sábado, 16 de julho de 2011

Jaboatão realiza tratamento coletivo contra a filariose

O objetivo é imunizar cerca de 20 mil moradores dos bairros de Floriano, Sucupira e Cavaleiro


A filariose linfática, também conhecida como elefantíase, é uma infecção transmitida por mosquitos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença está presente em 83 países com clima tropical e sub-tropical. No Brasil, a Região Metropolitana do Recife (RMR) é a única região do país em que a transmissão é considerada ativa.

Em Jaboatão dos Guararapes foi feito um levantamento dos locais críticos de transmissão da filariose linfática e, a partir desta segunda-feira (18/07), será realizado um tratamento coletivo, simultaneamente, nos bairros de Floriano, Sucupira e Cavaleiro.

De acordo com a gerente do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Rodriga Zovka, a filariose linfática pode ser combatida pela ingestão de um medicamento específico, bem como com o combate ao mosquito. “Nesse tratamento coletivo, vamos passar de casa em casa e entregar um medicamento para crianças acima de 4 anos e adultos menores de 65. Nosso objetivo é imunizar cerca de 20 mil moradores”.

Ainda de acordo com a gerente, o medicamento só é contra indicado em crianças menores de 4 anos e adultos maiores de 65. Além disso, pessoas com problemas cardíacos ou renais e gestantes ou lactantes não podem tomar a medicação.

FILARIOSE

A filariose linfática é facilmente identificada por causar aumentos e deformidades no corpo humano, com espessamento da pele, particularmente em membros inferiores apresentando muita semelhança com a pata de um elefante, por isso ela também é conhecida como elefantíase.

A infecção ocorre especialmente em pessoas de baixo nível sócio-econômico, predominando em áreas de maior pobreza e urbanização inadequada. Pode ocorrer em indivíduos de todas as idades, porém a prevalência da infecção é mais alta entre os indivíduos do sexo masculino e na população de 20 a 40 anos de idade.

A filariose linfática, na maioria das vezes, é detectada pela presença da microfilária, através do exame de sangue obtido de sangue capilar (retirado geralmente do quarto dedo da mão). Esses pequenos vermes só podem ser vistos ao microscópio.

SERVIÇO

Local de lançamento: USF José Coelho Pereira, na Rua da Bandeira, S/N, na Comunidade da Baixa da Colina, no bairro de Cavaleiro. Próximo ao terminal de ônibus de Cavaleiro.

Hora: 9 h

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3820

Nenhum comentário:

Postar um comentário