quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serviços Urbanos Mercados de Jaboatão têm limpeza reforçada


    
Prefeitura contratou empresa que melhorou serviços em todos os pontos de compras

A Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento contratou através de licitação uma empresa para fazer a limpeza dos mercados das Mangueiras, Prazeres, Jordão, Curado II, Cavaleiro, Curado IV, Mangueira, Jaboatão Centro. A ação tem agradado clientes e comerciantes, que estão satisfeitos com o padrão sanitário que está sendo garantido pelo Governo Municipal.

Em Jaboatão Centro, 26 profissionais garantem a limpeza da feira, do mercado e das redondezas. “O lixo todo era depositado debaixo de uma ponte, causando uma sujeira enorme. Desenvolvemos um sistema agora em que ele é levado até a Moenda de Bronze e removido diariamente”, explica o encarregado pelo serviço Marco Aurélio (funcionário da prestadora de serviço).

A comerciante Lucia Severina diz que o que mais lhe agradou foi a melhoria nos banheiros do Mercado de Jaboatão Centro. Ela, que trabalha com venda de frutas e verduras na feira, acredita que um ambiente limpo além de conforto para os trabalhadoros vai também trazer mais clientes para o comércio: “antigamente era muito sujo ali, a pessoa ia uma vez e não voltava”.

“No passado, a limpeza dos mercados era feita por poucos funcionários da estrutura da Prefeitura. Mas além de serem poucos alguns deles já estavam se aposentando e outros doentes”, explica o secretário Evandro Avelar. Hoje a Adlin, empresa que concorreu com outras 24 e venceu a licitação, dispõe de 120 funcionários e 12 encarregados. Com isso, mais do que dobrou o número de trabalhadores no serviço. O investimento mensal do Governo Municipal é de R$200 mil.

Encarregada pela supervisão da limpeza no Mercado das Mangueiras, Elisângela Teixeira de Amorim, explica que a empresa também disponibiliza “uma série de equipamentos: bombas de pressão, enceradeiras, caminhões pipa, material de limpeza, além de garantir luvas e tudo que é necessário para a saúde dos trabalhadores”, explica.

Em 2009, de forma emergencial foram destacados garis, durante um certo tempo, para diminuir o problema que era antigo de limpeza nos mercados jaboatanenses. Com a contratação da empresa foi possível fazer a melhoria na limpeza dos banheiros e algumas outras melhorias no serviço. Comerciante no Mercado de Prazeres, Josineide Cleonice, diz que “as meninas realmente zelam bastante. Agora, ainda tem alguns clientes que sujam demais”.

Funcionária da Adlin, Sandra Maria, dá o recado. “Como a limpeza melhorou, 90% das pessoas começaram a respeitar o nosso trabalho, mas ainda existe uma minoria de mal educados que joga o que não deve no chão e nos dá bastante trabalho”. Explica, lembrando que nos primeiros dias de trabalho era comum ver a depredação dos equipamentos e baderneiros sujando as paredes dos banheiros. Para ela, “limpeza é também uma questão de educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário