quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Campeonato Pernambucano de Jetski tem III Etapa em Jaboatão

A competição que acontece no final de semana recebe 40 competidores


Jaboatão dos Guararapes empresta seu cenário natural de Barra de Jangada/ Paiva, neste sábado (01/10), às 12h, para a realização da III Etapa do Campeonato Pernambucano de Jetski. Cerca de 40 pilotos de várias partes do país irão disputar a competição que acontece pela primeira vez no município, as outras edições foram nas cidades de Petrolândia e Ipojuca. O evento esportivo segue até o próximo domingo (02/10).

De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Jetski (APAJET), Paulo Guilherme haverá dois tipos de prova. Um dos circuitos será livre com todos os pilotos, onde estarão disputando ao mesmo tempo, já no outro será utilizado o cronômetro no qual os competidores terão que realizar o percurso em menos tempo. “O local será demarcado com boias vermelhas e amarelas simulando uma pista de corrida, aquele que deslocá-las do lugar sofrerá punições, perdendo descontos no tempo ou até desclassificado”, alerta Guilherme.

A novidade deste ano é que a prova cronometrada ganhará um estilo igual ao usado na fórmula Indi. “Antes da prova eles brigarão pelo melhor tempo. E na largada saem os cinco melhores tempo, todos em fila indiana. Depois mais cinco e assim por diante, sendo três segundos de diferença o tempo que separa um piloto do outro. Lembrando que para vencer a prova, será contado o tempo individual de cada competidor e não quem chega primeiro ao fim do percurso”, explica o presidente.

O campeonato tem categorias divididas pela experiência do piloto e pela potência do motor, além do infantil. Eles participam do evento em duas modalidades a rana botle (piloto conduz o jet-ski sentado) e a ski (piloto compete em pé). “Os dois grandes nomes aguardados são Rui Matos, do profissional, que é hexacampeão pernambucano, tricampeão baiano e bicampeão do norte e nordeste; e Guilherme Leão, 13 anos, da categoria infantil se dedica ao esporte há três, considerado o melhor piloto da temporada este ano”, informa Guilherme.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Marcos Vinícius, esta nova etapa da competição marca um novo momento do esporte para o município. “É uma remodelagem da Praia do Paiva que possibilitará a criação de um polo náutico. Este será o primeiro de muitos eventos que vamos trazer para toda aquelas áreas com esportes náuticos, e de praia como vôlei, futebol, futevôlei”, explica o secretário.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/09/27/NWS,413641,52,553,JABOATAO,2132-CAMPEONATO-PERNAMBUCANO-JETSKI-III-ETAPA-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário