Foto: Felipe Leite
A intenção é tratar cerca de 20 mil pessoas
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Região Metropolitana do Recife, mais especificamente Recife, Olinda e Jaboatão, é a única área metropolitana no País que registra a Filariose Linfática com contaminação ativa. Visando reverter esse quadro, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vem trabalhando na prevenção e no tratamento da doença. O mais recente passo no combate foi dado na manhã desta segunda-feira (18/07), em Cavaleiro. A Prefeitura iniciou a campanha de tratamento coletivo contra a Filariose.
Segundo José Lancarte, gerente de Vigilância em Saúde, a área que compreende aos bairros de Alto e Baixa da Colina, Retiro e Quitandinha, são os que têm incidência da doença. A campanha vai desde a conscientização, com palestras e visitas feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), até o tratamento que será levado nos próprios domicílios das pessoas infectadas. São 34 ACSs e 16 Agentes de Combate a Endemias que serão distribuídos nas áreas que ainda não tem o Programa Saúde da Família.
Lancarte ainda informa que a campanha se estenderá até 13 de agosto e será realizada nas casas dos moradores dessa região. Serão tratados todos que não tiverem alergia ao medicamento. Não poderão receber a medicação aqueles que tiverem menos de quatro anos e mais de 65 anos. Com as campanhas já realizadas o município reduziu os casos de infecção de 80, em 2009, para 12 em 2010.
“Esse já é o quarto ciclo de tratamento e será efetuado nos postos do PSF desses quatro bairros e nas casa dos moradores. Muitas pessoas não sabem que tem a doença porque o verme pode ficar incubado por muitos anos até eclodir. Por isso a necessidade de conscientizar as pessoas para que elas façam o exame e tratem a doença antes dela se agravar e causar sequelas”, ressalta Lancarte.
Para Alexandre Menezes, coordenador do Programa Sanar da Secretaria Estadual de Saúde, ações como estas são importantes para o combate efetivo à doença. “O papel do Governo do Estado é dar todo o apoio, com recursos, material educativo, medicamentos, para que o município possa trabalhar cada vez mais forte no combate a esta doença, o que tem sido feito em Jaboatão”, diz.
TRATAMENTO
Luiz Villar Lima, médico do Programa Saúde da Família, explica que a doença é transmitida pelas muriçocas. “A muriçoca pica o doente e se contamina, quando ela vai picar outra pessoa libera uma substância que reduz a coagulação do sangue. Nesta substância o verme da Filariose é transmitido”, diz.
Ele ainda ressalta que o melhor caminho para a cura é a prevenção. “Essa doença pode ficar incubada por anos. Por isso é importante fazer o exame do gota espessa (fura dedo) e tratá-la antes de manifestar os sintomas mais fortes, que são urina leitosa, endemas na mama e no membros inferiores”, informa e reforça “O tratamento para o doença é este que está sendo feito coletivamente com o remédio conhecido como DEC, no entanto as sequelas em alguns casos não são reversíveis, algumas delas podem ser tratadas com intervenção cirúrgica”.
EXAMES
Horário: 22h às 2h.
Regional 1 – (Jabotão Centro) Posto da Prefeitura, de segunda a sexta – Rua Henrique Capitulino, S/N – Sentido Fábrica Portela.
Regional 2 – (Cavaleiro) Hospital Nossa Senhora de Lourdes, segunda e terça – Avenida Agamenon Magalhães , 205 – Cavaleiro.
Regional 3 – (Curados) Posto Manoel Calheiros, sexta-feira – Curado 4
Regional 4 – (Muribeca) Escola Edson Moury, segunda-feira – Conjunto Residencial Muribeca (Próximo do Posto de Saúde).
Regional 5 – (Prazeres) Policlínica de Prazeres, segunda a quarta – Rua Recife, S/N Prazeres.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3822
Nenhum comentário:
Postar um comentário