terça-feira, 27 de setembro de 2011

Semana Nacional de Doação de Órgãos


É possível diminuir a fila de espera por órgãos
Foto: Divulgação
Do NE10

A Semana Nacional de Doação de Órgãos tem início nesta segunda-feira (26) e segue até a sexta (26), com programação por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A abertura acontece nesta manhã no Hospital da Restauração, com o I Encontro de Incetivo à Doação de Órgãos de Pernambuco, que terá Antônio Carlos Figueira, o secretário estadual de Saúde, como palestrante.

Atualmente, 3.327 pacientes aguardam em lista de espera por um transplante em Pernambuco. Desse total, mais de 1,8 mil pessoas aguardam por um rim, 1.299 por córneas, 169 por um fígado e 9 pacientes estão na esperança por um transplante de coração. O objetivo da campanha é incentivar a população para diminuir a fila de espera por órgãos. De janeiro a agosto de 2011, a CT-PE registrou 678 transplantes no Estado, um aumento de aproximadamente 12% em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 595 transplantes.

Na programação da campanha estão previstas aulas de sensibilização com servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS), no auditório do Imip, na terça-feira (27); com profissionais que atuam no Hospital Barão de Lucena, na quarta (28); e no Real Hospital Português, na sexta (30). Haverá, ainda, ações na Estação Central do Metrô Recife e durante a Bienal do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções.

Termômetro da Doação – Na quarta-feira (28), a partir das 14h, a Central de Transplantes de Pernambuco, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, inaugura o Termômetro da Doação no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O totem eletrônico irá exibir, em tempo real, a contagem de doações de órgãos e tecidos em Pernambuco. “A população vai ter uma maior noção do tema e de sua importância. Com isso, queremos estimular a discussão sobre a doação de órgãos na sociedade”, explicou Zilda Cavalcanti.

REDOME – Ainda na quarta-feira, das 14h às 16h, o cadastro para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) poderá ser feito no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O Redome também estará: no Imip, na terça-feira, de 8h às 12h; na quarta, de 8h às 12h, no Hospital Barão de Lucena; e, na manhã da quinta, na Estação Central do Metrô Recife. O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) utilizada no exame que diagnostica características genéticas importantes para a verificação da compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea. Os dados do doador são catalogados no cadastro e a compatibilidade é verificada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante. Em Pernambuco, 49 pacientes estão na lista de espera por um transplante de medula óssea.

DOAÇÃO - Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar órgãos. A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. Para informações e orientações, o telefone da CT-PE é 0800.281.2185.


Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/saude/noticia/2011/09/26/semana-nacional-de-doacao-de-orgaos-incentiva-pernambucanos-299733.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário