dos organizadores do evento, estavam presentes vereadores do município, entre eles, Ricardo Valois (PT), representando a Câmara dos Vereadores.

O percurso do PE Folia 2011 será de 4 km, começando no Bompreço da Bernardo Vieira de Melo, seguirá sentido Boa Viagem, entrará na Beira Mar e continuará fazendo duas voltas no percurso total cada trio. A expectativa é de que 500 mil pessoas por dia, participem do evento. A segurança será feita pela Polícia Militar e segurança privada, que revistará todos que entrarem para o corredor da folia, garantindo maior segurança.

A estrutura será grande. Serão cinco camarotes oficiais e interativos – os cantores entrarão nos camarotes – com capacidade para 1,5 mil pessoas, duas fileiras de camarotes empresa/família com capacidade para 20 pessoas cada. O evento ainda terá sala de imprensa e telão de led, que ficarão posicionados no meio da avenida, iluminação e cores de efeito e fogos indoor, tecnologia utilizada em gravações e DVDs e clipes. É o que garante Antônio Bernardes, produtor da ABPA, uma das organizadoras do evento.

A festa contará ainda com uma arquibancada popular, com o ingresso custando 2 kg de alimento não perecíveis, todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas. Segundo Antônio Bernardes, a festa será democrática com apenas um trio com cordão de isolamento e sete abertos ao público, todos com o abre alas feito por grupos culturais.

As atrações confirmadas são Netinho, Cheiro de Amor, Molejo, É o tchan, André Rio, Elba Ramalho, Almir Rouche, Moraes Moreira, Timbalada, Margareth Menezes, Forró do Bom elétrico, Bloco do Prazer, com Nena Queiroga, Gustavo Travassos e Ed Carlos e a atração principal Cláudia Leite. No domingo à tarde sairá um bloco infantil comandado pelo Palhaço Chocolate.

Antônio Bernardes ressaltou a satisfação em realizar o evento no município. “Sou pernambucano e sou jaboatanense. Sempre quis desenvolver meu trabalho aqui no meu município, mas nunca consegui porque não via possiblidades pela forma como era gerida a cidade. Hoje, vejo a seriedade com que essa gestão conduz a cidade e estou feliz por estar trabalhando aqui em Jaboatão”, disse contente.

O prefeito Elias Gomes, reforçou que a festa abrirá as portas do município para o mundo. “Esse evento gerará empregos e renda. Pretendemos abrir as portas da nossa cidade para o mundo. Essa festa será uma festa democrática, com a mistura de todos os ritmos. Queremos ver os hotéis e restaurantes lotados, os ambulantes e taxistas trabalhando. O intuito é fazer nossa economia bombar nesse período”, disse entusiasmado.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2011/08/04/NWS,413447,51,546,JABOATAO,2132-JABOATAO-ANUNCIA-PROGRAMACAO-FOLIA-2011.aspx

Combate à Dengue é destaque no Dia da Esperança

Durante todo o dia quem foi ao local teve acesso a diversos serviços, entre eles o de combate à dengue


O 14º BIMTZ do Exército, em Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, se transformou em um batalhão em prol do serviço social. Várias pessoas acordaram cedo para receberem diversos atendimentos, entre elas, Ana Karoline, de 7 anos. Sua primeira parada foi no estande sobre o mosquito da Dengue. Assim como ela, várias crianças receberam informações de como prevenir a doença. “Não devemos deixar acumular água em pneus e vasilhas, pois, o mosquito pode colocar seus ovos”, resume Ana.

Isso ocorreu devido ao Dia da Esperança, realizado pela Rede Globo e UNESCO, com apoio de parceiros, entre eles, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes que, na oportunidade, disponibilizaram diversos serviços gratuitos aos jaboatanenses. A aposentada Laura de Mesquita, 52 anos, aproveitou a oportunidade e levou os filhos. “Achei muito interessante as informações sobre a Dengue e estaremos lutando para evitar a proliferação da Dengue”, afirma.

Para José Lancart, gerente de Vigilância em Saúde, “além da Dengue, estamos informando sobre a tuberculose e hanseníase. É um momento onde estamos sensibilizando as pessoas para reduzir os índices de contaminação com essas doenças”, explicou.

Por Tiago Brito

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/08/06/NWS,413466,52,556,JABOATAO,2132-COMBATE-DENGUE-DESTAQUE-DIA-ESPERANCA.aspx

sábado, 6 de agosto de 2011

Poetas e escritores criam a Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes


O encontro aconteceu na Estação Cultural José Ermírio de Moraes, em Piedade e contou com um grande número de futuros membros.


Com uma belíssima apresentação feita pelos alunos do Conservatório Musical Guararapes, comandada pelo maestro Edilson Vieira, a Comissão Organizadora de criação da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes - ALJG realizou uma reunião festiva para apresentação do Estatuto e escolha de nomes de patronos, na última quinta-feira (04/08).

O encontro aconteceu na Estação Cultural José Ermírio de Moraes, em Piedade e contou com um grande número de futuros membros.

Durante a realização da Feira Literária de Jaboatão (Fliguara), este ano, por ocasião da Festa da Pitomba, foi lançada a semente para a criação da Academia, uma idéia inicial dos escritores Natanael Lima, Nildo Barbosa e Cássio Cavalcanti.

Após diversas reuniões, na noite desta quinta-feira foi realizado um encontro para apresentação do Estatuto e para que se procedesse a escolha dos futuros patronos, quando foi apresentada uma lista de diversos nomes de imortais.

A apresentação do Estatuto foi feita por Nildo Barbosa que fez questão de falar da importância da criação da Academia. “Este era um sonho que está tomando forma. A Academia será um espaço para as pessoas dialogarem sobre literatura e esperamos que os escritores e poetas de Jaboatão venham fazer parte dela”, disse Nildo.

A Academia será composta de 40 membros efetivos, a serem escolhidos por uma comissão provisória, entre os currículos recebidos até o final deste mês, além do que serão convidados alguns notáveis do município, como José Paulo Cavalcanti, José Luiz de Melo, Marco Polo e outros.

Por Marcos Lima Mochila

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/administracao-regional/2011/08/05/NWS,413454,52,557,JABOATAO,2132-POETAS-ESCRITORES-CRIAM-ACADEMIA-LETRAS-JABOATAO-GUARARAPES.aspx

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fórum discute melhorias para o setor de logística em Jaboatão


Marcelo Ferreira

O encontro foi realizado na sede da Rapidão Cometa e contou com a participação de empresários do setor


Jaboatão dos Guararapes, hoje é o principal polo logístico de Pernambuco. Para discutir as melhorias que podem ser feitas no município e acelerar ainda mais o crescimento no setor, foi realizado, na manhã desta quinta-feira (04/08), na sede da Rapidão Cometa, um fórum com empresários da área para discutir todas as temáticas referentes ao assunto, desde a área de infra-estrutura até a preparação de mão de obra qualificada.

“Jaboatão hoje já está consolidado como principal polo logístico de Pernambuco, no entanto há alguns pontos que precisam ser melhorados. A convite do prefeito Elias Gomes estamos realizando este fórum para levantar os problemas e buscar as soluções imediatas e com isso deixar o caminho livre para que Jaboatão possa crescer ainda mais na área de logística”, disse Pedro Borba, gerente geral da Rapidão Cometa.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaboatão, Jackson Rocha, ressaltou a importância do momento. “Esse é um fato inédito no município. A convite do prefeito Elias, os empresários estão se reunindo hoje para, a partir de um entendimento, elencar o que é mais urgente para a melhoria do setor, no município”, disse.

JABOATÃO 2020 -Fátima Lacerda, secretária de Desenvolvimento da Cidade, explica que a importância da discussão no que diz respeito ao movimento Jaboatão 2020. “Esse fórum já faz parte das discussões que começam na semana que vem e fazem parte do movimento Jaboatão 2020. É uma marca da gestão Elias dialogar com todos os setores para consolidar o que está sendo desenvolvido no município. O fórum será muito importante para começar a pensar Jaboatão com os olhos no futuro”, reforçou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2011/08/04/NWS,413446,52,552,JABOATAO,2132-FORUM-DISCUTE-MELHORIAS-SETOR-LOGISTICA-JABOATAO.aspx

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jovens discutem temas que serão levados para Conferência Municipal


Suélen Yasmim

A gestão iniciou, na última terça-feira (02/08), a rodada de pré-conferências


Foi dado o início às maratonas de pré-conferências com os jovens jaboatanenses na última terça-feira (02/08), na Escola Moacir Rodovalho, Regional Curado . A abertura do evento contou a presença do secretário Executivo da Juventude, Eduardo Porto Júnior, da gerente da Juventude, Luciana Cavalcanti, e do secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim. A rodada de encontros servirá de preparatório para a II Conferência Municipal da Juventude que acontece nos dias 25 e 26 de agosto.

A adolescente Gizelly Oliveira espera encontrar bons ensinamentos nas propostas discutidas nos grupos temáticos. “Desejo que os assuntos que estão presentes possam atender as necessidades de nossa juventude e pretendo defender estas ideias na conferência”, afirmou Oliveira. Já o jovem, Afonso Sandes, tem preferência por um tema específico “drogas”. “Com estes debates, quero ajudar a população. Conversando e orientando os dependentes químicos estamos na luta contra este mal”, disse Afonso.

Para Eduardo Porto Júnior, este é o primeiro momento para se aproximar e discutir propostas para garantir e efetivar os direitos dos jovens de Jaboatão. “Iremos trabalhar na elaboração de um documento que conterá todas as propostas voltadas para juventude”, ressaltou o secretário. Ele acrescenta ainda que o município terá voz garantida mais uma vez na Conferência Nacional da Juventude marcada para o mês de dezembro.

Segue abaixo as próximas pré-conferências:

Dia 04/08 (quinta-feira) => REG 02 – CAVALEIRO (Quadra do COAME)

Dia 06/08 (sábado) => REG 04 – MURIBECA (Quadra da Escola Joana D’arc)

Dia 09/08 (terça-feira) => REG 01 – JABOATÃO CENTRO (Quadra do PIAGET)

Dia 16/08 (terça-feira) => REG 05 – PRAZERES (Centro da Juventude – Cajueiro Seco)

Dia 18/08 (quinta-feira) => REG 07 – GUARARAPES (Casa de Eventos Espaço Alto Astral)

Dia 20/08 (sábado) => REG 06 – PRAIAS (Quadra da Escola Visconde Suassuna)

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/03/NWS,413443,52,553,JABOATAO,2132-JOVENS-DISCUTEM-TEMAS-SERAO-LEVADOS-CONFERENCIA-MUNICIPAL.aspx

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jaboatão poderá receber ramal viário da Transnordestina



O novo ramal ligará o bairro da Muribeca ao Porto de Suape. O roteiro será uma alternativa para o transporte logístico da região.


Com objetivo de viabilizar a inclusão de Jaboatão dos Guararapes na rota da ferrovia Transnordestina, um grupo integrado por empresários e técnicos da prefeitura vai analisar os custos e benefícios da construção de um ramal viário que ligue o Porto de Suape ao bairro da Muribeca. O resultado desse estudo será entregue à direção da ferrovia, que vai analisar a proposta.

De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, Jackson Rocha, a decisão foi tomada após um encontro do prefeito Elias Gomes com o diretor de negócios da Transnordestina Logística, Marcello Marques, e com os representantes de três grandes empresas situadas no município: Wallmart, Rapidão Cometa e GL Empreendimentos.

“Jaboatão tem um grande potencial logístico consolidado. Esse ramal será mais uma opção para as grandes empresas que estão instaladas estrategicamente no bairro da Muribeca. O que hoje é feito através do transporte rodoviário, pode ser barateado com o transporte ferroviário. No entanto, ainda será feito um estudo de custo e benefício. Com os dados concluídos, a direção da Transnordestina decidirá”, explicou Jackson.

Ainda de acordo com o secretário, não apenas as empresas que estiveram no encontro participarão do estudo, mas muitas outras que têm interesse na construção do ramal. A previsão é que até o final do mês de agosto, o estudo seja concluído.

FERROVIA

A Transnordestina é uma ferrovia que está sendo construída para interligar os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Com a construção dessa ferrovia, o escoamento da produção agrícola ou industrial desses estados será facilitado. A previsão é que o primeiro trecho da Transnordestina, que sai da cidade de Eliseu Martins (PI) e termina em Suape (PE), seja concluída até o final de 2012. O segundo trecho, que sai de Suape, segue até o Porto de Pecém (CE). A previsão é que toda a Transnordestina fique pronta até o final de 2013.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2011/08/01/NWS,413441,52,552,JABOATAO,2132-JABOATAO-PODERA-RECEBER-RAMAL-VIARIO-TRANSNORDESTINA.aspx

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Debaixo de chuva, Elias Gomes inaugura rua e praça



Foto:Marcelo Ferreira

Música, bolo e muita alegria regaram a festa de inauguração da Avenida Córrego da Batalha e Praça Manoel Juvino.


As fortes chuvas deste domingo (31/07) não diminuíram a satisfação do prefeito Elias Gomes, nem a alegria dos jaboatanenses da Avenida Córrego da Batalha para a inauguração desta que integra as dezenas ruas que serão calçadas até o final deste ano. Além de receberem a avenida com os serviços de drenagem e pavimentação prontas, os moradores também ganharam a nova Praça Manoel Juvino.

“Antes, a rua era cheia de buracos e lama. Era um sacrifício para sair de casa. Para socorrer alguém era o maior sufoco, e no inverno, a gente também tinha alagamento. Agora dá gosto de ver como ficou a rua e a praça, que antes, era um local cheio de mato e entulho. Posso dizer sem medo: agora eu tenho orgulho de ser jaboatanense”, comemorou a dona de casa Arima Marques Barbosa, 64 anos.

Ao se dirigir à população, o prefeito Elias Gomes não escondia a satisfação. “É uma emoção grande poder estar aqui, hoje, entregando esta rua e esta praça prontas. Pois sei das dificuldades que cada um sofreu aqui com a lama e os esgotos, e mais ainda com o abandono. E a minha satisfação aumenta em saber que há um grupo que vai zelar pela praça”, agradeceu o prefeito.

A Avenida Córrego da Batalha e a Praça Manoel Juvino ficam no Bairro de Guararapes. Ao todo, foram investidos mais de R$ 500 mil para a execução dos serviços de drenagem e pavimentação dos 1.270 metros da avenida. Também foram investidos cerca de R$ 70 mil para a construção da praça. A partir de agora, os moradores passam a ter acesso facilitado às escolas, posto de saúde, supermercados e outros locais do município.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2011/08/01/NWS,413438,52,555,JABOATAO,2132-DEBAIXO-CHUVA-ELIAS-GOMES-INAUGURA-RUA-PRACA.aspx

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Elias Gomes recebe comenda militar


Marcelo Ferreira


A comenda é entregue a todos que contribuíram de forma efetiva para o ensino militar


Ao som do Hino Nacional e das batidas da marcha de um batalhão de soldados, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, recebeu, na manhã desta sexta-feira (29/07), a medalha da Ordem do mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar. A cerimônia foi realizada no 14º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, em Socorro, Jaboatão Centro.

“Esta comenda é dada em reconhecimento àqueles que deram alguma contribuição relevante às instituições de ensino militar. Não poderíamos deixar de elogiar o prefeito Elias, que serviu neste batalhão, na 2ª Companhia de Fuzileiros e hoje tem feito um trabalho exemplar pelo nosso município”, justificou a entrega o Ten Cel André Luis Ribeiro, comandante do Batalhão.

O prefeito Elias Gomes ficou honrado com a medalha. “Para mim que servi nesse batalhão, voltar e receber esse prêmio é honroso. É um resgate da história da minha vida, da minha história pessoal, e uma oportunidade impar de reencontrar a tropa o comando a minha casa onde aqui também aprendi muito”, disse.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2011/07/29/NWS,413430,51,546,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-RECEBE-COMENDA-MILITAR.aspx