Secretaria de Saúde capacita médicos, psicólogos e assistentes sociais para ampliar o atendimento a pessoas dependentes de fumo
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu o número de 4 milhões de mortes anuais, isso significa que são mais de 10 mil mortes, por dia, em todo o mundo.
Diante desses números, a organização instituiu o dia 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco, com o intuito de dar orientações à população sobre os malefícios que essa doença causa a sociedade.
“São mais 50 doenças diferentes que são causadas, direta ou indiretamente, pelo tabaco. E isso não afeta só o fumante, mas toda a sociedade, pois aumenta o custo social. As pessoas têm que entender que o fumo faz com que o indivíduo adoeça mais rápido e a capacidade produtiva diminua antes do tempo”, lembrou o pneumologista Marcos Botelho.
Pensando em ampliar as equipes que atuam na abordagem e tratamento de fumantes, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta terça-feira (31/05), uma capacitação com médicos, psicólogos e assistentes sociais, que atuam em Núcleos de Apoio a Saúde na Família (NASFs) e em Programas de Saúde da Família (PSFs).
“O objetivo é preparar esses profissionais para também atuarem na abordagem e tratamento de pacientes na rede municipal de saúde”, explicou a coordenadora do Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo, Renata Cavalcante.
O encontro que se iniciou às 8h, no Hotel Dan Inn, em Piedade, foi dividido em dois blocos. Na parte da manhã, o médico pneumologista Marcos Botelho deu palestras sobre vários temas relacionados ao tabagismo. E na parte da tarde, foram realizadas oficinas práticas sobre abordagem e tratamento do fumante.
“Além de enfatizarmos que o tabagismo é uma doença, falamos sobre a abordagem cognitiva e comportamental do fumante, quais são os aspectos psicológicos e fisiológicos e quais tratamentos são indicados”, contou Marcos Botelho. “As atividades de abordagem e orientações para o tratamento foram feitas com pessoas dependentes de fumo, que já participam do nosso programa. A ideia é simular o que os profissionais vão encontrar nas unidades de atendimento”, completou Renata Cavalcante.
PROGRAMA
Em Jaboatão dos Guararapes, há o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante que atende pacientes dependentes de cigarro, desde 2006. Nele, o fumante é avaliado por médicos e depois é encaminhado a um tratamento adequado. “Nós ainda disponibilizamos medicamentos, em casos necessários, para o tratamento”, afirmou Renata Cavalcante, coordenadora do Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo.
No segundo semestre, de acordo com o Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo, a campanha Ambiente Livre do Tabaco será implementada nas escolas do município. Será o Programa Saber Saúde. “Nossa intuito é erradicar o cigarro das escolas, bem como prevenir e trabalhar a conscientização nas crianças, adolescentes e jovens quais são os malefícios do tabaco”, falou Renata.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3721
Nenhum comentário:
Postar um comentário