terça-feira, 26 de julho de 2011

Secretaria de Saúde capacita membros da Igreja dos Mórmons para o Dia D


Foto: Rose Albuquerque

O Dia D contra a dengue ocorrerá durante todo o dia


Serão cerca de dois mil voluntários, apenas em Jaboatão. Integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja dos Mórmons, farão uma o Dia D contra a dengue, no próximo sábado (30/07). E para preparar essas pessoas, a Secretaria de Saúde de Jaboatão realizou uma capacitação na tarde deste domingo (24/07), em todas as capelas do município.

Na Capela da Ala Massaranduba, localizada em Prazeres, o encontro durou cerca de uma hora. A coordenadora de Controle Vetorial da Dengue, Daniela Anastácia, exibiu um vídeo, que durou 20 minutos. E depois, os participantes puderam tirar as dúvidas.

“Em toda ação de combate à dengue, é importante que se saiba identificar os principais locais que servem de criadouro do mosquito da dengue, os sintomas da doença e os ciclos do mosquito. Por isso priorizamos exibir este vídeo que traz todas as informações sobre isso. Mas sabemos que as pessoas têm muitas dúvidas sobre o assunto, por isso abrimos espaço para essa conversa”, explicou Daniela.

No encontro, havia cerca de 40 membros líderes da igreja. Para o presidente Leonel Lopes, o momento foi oportuno e proveitoso. “Esse momento é muito importante para nós. Nós temos muitas dúvidas sobre o cuidado que devemos tomar para evitar a proliferação do mosquito da dengue. E não poderíamos desenvolver uma ação sem o conhecimento necessário”, salientou.

Durante esta semana, os membros líderes passarão todas as informações recebidas aos voluntários que atuarão no Dia D contra a dengue. “Além dos nossos irmãos, participarão desse dia, os “amigos da igreja”, ou seja, aqueles que visitam nossos templos”, disse Leonel.

PROGRAMA

O programa “Mãos que ajudam” é uma ação simultânea da igreja realizada em todo o país. Ela mobiliza cerca de 120 mil voluntários. Em Pernambuco, os municípios de Jaboatão, Recife e São Lourenço da Mata receberão o mutirão. A expectativa é que, apenas em Jaboatão, duas mil pessoas participem do programa.

“Essa ação é uma forma de conscientizar os nossos membros e toda a população sobre os serviços públicos. Além disso, é nosso dever servir à população com nossas orientações. E a dengue é uma doença que, se não combatida, pode se tornar um problema social de grande densidade”, explicou Paulo de Tarso Almeida Saihg, diretor de Assuntos Públicos Regional da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

DIA D

No dia 30 de julho, será feito um mutirão composto de voluntários. Eles sairão das capelas, munidos de panfletos de orientação de combate à dengue, bem como de blocos a serem preenchidos de Notificação de Dengue quando for encontrado algum foco. Na segunda-feira (1º/08), os líderes da igreja em Jaboatão irão entregar os blocos (preenchidos ou em branco) à Secretaria de Saúde Municipal.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3842

Nenhum comentário:

Postar um comentário