sábado, 11 de junho de 2011

Pré-conferência do idoso discute políticas públicas para 3ª idade


Foto: Valter Andrade


Os temas discutidos serão levados à 1ª Conferência Municipal que será realizada dias 6 e 7 de julho


Segundo dados do IBGE, o Brasil hoje tem uma população de idosos que chega a cerca de 20 milhões, 10,8% da população. Em Jaboatão os dados mostram que há 58.256 pessoas idosas morando no município, o que representa 9% da população. Visando melhorar ainda mais a vida destes, que vêm ajudando o município a se desenvolver a tanto tempo, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes finaliza nesta sexta-feira (10/06) o ciclo de Pré-conferências do Idoso.

A primeira Pré-conferência foi realizada com as Regionais 1, 2 e 3 na última terça-feira (07/06), na IBCJ em Jaboatão Centro e nesta sexta-feira (10/06) foi a vez das Regionais 3, 4,5, 6 e 7 na Igreja Anglicana do Espírito Santo, em Piedade. A 1ª Conferência do Idoso será realizada em julho, nos dias 6 e 7, no Hotel Golden Beach em Piedade.

“O intuito é levantar os temas que serão discutidos na nossa 1ª Conferência do Idoso e que serão encaminhados para as conferências estadual e nacional para que posteriormente se tornem leis”, diz Maria José Santos (Rejane), presidente do Conselho Municipal do Idoso. Ela explica que um dos temas que tem sido mais debatido é o direito do idoso. “Hoje temos muitas leis que deveriam garantir o direito dos idosos, mas muitas vezes não são respeitadas. A gente vê um comprometimento muito grande da atual gestão em proporcionar discussões para criar políticas públicas que garantam o respeito a esse direito”, completou

FUNDO MUNICIPAL

Segundo Maria José, o município é um dos pioneiros na implantação do fundo municipal do Idoso. “A lei 468/2010 foi aprovada em novembro do ano passado e prevê a implantação em 2011 do fundo municipal do Idoso. O processo já está bem adiantado e até o final deste ano estaremos captando os recursos”, disse. Ela ainda explica que quando o fundo estiver funcionando irá ajudar no fomento às políticas públicas do município. “O fundo garantirá que os recursos sejam captados tanto de pessoas físicas, jurídicas, Organizações não governamentais, como do Governo, para ser utilizado nas políticas públicas para o idoso no município, o que garantirá ainda mais o respeito aos direitos dos idosos de Jaboatão”, reforça.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3745

Nenhum comentário:

Postar um comentário