Foto: Valter Andrade
Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram presentes
Cerca de mil pessoas tomaram conta das ruas de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta terça-feira (31), em protesto ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A grande caminhada, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, levou estudantes, professores, membros do Comitê, conselheiros tutelares, gestores municipais e comerciantes para participarem do evento, encabeçado pelo slogan “A batalha agora é outra”.
O secretário executivo de Direitos Humanos, Cláudio Carraly, esteve presente na ocasião e ressaltou a importância da iniciativa. “Hoje, eu considero esta data um momento histórico, transformador e um momento da cidadania de Jaboatão dos Guararapes. Este tema supera todas as diferenças políticas e ideológicas, mobilizando todos em prol das crianças e adolescentes do nosso país”, disse Carraly.
“É só através da conscientização que a gente vai conseguir com que todas as pessoas conheçam os direitos e deveres das crianças e adolescentes, principalmente relacionados à sexualidade. Então, é importante que todos estejam mobilizados e participem da campanha junto com a gente”, comentou a secretária executiva da Mulher, Ana Selma.
O evento também contou com vários grupos da Terceira Idade, dentre eles o Movimento Saúde, presidido pela dona de casa Maria José de Albuquerque. Ela não escondeu a satisfação de poder participar da ação. “Tenho o maior prazer de estar aqui, neste lugar. Não podemos cruzar nossos braços e nos sentirmos impotentes quanto a estes abusos e violações dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.
Centenas de estudantes da rede pública também estiveram envolvidos na ação. É o caso de Maria Beatriz Sousa, de 16 anos, que participa pela segunda vez da caminhada e afirma que estará presente no próximo ano. "Acho muito importante a nossa participação nessa campanha, porque nós que sofremos com todo esse abuso. temos que lutar e, assim, conseguiremos a vitrória", contou a estudante.
“A gente quer combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. É um momento único, todo o estado trabalha hoje com essa data. Estamos na nossa segunda caminhada e contamos com as crianças das escolas da rede pública de ensino, porque elas transmitem com mais facilidade o nosso recado”, enfatizou o coordenador do Núcleo Projovem Adolescente, João Batista Junior.
Para a secretária executiva de Assistência Social, Carmem Galvão, o objetivo da campanha é de sensibilizar a sociedade para que denuncie sempre que presenciar casos de violência sexual, além de conscientizar e encorajar as vítimas, que em geral tem medo e vergonha de falar sobre a violência. O telefone do Disque Denúncia é o 100.
Representando Elias Gomes, o chefe de gabinete do prefeito, Jaime Correia, disse que as grandes conquistas da democracia e da sociedade civil sempre contaram com a ajuda do povo, que é aliado a uma estrutura governamental. "O melhor trabalho começa dentro da nossas casa, logo, precisa haver compromisso, responsabilidade. Juntos, daremos toda a contribuição para acabar com todo esse abuso contra crianças e adolescentes”, disse Jaime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário