segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jaboatão apreende caminhão depositando entulhos em local proibido

 Foto divulgação

O veículo que pertence à empresa Globo foi levado para o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), e o condutor foi liberado após prestar depoimento.


Nesta sexta-feira (16/09), primeiro dia da Operação Papa metralha, criada para coibir o lançamento de metralhas, como os entulhos, lixos e resíduos de materiais de construção, em locais proibidos, o Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) de Jaboatão apreendeu um caminhão da empresa Globo, por fazer depósito irregular numa rua paralela à Via Canal, em Jardim Piedade.

De acordo com o Inspetor Ubirajara Gomes, chefe do GAMA, o veículo foi flagrado pelos fiscais da Secretaria de Serviços, que acionou o GAMA. “Quando chegamos ao local, encontramos o caminhão despejando resíduos de materiais de construção, num local que foi transformado em lixão clandestino. Acionamos o Grupo e Operações Táticas (GOT), da Guarda Municipal, e dos agentes de trânsito e transporte, para verificar a documentação do veículo, que está regular”, explicou o inspetor.

O condutor do veículo foi levado para a sede da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, junto com o caminhão. Ainda de acordo com o Inspetor Ubirajara Gomes, o motorista prestou depoimento e foi liberado. Já o veículo foi levado para a sede do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). “A empresa, a qual o caminhão pertence, será notificada. E infelizmente, constatamos que esta empresa é reincidente”, detalhou.[

INTEGRAÇÃO

A Operação Papa Metralha é uma ação integrada entre as Secretarias de Serviços Urbanos e de Planejamento e Gestão Estratégica; e das Secretarias Executivas de Meio Ambiente, por meio do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) e a Executiva de Trânsito e Transporte, por meio da Guarda Municipal.

Caminhões que forem pegos depositando entulhos, lixos e resíduos de materiais de construção, em locais proibidos (lixões domésticos, vias públicas, manguezais e terrenos baldios), serão apreendidos e as empresas às quais pertencem serão multados. Essas medidas estão previstas nas leis 9.605/98 (federal), que se refere ao combate às atividades lesivas ao meio ambiente, e 100/90 (municipal), que trata dos atos ofensivos a limpeza urbana.

De acordo com inspetor Ubirajara Gomes, o valor da multa varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões. “Essas medidas são necessárias para tentar evitar que as empresas poluam as vias públicas. Além disso, é uma forma de melhorar a imagem da cidade, bem como a qualidade de vida das pessoas”, contou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2011/09/16/NWS,413607,52,558,JABOATAO,2132-JABOATAO-APREENDE-CAMINHAO-DEPOSITANDO-ENTULHOS-LOCAL-PROIBIDO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário