terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atleta Jaboatanense se consagra campeã brasileira de Pentatlo Moderno

Foto: Divulgação



O talento expressivo da nadadora está recebendo o apoio intenso do Governo Municipal


A jovem atleta jaboatanense, Carolline Gomes, conquistou no último final de semana no Rio de Janeiro, o título inédito de campeã brasileira de Pentatlo Moderno na categoria 12 anos. Iniciante na modalidade e com pouco mais de um mês de treinamento intensivo, a nadadora completou no tempo as provas de 50 m livre de natação e o percurso de 1 km de distância. A participação na competição encerrou também a temporada esportiva da atleta em torneios este ano.

De acordo com o pai de Carolline Gomes, José Gomes Barbosa Júnior, “essa grande conquista inédita deve ser compartilhada pelos pernambucanos e também pelos jaboatanenses”. Segurando a bandeira de Jaboatão dos Guararapes, a atleta ainda prestou homenagem a sua terra natal durante a entrega das medalhas. Em virtude do talento expressivo de Carolline, o Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer vem apoiando o desempenho da nadadora nas últimas competições.

Para o secretário de Esportes e Lazer do Jaboatão dos Guararapes, Iron Mendes, essa conquista, dentre tantas já obtidas pela Carolline, demonstra o grande potencial da atleta. “A cada competição ela mostra o alto potencial de rendimento que possui. Acreditamos que a Carol tem uma ampla oportunidade de crescer intensamente na natação, com uma participação de peso nas olimpíadas de 2016”, destacou Mendes.


Currículo

Carolline Gomes é moradora do Curado IV, e desde os oito anos de idade iniciou sua trajetória na natação em vários clubes de Pernambuco. Com 12 anos, a atleta vem ampliando o currículo de vitórias e de grandes participações em campeonatos nacionais e regionais. Só este ano, na categoria petiz 2 de natação, Carolline se consolidou como campeã pernambucana; do Campeonato Nordeste; Norte- Nordeste e recebeu o troféu Fita Azul (4-estilos), pela sua atuação.

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3041

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Palestra motivacional reúne mulheres em Jaboatão

Foto: Divulgação


Diversos temas temas foram abordados no encontro que aconteceu em Cajueiro Seco


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com as Secretarias de Promoção Humana e Especial da Mulher, realizou, ontem, na Quadra do Neco, em Cajueiro Seco, mais uma palestra do projeto “Um exercício para Cidadania das Mulheres do Cabo e Jaboatão”. O curso foi ministrado pela assistente técnica, Joset Costa. “O objetivo da palestra foi proporcionar às mulheres de diversas áreas, como saúde, educação e administração, a oportunidade de refletir e debater sobre um tema comum ‘a importância da mulher na sociedade em diversos aspectos, como o profissional, o social e o familiar”, explica Joset.

A estudante Rebeka Diniz, de 24 anos, não se arrependeu de ter feito o curso. “O tema foi tratado de forma ampla e com clareza e, ao final, a palestra nos deixou um grande sentimento de motivação, que serve de inspiração para lutarmos por uma sociedade melhor e igualitária”, disse.

“Tivemos um resultado proveitoso. Objetivamos falar para as mulheres de um modo geral e não apenas para um determinado tipo de mulher. E foi exatamente isto que ocorreu com a participação de mulheres de todos os tipos, profissões e idades, atingindo assim, a mulher como um todo”, explica Joset Costa.

No evento, foram abordados os seguintes temas: cidadania, responsabilidade do setor público; histórico sobre movimentos das mulheres no Brasil, gênero, igualdade e direitos; necessidades práticas e interesses estratégicos e avaliação.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3029

sábado, 27 de novembro de 2010

Domingo sai o campeão da 2ª Copa Municipal de Futebol



Os jogos finais acontecem pela manhã no Estádio Jeferson de Freitas

Após nove meses de disputas, no próximo domingo (28/11) Jaboatão premiará o grande campeão da 2ª Copa Municipal de Futebol. As finais do torneio vão acontecer no Estádio Jéferson de Freitas. O primeiro jogo será às 8h45 entre os times Flamengo da Regional Muribeca e A Família da Regional Praia. Logo em seguida, às 10h30, lutando pelo 3º lugar, a disputa vai ser entre o Criciúma da Regional Muribeca e o Del Rei de Prazeres.

Depois da decisão, os quatro times receberão premiação com troféus, medalhas e um padrão de uniforme para cada jogador. Além dos prêmios, o primeiro colocado participará em março de 2011, patrocinado pelo Governo Municipal, da Copa Intermunicipal que reúne os campeões de cada município, numa espécie de intercâmbio esportivo. A previsão é que a cidade de Bezerros seja a sede do torneio. De acordo com o gerente de Esportes, Ronaldo Ribeiro, durante o decorrer dos jogos os 134 participantes fizeram uma avaliação muito positiva da organização e da realização desta iniciativa em Jaboatão.

Em relação ao torneio, que vem sendo realizado desde o mês de março, o gerente de Esportes destacou, ainda, o aumento da adesão dos grupos de futebol do município dentro do campeonato. “A participação aumentou em mais de 100% no segundo ano consecutivo da copa municipal. E isso é um reflexo do trabalho que desenvolvemos no ano passado”, frisou Ribeiro. Neste segundo ano, a competição se consolidou também como atividade fixa no calendário da cidade.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3038

Prefeitura realiza a I Feira Solidária Feminina em Candeias



Mulheres artesãs do Município poderão se inscrever, na Secretaria Especial da da Mulher


A Secretaria Especial da Mulher convoca as mulheres artesãs do Jaboatão para participarem da I Feira Solidária Feminina realizada pela Prefeitura Municipal, entre os dia 4 e 5 de dezembro, no Mercado do Peixe. O mercado fica, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, próximo ao Beto’s Bar, em Candeias. As interessadas deverão procurar a sede da própria Secretaria localizada, na Rua Domingos Sávio, 119, em Piedade, para fazerem as suas inscrições. A Feira será voltada para o empoderamento das mulheres, dando a elas a oportunidade de comercializarem a sua produção e, assim, garantirem a sua emancipação financeira.

A chefe de Núcleo, da Secretaria da Mulher, Margarete Calado informou que com este evento, o governo investiu na promoção dos grupos produtivos de mulheres do Jaboatão, dando mais visibilidade aos trabalhos delas, mostrando a variedade da sua produção e abrindo um canal para comercialização. "Nosso objetivo é fortalecer a produção coletiva das jaboatanenses, tornando-as independentes social e financeiramente”, avaliou ela.

A coordenadora de Unidade Produtiva, Astanilsem Duarte, da Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social, informou que 13 grupos sócio produtivos que são trabalhados pela Promoção Humana também estarão participando deste evento e tendo a oportunidade de expor os seus produtos artesanais. Esse mesmo grupo de artesãs do Jaboatão que participa da I Feira Solidária também marcará presença no Pernambuco Feito a Mão, do Governo do Estado, que acontecerá, na primeira quinzena de dezembro, com local ainda a ser definido.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3035

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Zé Ramalho e Capim Cubano se apresentam na virada do ano em Jaboatão

Foto: Marcelo Ferreira


A expectativa é que o evento reúna mais de 50 mil pessoas na orla de Candeias


Na virada do ano na noite do dia 31 de dezembro a praia de Candeias estará repleta de grandes atrações para recepcionar a população jaboatanense e comemorar em ritmo de festa a entrada de 2011. Para a abertura do evento, a Banda Capim Cubano se apresenta às 22h, seguido da queima de 20 minutos dos fogos de artifícios. As apresentações continuarão a partir da 0h30, com o cantor Zé Ramalho, às 2h com o Maestro Forró e a Orquestra da Bomba do Hemetério, encerrando ao som da Orquestra de frevo Brasil Tropical. Durante toda a festa, o público poderá também curtir a banda local Cascabulho, na tenda eletrônica armada perto dos camarotes.

A estrutura destinada ao evento será montada na orla da praia de Candeias, no trecho de areia entre os bares Gaiamum Sertanejo e o Du Maranhão, com ornamentação produzida de material reciclado e bastante iluminada, ressaltando o tema Jaboatão, a Cidade de Vida Nova. No palco, os painéis em led e os telões de projeções estarão programados com fotos e mensagens sobre a cidade, para serem visualizadas a todo o momento pelas pessoas. Conforme o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho, a área comportará cerca de 70 mil pessoas. “É esperado para o dia mais de 50 mil pessoas. Temos essa média pela mobilização de vários moradores da orla que vêm convidando a população e colocando em seus prédios faixas referentes ao ano novo do município”, destacou Ivan Lima Filho.

Até o final das comemorações de reveillon, a segurança do local será organizada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar junto ao Grupo de Bombeiros. Além disso, mais de 250 pessoas estarão trabalhando no atendimento de saúde emergencial, no Conselho Tutelar entre outras áreas. “Nosso objetivo é oferecer uma festa segura e ainda mais alegre que a do ano passado, promovendo integração e uma grande confraternização entre os moradores de todas as seis Regionais”, ressaltou o secretário.

Para o dia, as pessoas vão poder alugar também um dos 20 camarotes de 60 m² construídos na área de eventos. Os alugueis já podem ser solicitados na Secretaria de Cultura e Eventos, na Rua Comendador Didier, 345, em Piedade ou através do número 3462-4440. Os preços dos camarotes variam de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil. O valor arrecadado será destinado em 2011 ao Fundo Municipal de Assistência Social, da Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3036

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Igreja de Nossa do Rosário em Jaboatão centro



A igreja de Nossa do Rosário foi construída em 1935, quando era prefeito o Dr. Epitácio Belém. Esta igreja levou 25 anos para ser construída e foi idealizada pelo Padre Chromácio Leão, que não teve prazer de celebrar a primeira missa, porque veio a falecer antes de sua inauguração.

A igreja deu nome à praça, ao lado do Cinema Samuel Campelo e estas edificações compõem um belo  sitio histórico de nossa cidade, ao lado de outras edificações importantes.

Em 1954 por doação do Dr. Zeferino Ferreira Veloso, foi inaugurado o  atual sino da igreja, a doação foi realizada por sua família obedecendo à vontade do mesmo, já na época falecido.

O editor.

Prefeitura já asfaltou 400 metros da Avenida Manoel Carneiro Leão

Foto: Marcelo Ferreira


Obras de contenção de encostas também serão realizadas no local



A Prefeitura do Jaboatão concluiu a execução do serviço de pavimentação e drenagem de um trecho de 400 metros da Avenida Manoel Carneiro Leão, localizada no bairro de Dois Carneiros. Cerca de 50 homens estão envolvidos na ação, realizada pela Secretaria de Obras e Manutenção. O gerente de Manutenção, Roberto Rocha informou que faltam ser pavimentados pouco mais de 2 mil metros da avenida. Segundo ele, a Manoel Carneiro Leão, no passado, foi pavimentada em paralelepípedo, mas com o tempo o paralelo foi se desgastando e as condições de tráfego ficaram complicadas.

Roberto Rocha disse também que a Prefeitura do Jaboatão vai construir as contenções de encostas que irão permitir o acesso do local até o bairro do Zumbi do Pacheco. “Fico feliz com o serviço. Isso vai valorizar nosso bairro e melhorar nossa vida também”, declarou a dona de casa Severina dos Santos. Para o adolescente Paulo Batista, a pavimentação é motivo de festa e alegria. "Há muito anos que, esperávamos que fosse feita. Vai acabar com os problemas causados pelas chuvas e com os buracos”, disse Paulo. O marinheiro José Correia também comemora o andamento da obra. "O que mais preocupava era o trânsito intenso dos ônibus e, com as poças de lama, o perigo era maior. Com o asfaltamento da rua, a situação vai melhorar”, aposta o marinheiro. 
 
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3027

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto beneficia moradores da Vila Boa Esperança, no Curado.



A ação vai oferecer informações e disponibilizar documentação aos moradores da área


Funcionários da Regional Curado, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, foram às ruas, nesta terça-feira (23), entregar os convites para o novo trabalho de apoio aos cidadãos, que será realizado nesta quarta (24/11).

O evento é um projeto do Serviço de Orientação Jurídica (SEORJ) que tem como intuito oferecer informações e disponibilizar documentação aos moradores dos bairros que fazem parte da Regional. Os serviços oferecidos também beneficiarão as pessoas que necessitarem de orientações em questões nas áreas criminal, civil, trabalhista e referente a outros setores que sejam pequenas causas.

De acordo com os organizadores, o projeto será realizado pela primeira vez no Bar do André, na Vila Boa Esperança, no bairro de Curado II. Os interessados poderão comparecer ao local das 8h às 12h.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prefeitura convoca entidades para eleições do Conselho Municipal da Juventude



As inscrições poderão ser realizadas, nos dois turnos, na Secretaria de Juventude

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abre a partir desta terça-feira (23/11), o processo de inscrições dos representantes que vão concorrer no dia 17 de dezembro, aos setes assentos da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude. Para fazer parte das eleições, as entidades devem obedecer os requisitos solicitados no edital de convocação (ver no link abaixo).Estar envolvida por no mínimo um ano com trabalhos voltados a juventude, é uma das condições pré-estabelecidas. O cadastro de participação poderá ser realizado na Secretaria da Juventude, na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, em Piedade, pela manhã, das 9h às 12h e no turno da tarde, das 13h às 16h.

A formação do Conselho é uma conquista inédita na cidade e foi proposta, inicialmente, pelo Governo Municipal. De acordo com a gerente da Juventude, Luciana Cavalcanti, o posicionamento da gestão para viabilizar este espaço, “prova o compromisso do governo com as políticas públicas de juventude”. Após as eleições, os primeiros representantes do órgão, tomarão posse até o final de dezembro. “Estamos organizando a solenidade entre os dias 20 e 30 do próximo mês”, complementou a gerente de Juventude.

Com a posse, os 14 representantes (7 da sociedade civil e 7 governamentais), vão iniciar as atividades do Conselho a partir do primeiro dia útil de 2011. O atendimento terá acesso livre, dentro de uma estrutura independente, anexada a Secretaria Municipal da Juventude, que já está sendo projetada. Segue link referente ao edital de inscrição:

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3008

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encenação da Batalha nos Montes Guararapes /PE.



Cobra Cordelista, presidente do Conselho de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, ao lado de Fernando Pimentel, primeiro Jesus Cristo do espetáculo da Paixão de Cristo, em nova Jerusalém, e hoje ator e diretor da Batalha dos Montes Guararapes.

Fernando Pimentel e  Rui Aguiar, diretor da Metron Produções que realiza o espetáculo nos Montes Guararapes. O espetáculo é sucesso de público, com 64 atores e duzentos e cinquenta figurantes.

O editor.




Residências com 97% dos focos de dengue em Jaboatão



As áreas consideradas críticas receberão tratamento diferenciado

A Secretaria de Saúde de Jaboatão divulgou, sexta-feira (19/11), o resultado do VI Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) desenvolvido entre os dias 25 e 29 de outubro nas seis regionais do município. O Núcleo de Vigilância e Controle da Dengue enviou equipes especializadas para realizar visitas domiciliares e quantificar o Índice de Infestação Predial (IIP) nas comunidades de Jaboatão. O resultado obtido nos 11 dias de trabalho é de que 97% dos focos do mosquito transmissor estão dentro dos imóveis das pessoas.

De acordo com o chefe de núcleo de Dengue, José Lancart Lima, para cada 100 imóveis inspecionados 3,3% estão com focos da dengue. “Se houver uma maior atenção das pessoas, no cuidado em relação a água parada, poderemos reduzir drasticamente este resultado”, afirma Lancart. Lima explica que a Secretaria de Saúde dispõe 220 agentes que fazem visitas rotineiras na casa das pessoas e repassam as informações da doença e formas de prevenção, além de realizar o tratamento nos focos.

Com o resultado do LIRAa, que foi o último deste ano, serão priorizadas com ações as áreas consideradas críticas como Cajueiro Seco, Cavaleiro, Jaboatão Centro e Sucupira. “O levantamento nos mostrou que estas localidades estão comprometidas com o aumento do índice. Iremos promover mutirões nos lugares para atender com mais agilidade”, reforça Lancart. Ele pede colaboração da população e ressalta que o governo apenas não conseguirá erradicar a dengue. “Os jaboatanenses tem que estar interados conosco para alcançarmos a vitória na guerra contra o mosquito”.

As recomendações para evitar focos do mosquito da dengue é não deixar água parada em cisternas, vasos com plantas, tonéis e pneus. Os sintomas da doença vêm com febre de até sete dias e pelo menos dores na cabeça, nos olhos, nas articulações, dores musculares e manchas vermelhas. 

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2991

sábado, 20 de novembro de 2010

Jaboatão comemora Semana da Música



Durante a próxima semana acontecerão apresentações de dança e música em Escolas


Entre os dias 21 e 27 de novembro, o município do Jaboatão dos Guararapes comemora a Semana da Música. Na terça-feira (23), a Escola Vereador Antônio Januário promoverá apresentações de música e dança para alunos dos três turnos. As atividades pretendem interagir com os espectadores presentes e profissionais da escola através de jogos musicais com apresentações dos professores de música Eduardo Simões e Alisson, e o professor de capoeira, Dendê, além de expor os trabalhos realizados com os alunos durante o semestre. Uma das apresentações pretende não só homenagear a semana da música, mas também a semana da cultura afrobrasileira. Entre os dias 22 e 24, a escola Jaboatão dos Guararapes também fará atividades de coro musical, dança e percussão em homenagem a semana.

fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Recuperação da praça do coreto em Jaboatão

Recuperação da praça do coreto em Jaboatão. É mais uma ação positiva do governo Elias Gomes para a Cidade de Jaboatão dos Guararapes, que este faz blog questão de registrar! 

O editor. 




História viva de Jaboatão dos Guararapes


Prédios que contam a História de Jaboatão dos Guararapes, a Casa da Guarda. Residência do Padre Chromacio Leão e a sede da escola de samba rebeldes do Samba.

O editor.




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Elias Gomes comemora liberação de R$ 53 milhões para Jaboatão

 Foto: Marcelo Ferreira


Urbanização de áreas carentes, pavimentação e canais estão entre prioridades

Depois de ter as contas que estavam negativadas no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e no Cadastro Único de Convênio (CAUC) regularizadas, o município de Jaboatão dos Guararapes vai receber R$ 53 milhões para serem investidos na cidade. O prefeito Elias Gomes comemora a conquista e diz que a liberação dos recursos é fruto do resgate da credibilidade junto ao Governo Federal.

“A Prefeitura de Jaboatão não tinha nenhum acesso à linhas de financiamentos ou liberação de recursos por parte do Governo Federal em função da irresponsabilidade, da falta de prestação de contas e ai o Município de Jaboatão passou a ser uma cidade ficha suja. Nós trabalhamos para regularizar a situação, encaminhando convênios, prestação de contas e tomando as medidas administrativas e judiciais necessárias e, hoje, Jaboatão é ficha limpa e está regularizado no cadastro nacional”, comemora o prefeito Elias Gomes.

Para ele, “depois do sufoco dos dois primeiros anos, estamos partindo para liberar esses recursos e foi uma decisão do Governo e será sempre a decisão da gestão cuidar sempre prioritariamente dos que mais precisam”, garantindo que não haverá prejuízo para obras que beneficiam a toda a população como as de revitalização dos centros de Cavaleiro, Jaboatão e Prazeres.

Os valores mais significativos são para a urbanização do bairro de Aritana. Os recursos serão utilizados na relocação de moradias, abertura de ruas, construção de equipamentos públicos (praças, escola) e o saneamento da comunidade. A obra, a ser executada pelo Governo Municipal, receberá R$ 15,8 milhões. O secretário de Planejamento, Vavá Rufino, explica que foram enviados projetos desse porte para duas comunidades jaboatanenses, mas o Governo Federal aprovou inicialmente um bairro.

“Estamos fazendo 12 projetos integrados de urbanização. Esse será o primeiro de uma série”, explica, lembrando que as famílias removidas serão beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Ainda está prevista a liberação de R$ 430 mil para o Governo do Estado elaborar projetos em Aritana e R$ 780 mil para a Prefeitura de Jaboatão realizar obras de urbanização na comunidade de Comporta.

Além da urbanização de assentamentos precários, estão garantidos R$ 14 milhões para obras e projetos em canais, R$ 10,9 milhões para pavimentação de seis vias em Piedade e Candeias, R$ 8,6 milhões para a contenção de morros e encostas e R$ 2,4 milhões para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento.

As comunidades de Engenho Velho, Santo Aleixo, Zumbi do Pacheco e Sucupira serão beneficiadas com os recursos para morros e encostas. Todas ficam nas Regionais de Cavaleiro e Jaboatão Centro, onde estão concentrados o maior número de alto risco de desabamento. A previsão é que sejam beneficiadas diretamente cerca de 7.500 famílias com as obras a serem executadas pelo Governo Municipal.

Os canais que receberão obras são os de Cajueiro Seco e Nova Divinéia. O investimento será de R$ 13,5 milhões na obra. Também serão elaborados projetos para os canais de Sotave, Lagoa das Garças, Areeiro e Catamarã (R$ 450 mil). O prefeito Elias Gomes lembra também que uma emenda ao orçamento da União prevê também o revestimento dos canais de Rio das Velhas e Garapeira. 

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2980

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prefeitura cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa


FMI foi criado pela Lei 468, publicada no Diario Oficial do Município, no dia 13/11

O Prefeito Elias Gomes assinou a Lei nº 468, publicada no Diário Oficial do dia 13/11/2010, que cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa – FMI do Jaboatão dos Guararapes. Ele será gerido pela Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social e estará sob orientação e controle do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. O FMI funcionará como um instrumento de captação e aplicação de verbas, com o objetivo de proporcionar recursos e meios para realização de ações, programas, projetos e serviços para os idosos.

Sua proposta orçamentária constará na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e integrará o orçamento da secretaria ao qual está vinculado. As receitas do FMI serão constituídas de recursos oriundo de convênios, doações, auxílios, contribuições, subvenções, além das transferências dos Fundos Nacional e Estadual dos Idosos, e também, de entidades nacionais, internacionais, governamentais e não-governamentais.

De acordo coma secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Araújo com o advento do FMI o Conselho Municipal do Jaboatão fica mais fortalecido porque passa a contar com recursos próprios, por sua vez, também se fortalecem as entidades de classe, como as casas de acolhimento e centros de convivências conveniadas à Secretaria, além dos 30 grupos de idosos existentes no Município

terça-feira, 16 de novembro de 2010

XI Mostra de Teatro de Jaboatão



O evento aconteceu de 07 a 14 de novembro de 2010 no teatro Ariano Suassuna (colégio Souza Leão), com apresentação de teatro infantil e espetáculo adulto.

O evento foi produzido sob a direção do produtor J. Andrade e está na sua XI edição.

Parabéns e até o ano que vem!

O editor.



sábado, 13 de novembro de 2010

Batalha dos Guararapes

Foto: Marcelo Ferreira

Uma aula de história de Pernambuco

Espetáculo conta de forma didática episódios da formação do nosso povo

Tem início hoje a sexta edição do espetáculo “Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria”. A encenação narra diversos episódios da história pernambucana e culmina com uma reconstituição da luta histórica que deu origem ao exército brasileiro.

O espetáculo é encenado ao ar livre pela companhia de teatro Metron Produções, sob a direção de José Pimentel. O elenco de 65 atores e 250 figurantes se reveza em três palcos e o cenário natural do Monte dos Guararapes durante as duas horas de apresentação. O espetáculo é patrocinado pela Prefeitura de Jaboatão, com apoio do Governo do Estado.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2962

O prefeito Elias Gomes prestigiou o ensaio geral realizado ontem, 11 de novembro. Juntamente com convidados e autoridades, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares também fizeram parte da platéia. Para Paulo André, de 14 anos, “é o melhor espetáculo que eu já vi na história”, disse o menino, em entrevista a uma rede de televisão.

Segundo o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho, a idéia do espetáculo foi trazida com o objetivo de valorizar o patrimônio do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. “Através da retomada deste espetáculo, colocamos o nosso patrimônio em evidência no cenário nacional com forte participação do trade turístico pernambucano”, destaca Lima, lembrando que há três anos não era realizada a encenação.

O evento conta com mobilização da Prefeitura de Jaboatão, especialmente nas áreas de segurança, trânsito, saúde, limpeza e iluminação. “Toda a infraestrutura está sendo detalhadamente cuidada por diversos segmentos do Governo Municipal. Investimos um total de R$ 250 mil no evento.”, comenta o secretário.

“Desejamos que a iniciativa se torne uma aula espetáculo para o povo. Queremos proporcionar conhecimento a população, enfatizando que aqui foi estabelecido pela primeira vez o sentimento de pátria na nação brasileira “, ressalta Ivan Lima. A peça será aberta ao público. A estimativa é de que 10 mil pessoas passem por dia no Monte dos Guararapes.

Serviço:
“Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria”, de 12 a 15 de novembro, sempre às 20h, no Parque Histórico dos Guararapes

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponte das malvinas

A ponte das Malvinas é mais uma social do Governo Elias Gomes, fica em Jaboatão centro e facilitou o acesso com segurança de milhares de pessoas que por ali caminham todos os dias, para Duas Unas ou mesmo Santo Aleixo e vice versa, para fazer compras, levar as crianças para escolar etc...

O editor.





Leão Coroado 94 anos de história



Para construir o prédio Leão Coroado, fora adquirido o terreno da Refsa  pelo Prefeito Major Fábio Carneiro de Albuquerque Maranhão em 1916 e inaugurado para instalação da escola Municipal Leão Coroado, pelo Prefeito Dr. Alberto Carlos Paes Barreto em 1917.

Neste prédio já funcionaram o Fórum, a câmara de vereadores, a secretária de educação e hoje abriga a banda municipal!

O editor.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jaboatão agora tem Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Foto: Marcelo Ferreira

Representantes dos Governos Federal, Estadual e da Prefeitura participaram

O prefeito Elias Gomes e o secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Claudio Carraly, receberam representantes de diversas entidades e dos Governos Federal e Estadual, que participaram da solenidade de lançamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O colegiado funcionará na nova sede da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã na Rua Osório Borba, nº 200, em Piedade.

Para Elias, "segurança não é questão de polícia apenas. É também, mas não é apenas". Por isso, o gestor fez questão de ressaltar que o lançamento do GGIM era um dia que estava sendo muito esperado e que foi uma felicidade grande para ele como gestor participar dessa primeira reunião.

"A partir de abril do ano passado, os números da violência em Jaboatão começaram a baixar com uma intensidade forte", declarou o secretário Claudio Carraly, citando o início dos trabalhos da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Jaboatão e especialmente a Operação Sossego. Para ele, o GGIM será uma "conversa entre parceiros governamentais sobre os problemas da segurança pública no Município".

Delegada de Jaboatão Centro, Patricia Domingos, acredita que "precisamos aprofundar esses laços prefeito Elias, pois a criminalidade é inteligente e vem criando estratégias para escapar das nossas ações", afirmou, citando problemas reais que vem enfrentando em sua regional. Consultora do Ministério da Justiça, Denise Maya, lembrou que o lançamento do GGIM era apenas a continuidade de uma parceria que já vem sendo implementada na prática.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal faz parte do Pronasci, programa do Governo Federal que tem como objetivo prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais através da articulação de ações de segurança pública com políticas sociais integrando União, Estados e Municípios. Jaboatão foi incluso no programa em 2007 e a implantação do GGIM é uma das exigências para efetivar a participação da cidade.

Fazem parte do Pronasci 94 ações que incluem desde criação e recuperação de espaços públicos de lazer, até ações repressivas, sempre atentando para a cidadania como chave para a prevenção da violência. Também está prevista a criação de um banco de dados com informações sobre os índices de violência da cidade, para auxiliar na avaliação, monitoramento e planejamento das ações do Pronasci.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2954

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

2◦ FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE)



A Premiação dos vencedores da Grande Finalíssima será a seguinte:
 
1º colocado – R$ 2. 000,00 (dois mil reais) mais uma placa.
2º colocado – R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) mais uma placa.
3º colocado – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais uma placa.

A coordenação do concurso recomendará aos julgadores a observação dos seguintes critérios:
a) Cumprimento do tempo de apresentação de 4 minutos
b) Consistência das linguagens verbal e corporal
c) Performance do participante
d) Capacidade de comunicação com o público
As inscrições serão realizadas no período de 08 de novembro a 07 de Dezembro de 2010 na Secretaria de Cultura e Eventos, sito na Rua Comendador José Didier, nº 345, Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE. CEP 54.400-160, Fones: 3462.4440 ou pelo e-mail: premiosolano2010@hotmail.com
O local para a realização do 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010) será no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, com início marcado para as 19:00h, nos dias 08, 09, 10 e 12 de Dezembro de 2010, sendo a primeira e segunda e terceira classificatória nos dias 08, 09 e 10 de dezembro e no dia 12 de dezembro de 2010, às 19:00 horas, Grande Finalíssima no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, tudo em Jaboatão dos Guararapes.

_____________________________________________________________________
Realização Prefeitura municipal de Jaboatão dos Guararapes, Secretaria de Cultura e Eventos e Conselho Municipal de Cultura de Jaboatão dos Guararapes

terça-feira, 9 de novembro de 2010

René Montenegro e o recanto da democracia

René foi gerente do banco econômico em várias cidades. Seu irmão foi presidente da câmara de vereadores e outro irmão vereador.

Possui vários imóveis e negócios na cidade. Preserva o Engenho Macujé adquirido para receber seus convidados. O recanto da democracia é o lugar onde todas as noites os cidadãos se reúnem para conversar sobre política e outros assuntos.

Nesta visita entre outras pessoas encontrei ex-prefeito Fernando Rodovalho e engenheiro Dooge já aposentado. René é alvirrubro doente, tem um bom papo e é uma pessoa cheia de conhecimento que vale a pena prosear bastante!

O editor.


 




segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PRÊMIO SOLANO TRINDADE



REGULAMENTO DO 2◦ FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE)



Art. 1º. A Secretaria de Cultura e Eventos da cidade do Jaboatão dos Guararapes promoverá o 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010), cujo objetivo é divulgar a poesia Afro-Brasileira, através de recitais poéticos de autores brasileiros maiores de 16 (dezesseis) anos, em língua portuguesa, como parte da Festa de Iemanjá. Revelando poesias inéditas, aprimorando assim, o gosto pela arte literária e incentivando novos talentos, bem como tornar enaltecido o Poeta Solando Trindade que dá nome ao 2º Festival Jaboatanense de Literatura Afro-Brasileira.

Art. 2º. Para participar do 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010), os poetas devem concorrer de forma individual e recitar textos de sua própria autoria, respeitando o estabelecido neste edital.

§ 1º – Os poetas deverão firmar declaração de autoria, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas no ato da inscrição.

§ 2º – O número de textos recitados ficará a critério dos participantes, que deverão respeitar o limite de tempo para a performance, estabelecido neste regulamento.

§ 3º – As performances poéticas terão a duração máxima de 04 (quatro) minutos, sendo desclassificado aquele concorrente que ultrapassar o tempo estabelecido.

§ 4º – É facultado ao participante a utilização de instrumentos e recursos cênicos na sua performance, desde que no tempo estabelecido para a sua recitação, conforme parágrafo anterior.

§ 5º – Será disponibilizado ao participante: palco, som, microfone de pé e microfone sem fio.

Art. 3º. As inscrições serão realizadas no período de 15 de outubro a 15 de novembro de 2010 na Secretaria de Cultura e Eventos, sito na Rua Comendador José Didier, nº 345, Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE. CEP 54.400-160, Fones: 3462.4440 ou pelo e-mail: premiosolano2010@hotmail.com

Parágrafo Único – Após o ato da inscrição, os participantes receberão por E-mail a confirmação e o número de sua inscrição e deverão estar presentes nas três etapas classificatórias que irão realizar-se nos dias 08, 09, e 10 de Dezembro de 2010, classificando-se em cada etapa 05 (cinco) poemas para uma final no dia 12 de Dezembro de 2010, onde 15 poemas classificados anteriormente, concorrerão entre si, aos prêmios de 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. Aos demais classificados como reconhecimento de seus talentos receberão uma placa que simboliza o Prêmio Solano Trindade 2010 de Poesia Afro-Brasileira.

Art. 4º. O local para a realização do 1º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010) será no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, com início marcado para às 19:00h, nos dias 08, 09, 10 e 12 de Dezembro de 2010, sendo a primeira e segunda e terceira classificatória nos dias 08, 09 e 10 de dezembro e no dia 12 de dezembro de 2010, às 19:00 horas, Grande Finalíssima no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, tudo em Jaboatão dos Guararapes.

Art. 5º. O Júri será composto por três membros: um da Secretaria de Cultura e Eventos, outro do Conselho Municipal de Cultura do Município do Jaboatão dos Guararapes e o terceiro membro da Sociedade Civil, este escolhido entre os presentes, que julgará e escolherá, de forma independente, cada um dos participantes conforme pontuação geral com notas de 05(cinco) a 10(dez) pontos, nas três etapas classificatórias para concorrer à Grande Finalíssima.

§ 1º – O Júri julgará e escolherá, de forma independente, cada um dos concorrentes a grande finalíssima, que serão classificados conforme pontuação geral em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

§ 2º – Em caso de empate na fase classificatória, haverá nova apresentação dos concorrentes empatados, com duração máxima de 02 (dois) minutos para os inscritos.

§ 3º – Os concorrentes deverão estar presentes no local do 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010) com 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início, tanto nas fases classificatórias, quanto na Grande Finalíssima.

§ 4º – A ordem de apresentação será definida conforme a ordem de inscrição.

Art. 6º. Os jurados atribuirão nota individual, em planilhas apropriadas, e as entregarão separadamente, para que haja computação distinta dos votos de cada um dos jurados.

§ 1º – A coordenação do concurso recomendará aos julgadores a observação dos seguintes critérios:

a) cumprimento do tempo de apresentação;
b) consistência das linguagens verbal e corporal;
c) performance do participante;
d) capacidade de comunicação com o público.

Art. 7º. Para a apuração dos votos, será instalado, no local do evento, sistema informatizado com telão, onde serão publicados os votos atribuídos pelo Júri.

Art. 8º. A premiação dos vencedores da Grande Finalíssima será a seguinte:
1º colocado – R$ 2. 000,00 (dois mil reais) mais uma placa.
2º colocado – R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) mais uma placa.
3º colocado – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais uma placa.

§ 1º – Todos os participantes da grande finalíssima receberão uma placa de participação.

§ 2º – Os poetas, vencedores da Grande Finalíssima, receberão a placa referente a sua classificação no Prêmio Solano Trindade de Literatura Afro-Brasileira e o respectivo prêmio em dinheiro durante a cerimônia de encerramento da Festa de Iemanjá no dia 12 de Dezembro de 2010, das mãos do Prefeito do Município e do Secretario de Cultura e Eventos.

Art. 9º. Em caso de empate na fase final, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

a) número de pontos obtidos na etapa classificatória;
b) nova apresentação dos concorrentes empatados, com duração máxima de 02 (dois) minutos.

Art.10. Ao se inscreverem no 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010) os participantes autorizam a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes a realizar o registro e a edição das imagens para divulgação e distribuição sem fins lucrativos.

Art.11. Os concorrentes, ao se inscreverem, concordam com as normas do 2º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010), cujo descumprimento implicará na sua eliminação imediata, a critério da Comissão Organizadora do Evento e por decisão fundamentada.

§ 1º – A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:

Edvaldo Fernando dos Santos (Cobra Cordelista) - PRESIDENTE
Marlene Maria dos Santos - Coordenadora. 
Jorge José Brás - Membro.
Josenaldo Firmino de Andrade - Membro.


Jaboatão dos Guararapes, 08 de Setembro de 2010.


Edvaldo Fernando dos Santos (Cobra Cordelista) - Presidente

Jaboatão sedia encontro nacional de Defesa Civil



Participam da reunião técnicos de diversos estados

Jaboatão dos Guararapes sedia, na próxima segunda-feira (08/11), o Encontro Nacional de Assistência Humanitária em Situação de Risco e Desastres. Participam da cerimônia de abertura o vice-prefeito, Edir Peres; a secretária de Obras e Manutenção, Magna Aleixo; o gerente da Defesa Civil, Cel. Artur Paiva, a secretária Nacional de Defesa Civil, Maria Ivone Valente e o ministro do Itamaraty e coordenador geral das ações internacionais de Combate à Fome, Milto Rondó Filho. O evento começa a partir das 9h, no Hotel Dorisol, bairro de Piedade.

O objetivo é debater sobre questões de assistência humanitária e a garanta dos direitos às crianças, jovens, gestantes, pessoas idosas e com deficiência em situação de risco e desastre. “Elaboraremos um manual a partir de diversas experiências que agregam novos conhecimentos práticos na gestão integrada em situação de emergência”, explicou a coordenadora de Planejamento e Assistência da Defesa Civil Municipal, Rejane Lucena. Ela conta que técnicos de vários estados do país estarão no encontro auxiliando na construção deste modelo de combate a situações de risco e desastres.

Artur Paiva ressalta que Jaboatão dos Guararapes vem desenvolvendo um trabalho que tem tido um grande reflexo na formação da consciência de percepção de risco. “Isto está a olhos vistos, quando passamos por um rigoroso inverno e felizmente sem registro de óbitos”, destaca Paiva. Ele conta que esta reunião de profissionais irá permitir uma maior reflexão sobre a ajuda humanitária de forma global. “Desejamos contribuir para um bom modelo nacional que possa se tornar referência no mundo”, enfatizou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2934

sábado, 6 de novembro de 2010

Monte dos Guararapes passa por operação de limpeza

 Foto: Marcelo Ferreira

A ação está sendo bastante intensificado devido a peça da Batalha dos Guararapes


A Prefeitura de Jaboatão realiza nesta sexta-feira (05/11) os serviços de roço, capinação, varrição e catação de entulhos, no Monte dos Guararapes. A ação está sendo intensificada para receber o espetáculo “Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria”, que será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro. A Gerência de Limpeza Urbana está com uma equipe de 220 homens no local, trabalhando até este sábado (06/11), data prevista para a conclusão das atividades.

Segundo o coordenador de Limpeza Urbana, Aguinaldo Sena, esta é uma área que as pessoas costumam freqüentar bastante por se tratar do patrimônio histórico da cidade. “Todos os dias recebemos muitos munícipes e turistas de todas as partes”, ressalta Aguinaldo. De acordo com Sena, a ação está sendo intensificada devido aos espetáculos, mas garante que pelo menos três vezes ao ano o lugar passar por operações deste porte. 

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2931

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Jaboatão revive a Batalha dos Guararapes


A luta histórica contará com cinco dias de apresentações

Os jaboatanenses já podem se preparar. Dos dias 11 a 15 de novembro, a população irá assistir um dos maiores espetáculos representados ao ar livre na cidade sobre a luta histórica que deu origem ao exército brasileiro. A peça “Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria” terá como cenário o Monte dos Guararapes, local onde foram travadas as batalhas entre portugueses e holandeses. Com duas horas de duração, a Companhia de teatro Metron Produções traz para o show 65 atores e 235 figurantes, sob a direção de José Pimentel. Toda a estrutura das apresentações tem a coordenação da Secretaria de Cultura e Eventos.

“Estamos valorizando o patrimônio do Parque Histórico Nacional dos Guararapes ao trazermos esta idéia. Através da retomada deste espetáculo, colocamos o nosso patrimônio em evidência no cenário nacional com forte participação do trade turístico pernambucano”, afirma o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho.

De acordo com o secretário, foram investidos R$ 250 mil no evento e o espetáculo terá três grandes cenários. “Toda a infraestrutura está sendo detalhadamente cuidada por diversos segmentos do governo”, comenta Ivan. Ele conta que a mobilização é bem intensa nos serviços nas áreas de segurança, trânsito, saúde e limpeza.

A peça será aberta ao público. A estimativa é de que 10 mil pessoas passem por dia no Monte dos Guararapes. “Desejamos que a iniciativa se torne uma aula espetáculo para o povo. Queremos proporcionar conhecimento a população, enfatizando que aqui foi estabelecido pela primeira vez o sentimento de pátria na nação brasileira “, ressalta Ivan Lima.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2930

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Calçamento da Rua Abdo Cabus em Candeias


Esta é mais uma obra importante do Governo Elias Gomes para a cidade de Jaboatão dos Guararapes. Esta rua era intransitável na época de inverno, ela serve como ligação principal para outras vias locais. Conversando com Carlos Cunha um dos moradores, que disse que avaliação dos imóveis teve um bom índice de reajuste de valor no mercado por conta da obra de calçamento que está sendo realizada.

Parabéns Prefeito!

O editor.






Jaboatão dos Guararapes participa da Ciência Jovem


Professor Reginaldo Araujo, da Escola José de Queiroz, foi primeiro lugar


Entre os dias 27 e 29 de outubro, no período da tarde, três escolas municipais participaram, no Espaço Ciência, em Olinda, da Feira Ciência Jovem. A Escola Dr. José de Queiroz trouxe para Jaboatão o primeiro lugar na categoria Educação Cientifica com o trabalho Vem brincar de pular o elástico, vem! O professor de matemática e autor do projeto, Reginaldo Araujo de Lima, destaca a importância de unir a teoria e a pratica. “Ao observar, durante o recreio, a brincadeira de pular elástico. Resolvi usá-la durante a aula para construção do conhecimento matemático dos alunos”, afirmou.

No primeiro dia, a Escola Dr. José de Queiroz apresentou o trabalho Vem brincar de pular o elástico, vem!. Já no segundo dia a Escola Nossa Senhora do Carmo levou o painel Cajueiro Seco-Seco. A Escola Antonio Vieira de Melo participou nos três dias do evento com o trabalho Consciência ecológica: SOS Meio Ambiente.

A Ciência Jovem, em sua 16ª edição, reuniu mais de 200 trabalhos de professores e estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os cerca de nove mil visitantes viram de perto conhecimento científico e geração de produtos tecnológicos desenvolvidos pelos participantes da feira. O objetivo da feira foi articular sociedade, comunidade acadêmica e estudantes a olharem a ciência como útil ao dia a dia das pessoas.

A feira foi dividida em 5 categorias de acordo com o nível de ensino de cada participante: Iniciação à pesquisa, destinada aos alunos da educação infantil e ensino fundamental; Divulgação Científica, destinada aos alunos do ensino fundamental; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas a alunos do ensino médio e Educação Científica, destinada aos professores. Os primeiros colocados das categorias Divulgação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa serão premiados com a participação nas principais feiras de âmbito nacional.

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2923