quarta-feira, 6 de julho de 2011

Professoras norte americanas vêm a Jaboatão estudar políticas públicas aplicadas no município


Foto: Marcelo Ferreira


Elas vieram ao município para conhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Balcão da Cidadania


Na manhã desta terça-feira (05/07) os moradores do UR 11 tiveram acesso aos serviços oferecidos pelo Balcão da Cidadania. O programa leva, de forma descentralizada, os serviços de retirada de registros de nascimento, primeira e segunda vias, carteira profissional, corte de cabelo masculino, aferição de pressão, teste de glicemia, informações sobre o Bolsa Família e carteira de livre acesso e orientações jurídicas. Os serviços foram realizados em parceria com a Secretaria de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Procon.

A ação foi realizada das 8h às 12h, na Associação de Moradores do bairro e recebeu a visita de duas professoras das Universidades de Wisconsin-Milwaukee e do Texas-Austin, nos Estados Unidos da América. Elas vieram ao município para conhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Balcão da Cidadania, em Jaboatão. Em 2009, as professoras vieram ao município conhecer o funcionamento do Bolsa Família.

“Fizemos uma pesquisa com cerca de mil pessoas em vários municípios do estado e um dos dados apontou para a falta de documentos como uma das causas para as pessoas não terem acesso às políticas sociais, como o Bolsa Família”, explicou Wendy Hunter, professora de Ciências Políticas da Universidade do Texas-Austin.

Hunter ressaltou que esse dado foi um dos motivos para retornarem ao município e conhecerem o programa que “facilita a entrada em programas sociais, a partir do momento em que viabiliza a retirada desses documentos, necessários para ter acesso às políticas públicas. De certa forma, o Balcão é um incentivo à população”, disse e relatou “Eu tenho que tirar documentos e acho tão chato o excesso de burocracia. Acho maravilhoso o que o balcão da cidadania faz, vindo direto aqui na comunidade, reduzindo a burocracia”.

Natasha Sugiyama, professora de ciências políticas da Universidade de Wisconsin-Milwaukee ressaltou que “Nem sempre os municípios têm esse atendimento que facilita a retirada de documentos. Jaboatão é um dos que têm e isso ajuda muito às pessoas” e explicou que “Ainda não dá pra traçar comparativos entre o programa aqui em Jaboatão e em outros lugares, mas dá pra notar que a demanda é grande e esse é um programa necessário à população”.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3799

Nenhum comentário:

Postar um comentário