sábado, 3 de setembro de 2011

Elias Gomes entrega projeto executivo do avanço do mar à CPRH


Foto:Marcelo Ferreira


A expectativa do prefeito Elias Gomes é de que todo o trabalho possa estar concluído antes das previsíveis “ressacas” de agosto do próximo ano, caso a CPRH aprove logo o licenciamento


Depois de decretar situação de emergência no litoral que sofre com o avanço mar, o município de Jaboatão dos Guararapes poderá ser o primeiro a iniciar os trabalhos de contenção. O reconhecimento foi feito na tarde desta sexta-feira (2) pelo presidente da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Hélio Gurgel, ao receber o projeto executivo das mãos do prefeito Elias Gomes.

“A proposta de Jaboatão apresenta visão ampla de solução como um todo e definitiva. Entendemos que os trabalhos podem ser iniciados pelo município, como indicam estudos”, destacou Gurgel. Além de Jaboatão, sofrem com o avanço do mar Recife, Olinda e Paulista.

Para agilizar os estudos de liberação dos trabalhos, técnicos da CPRH e da prefeitura de Jaboatão voltam a se reunir nesta segunda-feira (5). Pelo projeto executivo desenvolvido pela empresa norteamericana Costal Plainning, deverá ser feito engordamento da praia. Serão necessários 600 mil m³ de areia, o equivalente a cerca de 60 mil caminhões do tipo caçamba.

A areia, a ser extraída de jazida localizada a aproximadamente cinco km da costa, será conduzida por draga e depositada em área de 5,3 km, de Barra de Jangada a Piedade. Com o engordamento, a faixa de praia ficará em média em 30 metros.

Toda a obra está orçada em R$ 54 milhões, recursos da União, do Estado e do município de Jaboatão dos Guararapes. Já existe emenda aprovada no Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 38 milhões. De acordo com o prefeito Elias Gomes, também o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, já se comprometeu em participar dos investimentos necessários.

A expectativa do prefeito Elias Gomes é de que todo o trabalho possa estar concluído antes das previsíveis “ressacas” de agosto do próximo ano, caso a CPRH aprove logo o licenciamento. “A partir do licenciamento temos 90 a 120 dias pra licitar e até seis meses para executar a obra”, disse Gomes.

O presidente Hélio Gurgel disse que a contenção do avanço do mar no litoral de Pernambuco é meta prioritária do governo estadual. “Vamos analisar e encaminhar as providências já”, assegurou.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2011/09/03/NWS,413574,52,552,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-ENTREGA-PROJETO-EXECUTIVO-AVANCO-MAR-CPRH.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário