segunda-feira, 6 de junho de 2011

Obras de contenção trazem traquilidade para moradores de Jaboatão


Foto: Gustavo Delfino

A ação tem o objetivo de acabar com os problemas de deslizamentos


Os moradores da Rua Gaspar Uchôa, na comunidade do Retiro I, em Socorro, estão sendo beneficiados com obras nas encostas. 23 homens trabalham em um verdadeiro mutirão da construção civil para erguer mais de 300 m² de muro de arrimo. A ação tem o objetivo de acabar com os problemas de deslizamentos, que aumentam em períodos de chuvas, colocando em risco a vida dos moradores.
Reginaldo Ferraz, um dos moradores, comemora os benefícios dessa obra, para a sua casa e a sua vida. “O serviço que está sendo feito é muito bom para a comunidade. A ação chegou no tempo certo. A partir de agora temos segurança e dormir e acordar com a certeza de que nossas casas não serão mais atingidas pelos deslizamentos das barreiras e não corremos mais perigos de vida”, disse Ferraz.

O serviço compreende, além da construção dos muros, também a construção de linhas d’água e galerias para facilitar a drenagem e a recuperação das escadarias, que dão acesso às casas.
Nadja Alves Monteiro, moradora da Rua Gaspar Uchôa há 27 anos, diz o quanto é importante esta obra na sua rua. “Esperei muito para ver este serviço sendo feito. Agora percebo que a Prefeitura tem preocupação em nos ajudar. Era muito difícil dormir em dias de chuva, pois tínhamos que ficar observando para correr a tempo de salvar os bens. Agora, estamos todos seguros e felizes por termos sidos contemplados com esta grande obra”, frisou Nadja.

Saindo de Socorro e chegando ao bairro de Engenho Velho, mais uma obra de construção civil já faz parte da paisagem. Lá, mais de 100 famílias também foram contempladas com muros de arrimo. O serviço que já está em processo de finalização já muda o visual e, sobretudo, garante a segurança dos moradores e transeuntes. É que na localidade, além dos muros de arrimo, também foram construídos passeios e colocados corrimãos em diversos pontos, tendo em vista que as encostas eram muito íngremes e colocavam em risco a vida dos moradores.

A moradora Maria José, que reside no local há 40 anos, vibra com as novas encostas. “Estamos muito felizes pelo trabalho, que foi bem feito. Antes, quando chovia, ficávamos muito preocupados e atentos. Muitas vezes tínhamos que sair para preservar as nossas vidas”, contou Maria José. “Esta obra veio para mudar nossas vidas, nos dar tranqüilidade e segurança ”, disse a moradora.

Além de Socorro e Engenho Velho, os bairros de Santo Aleixo e Padre Roma também estão sendo contemplados com as obras nas encostas. A previsão é de que, no mês de julho, todos já possam comemorar o fim do serviço e o início de uma vida tranqüila e segura.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3728

Nenhum comentário:

Postar um comentário