quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jaboatão agiliza liberação das licenças ambientes para as obras de contenção do avanço do mar


Foto: Marcelo Ferreira


Os documentos foram entregues ao presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente


Jaboatão dos Guararapes é a cidade de Pernambuco que está com o projeto de contenção do avanço do mar mais adiantado. Na manhã desta terça-feira (12/07) o município deu mais um passo para a resolução do problema. É que o prefeito Elias Gomes, junto com a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Fatima Lacerda, executivo de Meio Ambiente, Ermírio Rego Barros e assessores especiais, se reuniu com o presidente da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Hélio Gurgel, para tratar de assuntos referentes às licenças ambientais necessárias para a continuação do projeto.

“Os projetos estão bem adiantados. Devido ao estado de emergência em que se encontra o município e petições judiciais para resolução imediata do problema, já estamos trazendo a documentação solicitando as liberações para que, enquanto o projeto executivo é finalizado, as licenças possam sair e até dezembro já possam ser iniciadas as obras. Acredito que até o final do primeiro semestre do próximo ano a obra esteja pronta. A partir dai serão feitas as obras de requalificação das áreas que foram danificadas pelo avanço do mar”, disse o prefeito Elias Gomes.

Segundo Fátima Lacerda, secretária de Desenvolvimento da Cidade, a obra está orçada em R$ 30 milhões e irá engordar toda a faixa litorânea do município, que mede cerca de 9 quilômetros. “Essa é a primeira etapa do projeto. Os recursos já estão garantidos por uma emenda de bancada. A segunda será a requalificação de todas as áreas afetadas pelo avanço do mar. As jazidas de areia já foram encontradas e agora só falta a liberação das licenças para começarmos a obra que irá mudar a orla de Jaboatão”, explicou.

“Estamos acompanhando desde o início o projeto e essa é uma parte importante, a entrega da solicitação das licenças. Tive a satisfação de receber Elias e toda equipe trazendo todos os dados técnicos e científicos necessários para que o projeto transcorra bem. A CPRH se empenhará para o mais rápido possível termos essa obra, que será positiva para todo o estado, iniciada”, disse Hélio Gurgel, presidente do CPRH.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3813

Nenhum comentário:

Postar um comentário