quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conferência discute como envelhecer com dignidade em Jaboatão


Foto: Felipe Leite


A conferência está sendo realizada no hotel Golden Beach, em Piedade


Envelhecer é uma realidade de todos os brasileiros. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que até 2030 serão mais de um milhão de pessoas centenárias no mundo, algumas delas podendo chegar a até 150 anos. Mas, o que é preciso para envelhecer com saúde? Quais as políticas públicas sociais podem ser desenvolvidas para melhorar a vida dos mais velhos e garantir essa longevidade com qualidade?

Com o intuito de responder a estes e outros questionamentos e deliberar quais políticas os idosos necessitam que sejam desenvolvidas no município, a Prefeitura de Jaboatão, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania está realizando a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Aproximadamente, 250 pessoas estavam presentes na manhã e tarde desta quarta-feira (06/07), no hotel Golden Beach, em Piedade, quando foi realizada a abertura do evento que tem como tema "o compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil".

“Não se faz política pública social sem o diálogo com a população. Essa discussão, no bom sentido, tem sido uma marca da gestão Elias Gomes. As decisões que tomarmos juntos agora serão refletidas no futuro. Daqui há dois anos vamos nos reunir novamente e ver o que foi realizado e dessa forma construiremos uma sociedade melhor para todos”, disse Socorro Araújo, secretária de Promoção da Cidadania.

“Sem dúvidas a gestão Elias tem se preocupado com essa parcela grande da sociedade. A experiência dos idosos tem ajudado e vai ajudar cada vez mais a atual gestão a construir uma sociedade melhor”, disse o vice-prefeito de Jaboatão, Edir Peres.

Para a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaboatão, Maria José dos Santos (Rejane), a finalidade da Conferência é debater temas relevantes ao campo do envelhecimento, os avanços e desafios da Política Municipal da Pessoa Idosa. “Este espaço serve para criar diálogo entre o poder público e a sociedade, além de analisar o andamento das políticas destinadas à faixa etária em questão”, acrescentou.

Para a promotora de Justiça, Isabela Bandeira, ter a oportunidade de ver o plenário lotado é motivo de felicidade. “Isto reflete o trabalho desenvolvido durante todo esse tempo. Sem dúvidas, estamos no caminho certo. Se há uma parcela que se interessa em discutir sobre a Política do Idoso, isso já é algo muito importante. Podem ter certeza que somos todos parceiros”, disse.

“Nós, idosos, estamos cada vez mais ativos, numerosos e com o desejo de que os direitos conquistados pelo Estatuto do Idoso sejam respeitados. O que me deixa muito satisfeita é que hoje vão dar voz à nossa população idosa e acredito que esse seja um dos objetivos da discussão proposta pela conferência”, disse a dona de casa Lauri Florentino, 66 anos, participante do grupo Movimento Saúde, do Curado IV.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3804

Nenhum comentário:

Postar um comentário