terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jovens do NUDEC se reúnem no 1° seminário em comemoração à VII Semana Nacional de Redução de Desastre

Encontro vai debater, analisar e traçar novas ações de prevenção de riscos, desastres socioambientais e garantia dos direitos humanos


A Prefeitura de Jaboatão promove amanhã, terça-feira (11/10), o 1° seminário em comemoração à VII Semana Nacional de Redução de Desastre. O encontro será realizado a partir das 8h30 até às 17h, no hotel Barramares, em Piedade, com 120 jovens que integram o Núcleo Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) Jovem. O objetivo é sensibilizar e orientar os jovens voluntários para prevenção de riscos, desastres socioambientais e na garantia dos direitos humanos. Participam desse encontro 120 alunos, de 10 a 16 anos, da Escola Municipal Antônio Vieira de Melo, Zumbi do Pacheco.

“Esse projeto existe desde 2005 e os jovens atuam como agentes multiplicadores na prevenção de deslizamentos em áreas de riscos de Jaboatão. São parceiros de Defesa Civil, fazendo com que cheguem até as pessoas das comunidades informação e uma nova consciência de prevenção”, relata Rejane Lucena, coordenadora de Planejamento e Assistência da Secretaria Executiva de Defesa Civil. “Essa mudança de perspectiva, de cenário e comportamento é muito bem feita pelos participantes. Eles fazem com entusiasmo e dedicação. Com vontade de contribui e mudar”, acrescenta Rejane.

O objetivo do seminário é estimular o debate crítico, avaliar as ações realizadas e levantar o que se pode fazer. “Vamos fazer um balanço geral no processo preventivo de Jaboatão e apresentar novas diretrizes no que se refere às estratégias traçadas pelo Governo Municipal, com foco na segurança da comunidade. Afinal, essa gestão preza pelo cuidado e em se antecipar aos riscos”, finaliza a coordenadora.
Confira programação:
Solenidade de Abertura
09:00h | A Proteção da Criança e do Adolescente em Situação de
Emergência:Desafios e Diretrizes
Jane Santos, Programme Specialist UNICEF Brazil

10:00h | Intervalo

10:30h | O papel do Jovem no Desenvolvimento de Ações
Preventivas na Comunidade
Palestrante: Ana Escurra, ONG Bagulhadores do Mió

11:40h | Almoço

13:00h | A Importância da Prevenção no Contexto Escolar
Palestrante: Daniela da Cunha Lopes (DF)

14:00h | Exposição de Avaliação sobre as Experiências do
NUDEC no cotidiano da comunidade
Representante do NUDEC Jovem

15:30h | Intervalo

15:45h | Apresentação das propostas construídas pelo NUDEC
Jovem da Escola Antônio Vieira de Melo
Representante do NUDEC Jovem

16:30h| Apresentação do Planejamento de Novos Nudecs
Descentralizados.
Rejane Lucena, Coordenação de Planejamento e
Assistência - Secretaria Executiva de Defesa Civil do
Jaboatão dos Guararapes – SEDEC

17:00h | Encerramento

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2011/10/10/NWS,413678,52,558,JABOATAO,2132-JOVENS-NUDEC-REUNEM-SEMINARIO-COMEMORACAO-VII-SEMANA-NACIONAL-REDUCAO-DESASTRE.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário