sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jaboatão apresenta sistema de monitoramento para alagoanos


Foto:Rose Albuquerque


De acordo com a Softex Recife, Jaboatão dos Guararapes é um bom exemplo de utilização da Central de Monitoramento e Ação Governamental (CIMAG)

Na manhã desta quinta-feira (15/09), a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica de Jaboatão dos Guararapes apresentou à secretária Adjunta de Modernização e Controle de Metas, Poliana Santana, e ao superintendente de Modernização da Gestão, Genildo Silva, ambos do Governo de Alagoas, a Central de Monitoramento e Ação Governamental (CIMAG).

De acordo com Teresa Falangola, gerente de Monitoramento e Informação de Jaboatão, o CIMAG é uma ferramenta que integra o Modelo de Governança do município. “Como essa ferramenta integra um planejamento maior, ela nos auxilia a acompanhar de perto o andamento das ações, bem como traçar metas”, explicou a gerente.

A secretária de Planejamento e Gestão Estratégica de Jaboatão, Mirtes Cordeiro, enfatizou que para implantar o CIMAG no município, foi necessário um trabalho de orientação a todos os secretários e gestores. “Percebemos que o sistema é eficaz e que funciona efetivamente porque todos os secretários se empenham em atualizá-lo. Além disso, essa visão de que alguém está cobrando o tempo todo, existente nos órgãos privados, o sistema acaba fazendo isso também. E isso é bom”, detalhou Mirtes.

Impressionada com a eficiência do sistema, a secretária Adjunta de Modernização e Controle de Metas do Governo de Alagoas, Poliana Santana, destacou que o Estado terá o CIMAG, em até 30 dias. “Estamos aprimorando a forma de gerenciamento. Para isso, já foram definidas as ações, objetivos e metas. Realmente o programa é excelente. Mas é claro que não adianta implantar um sistema e não acompanhar, por isso vimos que a gestão faz a diferença”, salientou.

EXEMPLO

O CIMAG foi desenvolvido pela Softex Recife, órgão ligado ao Porto Digital. De acordo com o diretor da Softex Recife, Manoel Amorim, diversos órgãos em Pernambuco já utilizam o sistema. Mas a escolha de Jaboatão dos Guararapes, feita pelo órgão, para demonstrar o pleno uso do programa, deu-se pela eficiente forma de utilização da ferramenta.

“O diferencial de Jaboatão é o acompanhamento que o prefeito Elias Gomes faz. Além desse acompanhamento, ele faz encaminhamentos. E essa é a função de um gestor. Até porque para encontrar e apontar soluções, é necessário acompanhar os problemas”, destacou Manoel Amorim.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/planejamento-e-gestao-estrategica/2011/09/15/NWS,413600,52,549,JABOATAO,2132-JABOATAO-APRESENTA-SISTEMA-MONITORAMENTO-ALAGOANOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário