segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jaboatão realiza Semana de Ciência e Tecnologia


Foto:Marcelo Ferreira


Mesas redondas, palestras, apresentações culturais, concurso e oficinas mobilizaram professores e alunos da Rede Municipal de Ensino entre os dias 03 e 07 de outubro


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece, anualmente, simultaneamente, em diversos polos, no Brasil inteiro, desde 2004. Só em Pernambuco, esta edição vai estar em 32 municípios. A temática que será debatida este ano é “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, e vai acontecer entre os dias 17 e 23 de outubro.


Jaboatão dos Guararapes se tornou um desses polos, desde 2009. E para dar oportunidade aos professores do município de conhecer os trabalhos científicos apresentados em outros pontos de realização do encontro, a Secretaria Executiva de Educação antecipou a 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia entre os dias 03 e 07 de outubro. Foram realizadas mesas redondas, palestras, apresentações culturais, concurso e oficinas durante toda a semana.

E para marcar o encerramento desta Semana em Jaboatão, cerca de 300 alunos das escolas São Sebastião, Paulino Menelau, José Rodovalho, Jaboatão dos Guararapes, Natividade Saldanha e Antônio Januário, estiveram na manhã desta sexta-feira (07/10), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, em Candeias, para ver o Show da Química, apresentado pelos monitores do Espaço Ciência.

O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Francisco Luiz dos Santos, também proferiu uma palestra sobre “Resgate Histórico da Participação de Pernambuco na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004-2011)”. E a Banda Marcial da Escola Paulino Menelau fez uma apresentação cultural. Sob a regência da professora Ana Kézia da Silva Ferreira.

A professora, que também é musicista da Banda Sinfônica do Recife, Ana Kézia da Silva Ferreira, aproveitou o momento para destacar a iniciativa da Prefeitura de Jaboatão na formação de bandas marciais nas escolas do município. “A música pode transformar a vida dessas crianças que participam das bandas. Por isso, eu tiro o chapéu para a prefeitura que está estimulando a descoberta de talentos e a formação desses jovens”, declarou.

A estudante do 6º ano da Escola São Sebastião, Rita de Cássia da Silva, 13, não tirava os olhos da apresentação. “Achei tudo muito legal. Eu ainda não estudo química, mas acho que quando for estudar, vou já saber de alguma coisa”, contou. “E ouvindo a palestra do professor, eu aprendi muita coisa sobre o sol. Achei muito bom!”, completou.

Ao final, os melhores vídeos que participaram do Concurso de Vídeo em Celular foram premiados. “No total, foram 14 vídeos inscritos. Uma comissão foi formada para julgar os três melhores. Depois eles foram postos no youtube e agora estamos premiando estes alunos”, explicou a coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental – anos/séries finais da Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Selma Melo.
Os melhores trabalhos foram ‘Consciência em ação’, da Escola Antônio Januário; ‘Um mundo moderno’, da Escola José Rodovalho e ‘PMJG – Acorde!’, da Escola Natividade Saldanha. “O objetivo dessa atividade foi estimular o debate acerca da temática do encontro. Mas é importante também destacar os trabalhos desenvolvidos nas escolas pelos professores, em especial a professora Maria de Fátima da Rocha, que fez um excelente trabalho com os alunos da Educação de Jovens e Adultos”, detalhou Selma.

FORMAÇÃO X CIÊNCIA E TECNOLOGIA


A 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Jaboatão dos Guararapes adaptou a temática para “Jaboatão discutindo as mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos nos contextos local e global”. A Secretaria Executiva de Educação contou com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e do Espaço Ciência.

A coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental – anos/séries finais, Selma Melo, também coordenou o Polo Jaboatão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “O objetivo dessa Semana foi mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Além disso, fortalecer a prática da Formação Continuada dos docentes da Rede Municipal de Ensino”, explicou a Selma.

O polo escolhido para receber visitações, durante a Semana Nacional, é Caruaru. “Apenas os professores premiados aqui no município é que serão levados para Caruaru. Escolhemos este polo porque, no próximo ano, nós vamos convidar instituições privadas de ensino básico e superior para participar da nossa semana, e como Caruaru adotou esta experiência este ano, vamos observar a experiência deles”, afirmou Melo.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/10/07/NWS,413675,52,553,JABOATAO,2132-JABOATAO-REALIZA-SEMANA-CIENCIA-TECNOLOGIA.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário