quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Auto de Natal abre os festejos natalinos em Jaboatão

Foto: Marcelo Ferreira


O espetáculo será aberto ao público e contará a história do nascimento de Jesus com elementos do folclore regional


Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, Jaboatão celebrará o espírito do Natal com a presença do Papai Noel nas ruas e a encenação de um Auto Natalino, contando a população a história do nascimento de Jesus. O significado do Natal será levado às pessoas diariamente, dentro de uma programação variada com a visita dos duendes junto ao bom velhinho nos mercados públicos da cidade, nas secretarias municipais, bem como nas localidades distantes dos pontos determinados para a apresentação do espetáculo natalino. Especialmente destinado ao público infantil, a Prefeitura este ano vai montar e decorar a casa do Papai Noel em três locais fixos, que gratuitamente poderá ser visitada das 16h até às 20h.

Do dia 21 até o final do mês de dezembro, as casas do Papai Noel estarão funcionando em frente à sede da Regional de Jaboatão Centro, na Praça do Metrô, em Cavaleiro, e ainda próximo ao Mercado das Mangueiras, em Prazeres. As renas, o trenó e a cadeira do bom velhinho rodeado de pinheiros e muita iluminação são alguns dos itens da decoração das pequenas casinhas. Todas as crianças que visitarem o local ganharão também uma foto junto ao Papai Noel, revelada de forma instantânea.

No estilo musical, o auto de natal foi escrito especialmente para o natal do município e preencherá as noites dos jaboatanenses em cinco Regionais (Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado, Muribeca e Prazeres). Numa duração de três horas e embalado por um conjunto de chorinho ao vivo, o espetáculo contará a história do nascimento de Jesus por meio de apresentações de dança do folclore regional como o bumba-meu-boi e o pastoril, passando pelo clássico através do Bale Municipal de Jaboatão, mesclado também por momentos de encenações teatrais e cantos natalinos. Nesse contexto, muitos grupos locais estarão envolvidos, a exemplo do Coral Infantil do Núcleo Ação Cultural (Nac) e do Bale Popular de Jaboatão.

O público poderá conferir o auto natalino no dia 21, às 20h, em frente ao Palácio da Batalha, no bairro de Prazeres e próximo ao Conjunto Muribeca dos Guararapes, às 21h. Já na quarta (22/12), o espetáculo acontecerá, às 20h, na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro, e às 21h, na Avenida Dolores Duran, no Curado. E na quinta-feira (23/12), último data de apresentações, a história será passada no pátio de eventos de Jaboatão Centro, em frente à Casa da Cultura. Somado ainda aos festejos, a cantora pernambucana Edílza Aires se apresenta no dia 21, às 21h, no estacionamento da Prefeitura.

Seguindo o mesmo modelo regionalizado de 2009, o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho, destacou o complemento de programações criadas este ano para as comemorações natalinas em Jaboatão. “Com o mesmo intuito que no ano passado, temos o compromisso de levar o significado do natal a todas as pessoas, independentemente de onde elas estiverem. Levando a emoção desta data, fazendo a população vivenciar na sua cidade este momento”, enfatizou o secretário.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3045

Nenhum comentário:

Postar um comentário