sábado, 9 de julho de 2011

Experiência de Jaboatão no combate à violência é debatida em Portugal


Foto: Felipe Leite (ARQUIVO)


O Encontro aconteceu no Cinema São Jorge, em Lisboa


Jaboatão dos Guararapes tem se firmado inclusive internacionalmente como exemplo no combate à violência, principalmente à relacionada ao tráfico de drogas. A convite da Comissão Nacional de Direitos das Crianças e Jovens de Portugal, o secretário executivo de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cláudio Carraly, apresentou a experiência do município no Encontro Nacional de Proteção a Crianças e Jovens, que foi realizado no Cinema São Jorge, Lisboa, de 27 de junho a 1º julho.

A palestra foi sobre o direito comparado do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Brasil, à luz do Direito português, com destaque para o Projeto de Proteção a Adolescentes e Adultos Ameaçados de Morte do Governo de Jaboatão promovido pela SEDHUS, que hoje é uma referência internacional na queda dos índices de morte decorrentes principalmente da ação do tráfico de drogas.

Carraly explicou que durante o evento foi discutida a relação entre as crianças e adolescentes que saem dos seus países e perdem seus vínculos culturais. “Vindos principalmente do Leste europeu e do Norte da África essas crianças, além do impacto cultural, por vezes são abandonadas no novo País por causa da falta de condições de seus parentes”, disse.

Ele ainda explicou que esse tipo de violência acontece devido à “grave crise econômica” que Portugal atravessa, o que dificulta o País de levar adiante o enfrentamento ao abandono das crianças e adolescentes que acabam como exército de reserva do tráfico ou criminalidade em geral. Outro fato relevante, segundo Carraly, é que em decorrência da crise que se arrasta há muitos anos e teve agora seu apogeu, várias crianças e adolescentes portugueses já se encontram em situação de abandono aumentando o impacto do problema.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3803

Nenhum comentário:

Postar um comentário