sábado, 16 de outubro de 2010

Matriz de Santo Amaro construída em 1671

                                           Foto Cobra Cordelista

Ontem ...       

       
Com a criação da Paróquia em 1598, sob a invocação de Santo Amaro, Bento Luiz de Figueirôa, dono do Engenho São João Batista, fez a doação de terrenos e de vultosa soma em dinheiro para que fosse construída a Igreja Matriz. Em 1691 o vigário da freguesia de Santo Amaro, Pe. Adriano de Almeida em virtude da Igreja-Matriz encontrar-se bastante arruinada e então mal situada resolveu construir um novo templo de pedra e cal, com arcos, portas e cornijas de cantoria, e com duas capelas, tudo com a perfeição possível para com mais decência se celebrarem os divinos ofícios e em que se gastaram oito mil cruzados (Pereira da costa).

Foi desta maneira, o Pe. Adriano de Almeida quem construiu e foi o primeiro vigário da atual matriz de Santo Amaro. Em 1746, o vigário de Jaboatão tinha jurisdição sobre 15 capelas. No dia 13 de Fevereiro de 1870 foi dada a benção do novo sino da matriz.

Em 1852 , data em que se encontra no seu frontespício, sofreu a matriz uma completa remodelação e foi ampliada para as proporções atuais, com uma única torre, a do lado leste. Em 1915, todo o templo foi reformado sofrendo alguma transformação interna. Em 1920, o vigário Padre Chrmacio  Leão Teixeira da Silva, construiu a torre do lado Oeste e em 1922, ladrilhou-a de mosaico. 

Fonte: Jaboatão dos meus avós  pag. 79/80 de Van-Hovem Ferreira Veloso editado  em 1978.


Com certeza os cavalos eram bem amarrados, enquanto seus donos freqüentavam a missa em épocas remotas, alguns de fraque muito elegantes, enquanto suas senhoras e as sinhazinhas com suas mucabas exibiam a renda de seus vestidos luxuosos, pois Jaboatão era uma prospera cidade, cheia dos ricos Barões da cana de açúcar , Usineiros (Usina Alvorada , Usina Muribeca e Usina Bulhões)e comerciantes abastados, que com certeza iam a missa de forma contumaz , acompanhados de seus escravos.

O editor.
 Hoje ...

A igreja da matriz de Santo Amaro é cultura e tradição de Jaboatão dos Guararapes. Ainda hoje povo de fé de nossa cidade, faz ali as suas orações petições ao Santíssimo neste santuário, e quem esta a frente deste rebanho há três anos é o Pe. Salesiano Jammes, que foi ordenado em substituição ao padre Mariano que esteve à frente da paróquia por cinco anos.   No mês de janeiro a comunidade se reúne para realizar a festa do Padroeiro Santo Amaro e milhares de pessoas seguem em procissão todos os anos, em louvor a Deus e agradecimentos por bênçãos alcançadas, e esta tradição acontece a mais de trezentos anos em nossa cidade.  Para assistir uma missa nesta linda paróquia, você pega a estrada da Muribeca (aquela que se inicia na Nestlé) passa Muribeca conjunto, avança até Muribeca dos Guararapes e segue em frente até Jaboatão Antigo (Centro) cheio de prédios antigos e casarões seculares que tão bem preservam a nossa história. Recomendo não esquecer uma maquina fotográfica, você vai ficar encantado(a) com a história da nossa cidade, e vai querer registrar tudo.

Fonte: Edir Pinto Peres vice-prefeito de Jaboatão.


No domingo os carros modernos e inclusive importados enchem a rua da matriz, dizendo que a sociedade evoluiu. Não há mais escravidão, e o povo livre de Jaboatão dos Guararapes Guarda a mesma fé de seus antepassados. O Rico e o pobre, o negro e o branco, o homem e a Mulher,  se reúnem no santuário para preservar a fé , e na liturgia , de mãos dadas caminham na direção de um futuro abençoado na presença do Santíssimo
O editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário