Foto: Tiago Brito
Os jovens estão produzindo decorações e adereços juninos para a festa com objetos recicláveis
Valorização cultural e sustentabilidade. Estas são as palavras que podem resumir o principal objetivo da festa de São João do Projovem Adolescente da Regional Muribeca, que será realizado no próximo mês. Contando os dias para o festejo, o coletivo de Jardim Muribeca está produzindo artigos decorativos e adereços juninos, com materiais reaproveitáveis, tais como papelão e pedaços de pano.
“O encontro vai além de uma confraternização. É um despertar para que o jovem perceba a importância da reciclagem e, por meio disso, levar essa lição para dentro de casa”, expressa a orientadora social, Maria das Dores.
Com as mãos ocupadas e o olhar concentrado, Jean Carlos, 15 anos, conta que mesmo sendo a primeira vez que faz atividade de reaproveitamento de objetos, é um momento de descobertas. “A gente pode transformar materiais simples em objetos úteis para o dia a dia”, explicou Jean, enquanto cortava pedaços de pano.
Se, para ele, a atividade foi uma descoberta, para Tatiana Maria de Lima, 16 anos, foi de aprendizagem. “Mesmo nos preparativos para nossa festa, também estou aprendendo. Com uma agulha, linhas e panos, posso fazer uma chita (prendedor de cabelo) que, por sinal, está ficando muito bonita”, disse Tatiana, sorrindo.
Maria das Dores também ressalta que as ações do programa visam estimular o potencial dos jovens, sendo chamados, segundo ela, de “construtores dos saberes”. “É através da arte que são trabalhados os lados sociais e criativos, além de orientá-los sobre a preservação do meio ambiente e da cultura”, pontua.
A festa junina do Projovem adolescente de Muribeca será realizada no dia 17 de junho, no Núcleo do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) de Marcos Freire. Durante o evento, serão realizadas apresentações de quadrilhas e culturais e serão oferecidas comidas típicas.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3710
Nenhum comentário:
Postar um comentário