sábado, 8 de janeiro de 2011

Município ganha sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família



Os núcleos funcionarão em parceria com o PSF e atenderão em torno de 48 mil pessoas cada


Os jaboatanenses agora vão contar com mais uma ferramenta de melhoria para a saúde. É que a Secretaria de Saúde do município está implantando sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família. As equipes serão compostas por sete profissionais das áreas de Educação Física, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição Fisoterapia e Assistência Social, e irão atender em torno de 48 mil pessoas cada núcleo.

Os núcleos são novidade em muitos municípios do Estado e Jaboatão é um dos pioneiros na implantação. Segundo a gerente de Atenção Primária e Promoção à Saúde do município, Fátima Lopes, os núcleos funcionarão de maneira integrada com as equipes de Saúde da Família. Ela explica que cada Regional terá um, com exceção da Regional 5 que terá dois por ter uma demanda maior de pessoas. Atualmente o município atende 48% da população através do Programa Saúde da Família (PSF) e tem como meta chegar a 70% até o final de 2012.

Lopes ainda informa que os profissionais, selecionados na última Seleção Pública Simplificada organizada pelo município no final do ano passado, vão trabalhar com a mesma dinâmica do PSF cumprindo 40h semanais, das 8h às 16h com 1h de almoço. Ao todo cada núcleo atenderá a demanda trazida por 12 equipes de Saúde da Família e funcionará como uma clínica para ações coletivas e individuais, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Para exercer a função, os profissionais estão recebendo uma capacitação no Hotel Barramares, que começou na última segunda-feira (03/01) e vai até a próxima sexta-feira (07/01). Fátima Lopes informa que, a partir da segunda-feira (10/01) os núcleos já começarão a funcionar a todo vapor.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3181

Nenhum comentário:

Postar um comentário