quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Engenho suassuna tem sua feira do gado todos os domingos

 
Todo domingo é dia da feira do gado, no engenho Suassuna, lote 23. Já virou tradição na cidade de Jaboatão, todo domingo é assim, eles se reúnem para vender uma mula, trocar um cavalo ou até mesmo vender-lo, comprar uma sela, um arreio e etc...


Já é tradição, todo mundo começa tomando uma lapada de cachaça, para abrir os caminhos e servi de combustível para aguentar o dia, seja de calor ou frio, pois a cachaça tem esses poderes mágicos, e no final é claro uma cerreginha (como diria o velho Lula - Luiz Gonzaga, rei do baião), para lavar por dentro. Alguns exageram é verdade, mas são tudo gente boa, pacifica, apesar de não abrir mão de um bom facão na cintura.


A feira vai transcorrendo na maior calma, as pessoas vão chegando com seu cigarrinho de fumo, uma lapadinha de cachaça aqui e outra acolá, uma fofoca nova e o dia vai passando devagar, sem muita pressa.


Vindo ao Nordeste visite uma feira de gado, você vai gostar do clima agradável que essas feiras exalam, e se for em Jaboatão, e muito melhor. Quem ama a cultura tem obrigação de preservar e apoiar atividades assim. Por lá você sempre vai encontrar um cabra quente chamado Chalega aboiador e Raildo de Muribeca, bom vaqueiro. Entre outras figuras carimbadas do campo vão poder encontrar com Cobra Cordelista, presidente do conselho de cultura de Jaboatão, escritor e cantor, que se dedica com amor a tradição e a cultura de sua cidade, Jaboatão dos Guararapes.


O editor.


Vejam algumas fotos da feira do gado do Engenho Suassuna :


 Chalega Aboiador


 Cobra Cordelista - Presindente do conselho de cultura de jaboatão





Raildo vaqueiro

Um comentário: