quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nação do Maracatu Aurora Africana



CURRÍCULO

BREVE HISTORICO


A Nação do Maracatu Aurora Africana foi fundada em 08 de agosto de 2001, por integrantes do Form & Art, Balé de Cultura Popular do Jaboatão, na escola estadual Rodolfo Aureliano, seu primeiro desfile oficial aconteceu no carnaval de 2003 com cerca de 40 integrantes entre batuqueiros e alguns brincantes da corte, entre eles a Yalorixá Gilva de Otopé, com o objetivo de ser uma agremiação carnavalesca sócia cultural na comunidade onde fica localizada a sede, Vila Rica. No carnaval de 2004 a Nação do Maracatu Aurora Africana participou pela primeira vez do concurso de agremiação carnavalesca de Pernambuco (maracatus de baque virado) já com uma media de 70 integrantes e conquistou o segundo lugar e revelação, o que atraiu um maior numero de integrantes para o carnaval de 2005, no qual, a Nação Aurora Africana, tornou-se Campeã inédita do Grupo B. A partir de junho de 2005 quando aconteceu a maior enchente da historia do município, deixando milhares de desabrigados, inclusive, integrantes da nação que moravam e ainda moram em área de risco, a Nação Aurora Africana passou a ser uma entidade voltada mais para o social, prestando assistência a jovens adolescentes em vulnerabilidade e em conflitos com lei, mesmo com o fato de que a mesma enchente, tenha atingindo e danificado 70% dos acervo principalmente roupas, e acabano com todo o material do Form & Art, uma vez em que a o leito do rio chegou a 2,30 mts, na sala em que era armazenado os matérias das entidades.

A Nação Aurora Africana, hoje é uma das principais referencias em trabalhos sócios culturais dentro do Jaboatão dos Guararapes, através de oficinas de confecção de instrumentos e de percussão.
Atualmente A Nação desenvolve o projeto Ponto de Cultura AURORA CULTURAL desde junho de 2009, com oficinas de Dança, Capoeira e Percussão com adolescentes em conflitos com lei residentes do CASE – Jaboatão da FUNASE e em varias Comunidades carentes dentro do município do Jaboatão dos Guararapes.





PRINCIPAIS REALIZAÇÕES NA ÁREA CULTURAL


A Nação do Maracatu Aurora Africana foi Campeã do Carnaval de Pernambuco de 2005, e Vice Campeã dos Carnavais de 2006, 2007, 2008 e 2009 nos dois últimos anos desfilando com cerca de 180 integrantes.

No CARNAVAL 2010 4º lugar com 350 integrantes, fato inédito uma vez em que, pela primeira vez uma nação vinda do grupo 01 não retornou ao mesmo. 

Principal atração do palco da Cultura na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres conhecida popularmente como Festa da Pitomba.

Há seis anos participando de cerimônia da NOITE DOS TAMBORES SILENCIOSOS, segundo maior atrativo do carnaval de Pernambuco perdendo apenas para o Galo da Madrugada.

Participações em diversos eventos de Cultura Afro em diversas Cidades do Estado, IPOJUCA, CAMARAGIBE, VITORIA DE SANTO ANTÃO, OLINDA, PAULISTA, MORENO, CARUARU, entre outras.

Convidado a participar de Festivais de Cultura fora de Pernambuco, FESTIVAL DE CULTRA POPULAR DE MINAS GERAIS, FESTIVAL DE DANÇAS FOLCLORICAS DE BLUMENAU
Participação do comercial da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no Pátio de São Pedro promovido pela prefeitura da Cidade do Recife.

Festa da Oxum – tradicional caminhada realizada por Babalorixás e Yalorixás em Jaboatão centro para homenagear o orixá Oxum no mês de julho.

Festa de Yemanjá – está tradicional festa é realizada em Barra de Jangada, Jaboatão para saudar a rainha do mar, onde diversos terreiros se unem para celebrar no mês de dezembro.





Recebendo Naná Vasconcelos em sua Sede!
End. Avenida Um Nº 31 Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes – PE Fone: (081) 8774-4454 / 9417-4577 – Fabio Sotero
E-mail: auroraafricana@bol.com.br / fabioformiart@bol.com.br

2 comentários:

  1. Vocês estão de Parabens...
    Bom trabalho, e que os orixás os protejam!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns e um belo trabalho que o maracatu esta fasendo com as crianças de nossa comunidade
    com varias ofinas criativas

    ResponderExcluir