terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jaboatão dos Guararapes é premiado na VIII Bienal Internacional do Livro


Foto:Marcelo Ferreira



O estande ofereceu ao público palestras; contação de histórias; oficinas de leitura, de dobradura e de matemática; além de exposição e lançamentos de livros


O estande, organizado pela Secretaria Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes para a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, recebeu o prêmio na categoria estande de médio porte que melhor apresentou práticas de sustentabilidade. Com uma programação que se iniciava às 10h e se estendia até às 22h, o espaço ofereceu ao público uma programação intensiva com palestras; contação de histórias; oficinas de leitura, de dobradura e de matemática; além de exposição e lançamentos de livros. A Bienal aconteceu entre os dias 23/09 e 02/10, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

De acordo com a gerente de Ensino, Leydjane Batista, o tema da Bienal era “Sustentabilidade” e o que o município fez foi levar a temática do ano letivo, que é “Educação para a Sustentabilidade”, com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino para expor no encontro internacional. “Essa foi a primeira vez que Jaboatão participou da Bienal, com um estande. E o que levamos foi um ambiente sugestivo, com paisagens relativas à sustentabilidade; bem como, as práticas desenvolvidas no município sobre esta temática”, relatou Leydjane.

Ainda de acordo com a gerente, cada professor recebeu um bônus no valor de R$ 200 para adquirir livros, e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes também disponibilizou uma sacola com materiais recicláveis. “O objetivo dessa ação foi estimular o consumo de sacolas reutilizáveis em detrimento ao uso de sacolas plásticas”, explicou. Cada unidade de ensino, dependendo do porte, também recebeu entre mil e dois mil reais, para a compra de livros para as bibliotecas escolares.

O estande de Jaboatão dos Guararapes recebeu, com esta premiação, um desconto de 20% no valor do aluguel do espaço da próxima edição, que vai acontecer em 2013.

LEITURA E ENTRETENIMENTO

Quem esteve na VIII Bienal Internacional do Livro pôde conferir não apenas a presença de um estande de Jaboatão dos Guararapes, mas também a presença de alunos e professores do município, no evento. É que a prefeitura municipal investiu intensamente na programação e na disponibilidade de transportes para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a secretária Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Edilene Soares, a presença do estande na Bienal estimulou não apenas a promoção das produções dos autores, professores e alunos do município, mas também a visitação dos alunos e professores ao evento, de um modo geral. “Disponibilizamos 30 ônibus para que os alunos da rede pudessem ir a Bienal, nos três turnos. E a adesão foi excelente”, avaliou Edilene.

A aluna da 4ª série da Escola Duque de Caxias, em Sucupira, Ellen Lopes, 10, esteve na Bienal pela primeira vez e não escondia o encanto, tanto com o stand de Jaboatão quanto com todo o espaço. “Fiquei impressionada com tantos livros. Achei muito bom”, contou Ellen. “Espero poder voltar outros anos”, completou.

Para a professora do Ensino Fundamental I, também da Escola Duque de Caxias, Marlene Ferreira, a iniciativa se transformou numa aula estimulante para os alunos e professores. “Sou professora há 28 anos da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e achei ótimo trazer os alunos para cá. Isso estimula o aprendizado. Além disso, nós, professores, que ganhamos R$ 200 de bônus para comprar livros, aproveitamos o momento para enriquecer nossa biblioteca”, afirmou a professora.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/10/03/NWS,413665,52,553,JABOATAO,2132-JABOATAO-GUARARAPES-PREMIADO-VIII-BIENAL-INTERNACIONAL-LIVRO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário