quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crianças mais seguras na orla de Jaboatão


Foto:Valter Andrade


Desde 2009, quando foi criado, o projeto tem conseguido devolver 100% das crianças perdidas aos pais


Manhã de Sol, feriado no meio da semana, tudo isso combina com praia. Jaboatão é uma das cidades praeiras do Estado e recebe milhares de pessoas, entre elas muitas crianças, em sua orla. Para garantir a segurança dessas crianças, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou nesta quarta-feira (12/10), dia das crianças, o projeto Criança Segura – Anjos da Guarda. Desde 2009, quando foi criado, o projeto tem registrado 100% de aproveitamento.

Segundo Carlos Eduardo Júnior, inspetor e gerente da Guarda Municipal, o objetivo principal do projeto é garantir a segurança das crianças que vêm à orla de Jaboatão. “No total estão trabalhando 30 guardas, equipados com rádio e fardamento, nos três pólos localizados próximos à Igrejinha e aos hotéis Blue Three e Golden Beach. Eles fazem a abordagem e colocação das pulseiras com a cor referente à área. Além disso eles dão dicas aos pais de como prevenir desaparecimentos, ficando de olho na movimentação das crianças, não deixando elas irem sozinha ao mar e, principalmente, ficando atentos à aproximação de estranhos”, disse.

O inspetor ainda explicou o funcionamento do programa. “Ao chegar, os pais fazem um cadastro no toldo da guarda e recebem a pulseira, onde é escrito o nome da criança e o telefone da guarda, 3343-4361. Caso elas se percam, a pulseira facilita a identificação. Até agora temos tido 100% de aproveitamento, devolvendo todas as crianças perdidas aos pais”, disse.

Ana Selma Santos, secretária municipal de Promoção da Cidadania, ressaltou o sucesso do projeto. “Em 2009, quando o projeto foi criado, conseguimos entregar aos pais 94 crianças, em 2010, 84 e até agora, em 2011, estamos com 29 casos, todos devolvidos aos pais, o que tem mostrado o sucesso do projeto, garantindo assim a segurança das nossas crianças”, explicou.

A secretária ainda falou das ações que o município tem desenvolvido de maneira integrada com várias secretarias, para garantir o direito das crianças. “O anjos da guarda é uma das ações que compõem a agenda criança, que começou dia 10, com o lançamento do PPVida e vai até o dia 27 , com o lançamento do convênio com a UFPE para a realização gratuita de exames de DNA. Sem falar que o Anjos da Guarda, combina uma ação de utilidade pública, que é a distribuição das pulseiras, com a conscientização dos pais. Isso reflete a atenção que a gestão tem dado, priorizando as crianças e garantindo assim o direito de cada uma delas”, finalizou.

SAÚDE

Além das pulseiras, os pais que foram à praia puderam levar os filhos para o estande de escovação, montado ao lado. Ao todo foram distribuídas 350 escovas e 600 pastas. Para a secretária Executiva de Saúde, Suely Almeida, levar a saúde mostra o comprometimento com as crianças. “Uma marca da gestão Elias é trabalhar de forma integrada. Para a criança ficar segura é preciso estar saudável e a saúde começa com a escovação, com a lavagem das mãos. Então, aproveitamos o feriado e o dia das crianças para oferecer esse serviço para todas elas”, disse.

PAIS SATISFEITOS CRIANÇAS SEGURAS

“É muito importante ter esse projeto. Me lembro que há um tempo atrás uma vizinha minha perdeu o filho e demorou muito pra achar. Com essa pulseira, caso eu perca minha filha vai ser mais fácil de encontrá-la. Hoje a gente pode brincar mais tranquilos”, disse Auriete Leal, 38 anos.

“Caso um de meus filhos se perca a pulseira trás todas as informações e fica até mais fácil para achar. Assim eles brincam mais seguros. Estou satisfeita”, disse Neide Silva, 26 anos, que levou seus quatro filhos à praia.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/10/12/NWS,413685,52,554,JABOATAO,2132-CRIANCAS-SEGURAS-ORLA-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário