terça-feira, 21 de junho de 2011

Plano Jaboatão 2020 terá metas ajustadas


Foto: Marcelo Ferreira

Algumas metas já foram até mesmo superadas, como a da taxa de mortalidade infantil


Duas frases da economista e professora Tânia Bacelar definiram bem o desafio a que se propõe o prefeito Elias Gomes ao elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável Jaboatão 2020, que planeja para os próximos dez anos a cidade que é a segunda maior de Pernambuco, mas que convive com problemas considerados por muitos como sendo insanáveis. Disse Tânia: “Doía muito ver Jaboatão na situação em que se encontrava.” E complementou: “Com esse plano, estamos dando um norte, pensando o futuro com discussão ampla.”

Ela falava para secretários e pessoal de nível gerencial da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, durante apresentação do Plano Jaboatão 2020, nesta sexta-feira (17), em uma casa de recepções em Piedade. Para a economista, integrante do grupo que elabora o plano sob a coordenação da professora Sheilla Pincovsky, a sabedoria vai ser aliar o técnico e o político. “Sem um deles (o técnico e o político) fica capenga”, ensinou a professora Tânia Bacelar.

O desafio é tamanho que o prefeito Elias Gomes classifica como uma “revolução” o que se está propondo para o município. “Os imediatistas fazem para os olhos deles e não para as pessoas viverem melhor, o que é essencial. Nós estamos mudando essa prática política, fazendo uma gestão planejada, comprometida com a população e o futuro da cidade”, ressaltou. O Plano deve ser concluído em outubro e algumas das metas já estão sendo ajustadas.

A expectativa do prefeito Elias Gomes é que em 2020 Jaboatão dos Guararapes seja de fato uma grande cidade, ainda mais importante e vanguardista. “Estamos fazendo o impossível de hoje para isso, pensando no futuro da cidade”, disse.

Entre os avanços que o entusiasmam ao olhar para o futuro da cidade, Elias Gomes destacou os alcançados pela área social. Entre eles, a queda na mortalidade infantil. Disse que a educação, que apresentava um dos piores índices da Região Metropolitana, já é avaliada como a que mais avançou. Ele também destacou a queda nos homicídios de jovens a ponto de o Ministério da Justiça procurar saber como a redução está sendo possível.

“Isso não é só esperança, mas certeza de vida melhor”, festejou Elias Gomes, para acrescentar: “Esse plano que estamos construindo não é para uma gestão, mas para a cidade, e estamos construindo com o povo que acredita e luta.”

Os secretários e técnicos têm agora a missão de adequar as metas globais à realidade atual do município. Definidas no início da elaboração do plano, no ano passado, algumas delas já foram inclusive superadas, como a que previa a redução da taxa de mortalidade infantil (em mil nascidos vivos) de 19,4 em 2009 para 13,1 em 2020. Essa taxa já é de 12,5. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3770

Nenhum comentário:

Postar um comentário