sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jaboatão entrega certificados do Programa Família Brasileira Fortalecida


Foto: Rose Albuquerque


A experiência, que foi vivida em Jaboatão e que terá uma publicação, capacitou mais de 1.200 profissionais


“Este dia marca o fechamento de um ciclo de um programa que deu certo. É muito bom saber que Jaboatão tem interesse em dar continuidade. Isso é fantástico! O sucesso do programa pode ser atribuído às ações integradas das secretarias e as instituições não-governamentais, e à crença de que o material é bom!”

Essa avaliação é de Salvador Soler, representante do Unicef no Recife, Paraíba e Alagoas, que, na manhã desta quinta-feira (02/06), participou da cerimônia de encerramento do primeiro ciclo do Programa Família Brasileira Fortalecida (FBF), no município. Na ocasião, os gestores e profissionais de assistência social, educação e saúde receberam os certificados pela participação no programa. Além disso, pais e crianças receberam o kit FBF.

O programa promovido pelas Secretarias de Promoção da Cidadania, da Saúde e Executiva de Educação de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Unicef, e as ONGs Plan Internacional e Tempo de Crescer, iniciou em outubro de 2009. “O objetivo desse programa é disseminar e formar cidadãos atores de direitos”, explicou a secretária Executiva de Educação, Edilene Soares.

A experiência, que foi vivida em Jaboatão e que terá uma publicação, capacitou mais de 1.200 profissionais. Foram 16 encontros com esses profissionais, que debateram diversos temas relacionados aos direitos e saúde da criança, bem como os valores que contribuem para um ambiente familiar saudável.

Num segundo momento, foram realizados encontros com pais e/ou responsáveis. “Tenho dois filhos e, na época, em que eles estudavam não tinha tanto esclarecimentos. Agora estou aprendendo muito com minha neta”, relatou a dona de casa Edineuza Santana Campelo.

De acordo com a secretária de Promoção da Cidadania, Socorro Araújo, ações integradas como essas são modelos para garantir uma qualidade de vida melhor para os munícipes. “Jaboatão vive um novo tempo, vários números indicam o quanto estamos caminhando na direção certa. Mas ainda há muito o que fazer. Parabéns a todos os profissionais que participaram desse primeiro ciclo. Vamos dar continuidade!, convocou Araújo.

EDUCAÇÃO
O Kit Família Brasileira Fortalecida foi lançado pelo Governo Federal juntamente com outras 28 instituições. Nele, é possível encontrar informações sobre o desenvolvimento saudável de meninos e meninas entre 0 e 6 anos de idade. O kit foi criado para sibsidiar a capacitação dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF), professores da Educação Infantil (creches e pré-escola), conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde e profissionais que atuam nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

Os textos que integram o kit falam sobre diversidade étnica, social, econômica, regional, rural, urbana, as crianças portadoras de deficiência e os saberes populares, entre eles os dos indígenas. De acordo com a secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, os kits foram entregues a todas as escolas do município. “Nós entregamos o kit às escolas de todas as regionais. No entanto, focamos as capacitações nas Regionais 5 e 6. O objetivo é ampliar essas capacitações, para atingirmos o maior número de famílias possíveis”, explicou Edilene.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário