quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Olhar Jaboatão inicia atividades com professores


Foto:Marcelo Ferreira

A partir de setembro, 40 mil alunos da rede municipal de ensino farão exames oftalmológicos e, se necessário, receberão óculos, gratuitamente.


A evasão escolar é um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas. Em Jaboatão, professores e gestores da educação ganharam um grande incentivo para reduzir as taxas no município. É que a Secretaria Executiva de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, está executando o Projeto Olhar Jaboatão.

O projeto, que iniciará o atendimento aos alunos das 104 escolas do município, em setembro, está na fase de capacitações dos professores e gestores das unidades escolares. “Nesta segunda e terça-feira (22 e 23/08), estamos com os educadores das Regionais I, III, IV e VI. Nos dias 29 e 30/08 estaremos com os professores das Regionais II, V e VII”, explicou Bruno Hermes, chefe de Núcleo da Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde.

As capacitações, que estão sendo realizadas com a oftalmo-pediatra, Katherine Sales, trazem orientações aos profissionais da educação sobre os sinais e sintomas que indicam possíveis problemas de saúde visual. No primeiro dia, são orientações teóricas e, no segundo dia, os educadores são expostos a situações parecidas com a realidade.

De acordo com a auxiliar de administrativo, Ana Cláudia Gomes Mareiro Lustosa, da Escola Professor Edvardo Bernardino, de Engenho Velho, o projeto deverá contribuir, significativamente, com a redução da evasão escolar. “Trabalhamos com crianças carentes e muitos abandonam a escola por terem problemas de visão”, explicou a auxiliar. “Agora espero que a família também se envolva com o projeto, porque é comum lidarmos com casos em que os próprios pais desconheciam”, lembrou.

O projeto é de âmbito nacional e se chama Olhar Brasil. No entanto, para dar uma cara local, aqui ele está sendo chamado Olhar Jaboatão. “O projeto tem como principal objetivo identificar e corrigir problemas visuais. E para isso, contamos com os professores, que estão diariamente com os alunos e podem fazer a triagem necessária para o atendimento clínico”, afirmou Bruno. “Após os exames, se necessário, serão entregues óculos aos jovens”, completou.

A princípio, serão mais de 40 mil alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). Depois o projeto atenderá às modalidades Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a realização das consultas e entrega de óculos aos alunos, a Secretaria de Saúde de Jaboatão firmou parceria com o Serviço de Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV) e com o Serviço de Olhos de Pernambuco (SEOPE).

O investimento total do projeto está estima do em, cerca de, R$ 500. Como o projeto Olhar Brasil é um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e o Ministério da Saúde, ambos financiarão os recursos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/08/22/NWS,413528,52,556,JABOATAO,2132-PROJETO-OLHAR-JABOATAO-INICIA-ATIVIDADES-PROFESSORES.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário