quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jaboatão agora tem Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Foto: Marcelo Ferreira

Representantes dos Governos Federal, Estadual e da Prefeitura participaram

O prefeito Elias Gomes e o secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Claudio Carraly, receberam representantes de diversas entidades e dos Governos Federal e Estadual, que participaram da solenidade de lançamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O colegiado funcionará na nova sede da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã na Rua Osório Borba, nº 200, em Piedade.

Para Elias, "segurança não é questão de polícia apenas. É também, mas não é apenas". Por isso, o gestor fez questão de ressaltar que o lançamento do GGIM era um dia que estava sendo muito esperado e que foi uma felicidade grande para ele como gestor participar dessa primeira reunião.

"A partir de abril do ano passado, os números da violência em Jaboatão começaram a baixar com uma intensidade forte", declarou o secretário Claudio Carraly, citando o início dos trabalhos da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Jaboatão e especialmente a Operação Sossego. Para ele, o GGIM será uma "conversa entre parceiros governamentais sobre os problemas da segurança pública no Município".

Delegada de Jaboatão Centro, Patricia Domingos, acredita que "precisamos aprofundar esses laços prefeito Elias, pois a criminalidade é inteligente e vem criando estratégias para escapar das nossas ações", afirmou, citando problemas reais que vem enfrentando em sua regional. Consultora do Ministério da Justiça, Denise Maya, lembrou que o lançamento do GGIM era apenas a continuidade de uma parceria que já vem sendo implementada na prática.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal faz parte do Pronasci, programa do Governo Federal que tem como objetivo prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais através da articulação de ações de segurança pública com políticas sociais integrando União, Estados e Municípios. Jaboatão foi incluso no programa em 2007 e a implantação do GGIM é uma das exigências para efetivar a participação da cidade.

Fazem parte do Pronasci 94 ações que incluem desde criação e recuperação de espaços públicos de lazer, até ações repressivas, sempre atentando para a cidadania como chave para a prevenção da violência. Também está prevista a criação de um banco de dados com informações sobre os índices de violência da cidade, para auxiliar na avaliação, monitoramento e planejamento das ações do Pronasci.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2954

Nenhum comentário:

Postar um comentário