quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Carnaval Jaboatão 2011 cada vez melhor


Foto: Marcelo Ferreira


O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou no inicio da tarde desta quarta-feira (09.02), no Portal do Mar, em Piedade, o carnaval do município, com o tema, Carnaval em Jaboatão dos Guararapes está ficando cada vez melhor. E agora os foliões terão mais tempo para se divertir, com a semana pré-carnavalesca que começa no domingo (27) e vai até a sexta-feira (04), ampliando para dez dias os festejos momescos.

Serão mais de 200 horas de animação com artistas locais e nacionais, sem contar as apresentações de 200 blocos que também farão a festa nas sete estações regionais durante o Carnaval. O governo municipal vai investir R$ 3,5 milhões, sendo 2 milhões de recursos próprios e R$ 1,5 milhão de patrocinadores como Montilla, Nova Schin e Governo de Pernambuco.

O lançamento do carnaval contou com a presença de artistas como André Rio, Nonô Germano e do compositor Getúlio Cavalcante. Ao som do frevo, samba, caboclinho e maracatu, o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho apresentou as atrações da festa de momo.

A grande novidade é mesmo a semana pré que contará com atrações como Jamil, Garota Elétrica, Calypso, É o Tchan, Sem Razão e Arlindo Cruz, André Rio, Almir Rouche e João do Morro, inaugurando o caráter plural das festividades.

A festa começa no domingo (27), a partir das 12h. Os trios elétricos saem da Rua 4 de outubro, próximo à Faculdade Européia, e percorrem a Avenida Beira-mar até a Avenida Bernardo Vieira de Melo, nas proximidades do Mc Donald’s. O percurso é de cerca de um quilômetro. Na abertura apresentam-se João do Morro, Kitara e Sem Razão. A animação vai até às 18h.

Na segunda-feira (28) é a vez das bandas Jamil, Garota Elétrica e Sambstar. As apresentações se iniciam às 18h e se estendem até à meia-noite, horário limite para as apresentações durante todo o Carnaval.

As bandas Calypso, Sem Razão e É o Tchan arrastam a multidão na terça-feira (1). Na quarta-feira (2) comandam a alegria as bandas Molejo e André Rio. Almir Rouche e banda Cheiro de Amor apresentam-se na quinta-feira (3) e Arlindo Cruz, Nascente e Swing e Simpatia completam a programação na sexta-feira (4).

ESTAÇAÕES DO CARNAVAL – Concluída a semana pré, as festividades estendem-se por todas as regionais, que receberão as Estações do Carnaval, instaladas sempre nas proximidades das estações do metrô, para facilitar o acesso de todos os foliões. São elas as estações do Curado, Jaboatão Centro, Cavaleiro, Jardim Jordão, Muribeca, dos Prazeres e Praias (Piedade).

Nas Estações do Carnaval apresentam-se artistas da cena musical pernambucana como Nonô Germano, Marrom Brasileiro, Luciano Magno, Almir Rouche, André Rio, ASndré Travassos, Orquestra 100% Mulher e Edilza.

BLOCOS – Por todas as regionais, cerca de 200 blocos animarão os foliões. A Prefeitura apoia as apresentações disponibilizando carro de som, trio elétrico, além de infraestrura de banheiros químicos, trânsito e segurança. Em Jaboatão Centro o Corredor Cultural contará com desfiles de maracatus, blocos líricos, caboclinhos e outros blocos tradicionais durante os dias de festejos.

Para assegurar comodidade e segurança aos foliões a Prefeitura está disponibilizando 180 banheiros químicos, sete ambulâncias e 21 profissionais da área da saúde, além de 300 servidores que atuarão fiscalização (vigilância sanitária, Procon e outros). A segurança contará com 300 policiais militares e 50 guardas municipais.

BAILE MUNICIPAL – O Carnaval de Jaboatão será aberto na sexta-feira (25), com o Baile Municipal, programado para o Clube Jaboatonense, em Jaboatão Centro, às 22h. As atrações são Maestro forró, Fafá de Belém e André Travassos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3313

7 comentários:

  1. Muito bom. Jaboatão vai mostrar que podemos e temos força pra fazer um carnaval bonito e sem violência. Parabéns aos organizadores desse mega evento. Estarei lá para comprovar tanta folia.

    ResponderExcluir
  2. poxa, banda de axé, brega, pagode, swingueira na terra do frevo?
    é bom saber que a cultura daqui está em boas mãos, onde não valorizam o rítmo da terra.temos tantos artista excelentes aqui mesmo e nunca têm espaço e nem oportunidade...vão aprender a trabalhar bando de pobre cultural, vão estudar mais um pouco sobre a cultura da sua cidade, pq na Bahia não toca frevo, sabe pq? -pq eles valorizam a sua cultura e sabe muito sobre ela, vcs pensam q estão abafando, onde na verdade estão dando nojo e vergonha de ver que na gestão de um prefeito tão bom, tem um bando de burros organizando uma festa tão bonita e que poderia valorizar o nosso frevo, maracatu, cabloquinho e não trazer as culturas dos outro sufocando as nossa, espero q um dia a prefeitura trabalhe com pessoas com competentes e que saibam o que estão fazendo e não deixar esses burros desorganizando a nossa festa.
    aprendam a trabalhar. valorizem nossa cultura! (mas 1º estude sobre ela)

    ResponderExcluir
  3. temos uma cultura linda e ainda vivemos mendigando culturas dos outros, temos vários maracatus em nosso município e nem se quer são valorizados, temos muitos grupos de capoeira e nunca são divulgados, ainda lembro que tais grupos de capoeira tocavam na frente da igrejinha em piedade e acabou pois eram considerados como marginais e sempre colocavam policiais para acabar com a roda. Minha vô quando estava viva falava que tinhamos uma roda de ciranda na beira mar e acabou porque não teve incentivo da prefeitura e que para os coronéis que existiam naquele tempo não estavam nem aí para o que era cultura em nosso município, em candeias tinhamos a festa de iemanjá, a estátua foi levada pelo mar e nunca mais ninguém fez nada pra essa festa voltar.
    Agora no tempo de carnaval, como falou Edilson aí em cima, colocar banda de axé, brega,pagode, swingueira é foda, procurem pessoal fazer uma festa que realmente seja nossa e tentem falar para os jovens o que é realmente cultura pernambucana e não essas outras porcarias, entra ano e sai ano e nada é feito, eu particularmente prefiro ir para o recife ou olinda, pelo menos lá vemos o que uma verdadeira valorização da cultura pernambucana, ou seja, NOSSA CULTURA....

    ResponderExcluir
  4. Gosto do estilo do carnaval jaboatonense, carnaval além de cultura é empreendimento.
    PAULO ROGÉRIO

    ResponderExcluir
  5. cara muito bom moro em recife mas jaboatão esta de parabens eu estarei lah com certeza!!!!!
    kathy***

    ResponderExcluir
  6. ainda bem que vamos mostra pra varias pessoa que ñ entenderam que em pernambuco ñ usamos de racismo para a musica e usamos a cultura do brasl todo ja que somos rico de varias cultura seja ela axe,pagode,brega,mpb o que importa é que somos um povo unido e logico q vou pra jaboatão kkkkk ñ perco por nada kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. O povo tem q parar com essa frescura de cultura local,pois o brasil é de todos os ritmos afinal a pátria nasceu aqui. Parabéns Elias gomes pelo melhor carnaval q Jaboatão ja teve.

    ResponderExcluir