quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças de olho nos direitos do consumidor


Foto:Marcelo Ferreira


Estudantes da rede municipal foram ao shopping Guararapes para aula prática com o PROCON de Jaboatão


Os alunos do colégio Municipal Visconde de Suassuna atuaram no final da manhã de ontem (11/10) como fiscais mirim do Programa de Orientação e Proteção do Consumidor, PROCON, de Jaboatão dos Guararapes. A atividade foi uma iniciativa do órgão que levou cerca 20 alunos ao shopping Guararapes para uma aula prática sobre consumo consciente e direitos do consumidor. As crianças, de nove a 13 anos, percorreram o centro de compras e fizeram uma blitz em algumas lojas, junto com os fiscais.

E a ação rendeu frutos na primeira parada. “Encontrei dois preços num mesmo produto. A fiscal chamou o gerente e ele na hora deixou o preço menor”, contou Maicon Douglas Mendes Santana, de 12 anos, que achou as duas etiquetas numa blusa de loja de departamento. Caio Bruno Salvino da Silva, de nove anos, demonstrou entusiasmo quando perguntado sobre a experiência. “Ensinaram a gente a ver a data de validade das mercadorias, os preços, o tamanho das roupas. Se alguma coisa estiver errada tem que reclamar com o PROCON, que eles ajudam a resolver”, revelou.

Quem comentou que ia chegar em casa e passar o que tinha aprendido para seus pais e irmão mais velho sobre o aprendizado foi Juliane Vitória dos Santos da Silva. “Gostei da parte de fiscalizar. Não sabia que cada brinquedo tinha uma idade certa para brincar. Gostei do selinho que mostra isso”, revelou a estudante de nove anos.

Os lojistas também aprovaram a iniciativa e avaliaram a ação como muito positiva. “É interessante ver as crianças aprendendo com interesse. Afinal, elas são consumidoras e já podem colocar seus direitos em prática. Muitas escolhem sozinhas seus salgadinhos, biscoitos, lanches e devem ficar atentas à validade, preços, conservação. Isso gera autonomia e até contribui com os pais”, declarou o chefe de atendimento de uma rede de supermercados, Pedro Gusmão.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/orgaos/superintendente-de-defesa-do-consumidor/2011/10/11/NWS,413683,53,561,JABOATAO,2132-CRIANCAS-OLHO-DIREITOS-CONSUMIDOR.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário