segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Juventude com vez e voz em Jaboatão


A 2ª Conferência de Juventude de Jaboatão reuniu jovens de todas as Regionais

Alegria, descontração e muito vigor davam para serem sentidos na 2ª Conferência de Juventude de Jaboatão, realizada nos dias 25 e 26 de agosto. Apesar do clima descontraído, os jovens que estavam no local não foram apenas se divertir, mas sim discutir temas de extrema importância para toda juventude jaboatanense. O tema do evento resume bem a proposta “Jovens em ação pela garantia e efetivação dos seus direitos”.

“Esse é um evento importante para nós que somos jovens. Aqui é o espaço em que podemos expor nossas necessidades sabendo que seremos ouvidos e que estas necessidades vão ser respondidas. Essa é uma gestão participativa, diferente das outras. Agora temos vez e voz”, disse animada Pollyana Cavalcanti, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) – Jaboatão.

Na Igreja Anglicana do Espírito Santo, em Piedade, onde foi realizado o evento, os jovens participaram de várias mesas de debate sobre diversos temas. “Nas mesas de discussão eles escolhem o que é prioritário, com uma média de 5 a 10 propostas por grupo. No final eles escolhem as propostas que vão ser colocadas em prática no âmbito municipal, e as outras que serão discutidas nas conferências Estadual e Nacional”, explicou Luciana Tavares, gerente de Juventude e presidente do Conselho Municipal da Juventude.

Luciana ainda explicou como são dados os direcionamentos. “As propostas que forem para o município, nós, enquanto gestores, começaremos a organizar, captar recursos e levantar meios de colocá-las em prática. Escolhemos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual e posteriormente serão escolhidos para a Nacional”, reforçou.

“Eu acho importante ter uma conferência desse porte, pois nos estimula a buscar nossos direitos. A gente está buscando efetivar o que a lei nos garante e aqui em Jaboatão temos encontrado esse espaço. Participei do grupo que discutiu a diversidade e isso é muito importante para criarmos políticas públicas de respeito à diversidade cultural, religiosa, sexual”, disse Digo Diogenes da Silva, estudante.

“Esse é o espaço mais democrático para formular, através das ideias da juventude, as políticas públicas que serão para beneficio de cada um deles. O que foi discutido aqui será utilizado na finalização do Plano Municipal da Juventude, que será de extrema importância”, explicou Eduardo Porto Júnior, secretário Executivo de Juventude. Porto ainda explicou que uma das provas que as conferências funcionam é o Conselho da Juventude, que foi uma reivindicação dos jovens na primeira conferência e hoje é uma realidade.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/08/28/NWS,413549,52,553,JABOATAO,2132-JUVENTUDE-VEZ-VOZ-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário