segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Jaboatão se prepara para o combate à dengue



A primeira iniciativa é alertar os profissionais da área de saúde para evitar casos letais da doença


Em 2010, Jaboatão dos Guararapes registrou 72 casos de dengue hemorrágica que culminaram em 03 mortes. Número inferior a 2008, quando os 32 casos registrados resultaram em 08 óbitos. Para manter a queda no número de casos letais, a Secretaria de Saúde de Jaboatão vai promover um Seminário com todos os profissionais de saúde para alertar no primeiro atendimento aos pacientes.

“A ideia é que a primeira assistência ao paciente seja atenta, já que os sintomas da dengue também podem ser confundidos com outras doenças. E com o tratamento adequado, o paciente terá menos chance de ir a óbito”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde, Alexandre Menezes.

Jaboatão é considerada uma cidade que tem grande tendência a notificar muitos casos de dengue por estar localizada na Região Metropolitana do Recife. A justificativa é a densidade populacional e o alto índice de infestação do inseto que transmite a dengue. “É importante que a população tenha consciência e se preocupe em evitar locais para a proliferação dos mosquitos”, salientou Menezes.

Os profissionais que serão convocados para o encontro serão os médicos, enfermeiros e os técnicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Policlínicas e nos hospitais estaduais situados no município. O evento está marcado para o dia 11 de fevereiro, às 14h, no auditório da Faculdade Guararapes, no bairro de Piedade.

SINTOMAS – A população não pode esquecer os sintomas da dengue. A menos grave, chamada de dengue clássica, vem acompanhada de febre (geralmente alta), dores pelo corpo (especialmente nas juntas), dor no fundo dos olhos, e manchas pelo corpo. Enquanto isso, a dengue mais grave que pode levar à morte, chamada de dengue hemorrágica, esta apresenta outros sinais, como dores abdominais, tonturas, sangramentos (na gengiva e no nariz) e manchas roxas.

PREVENÇÃO – A Prefeitura de Jaboatão vai promover, a partir de março, dias de mobilização para o combate à dengue. O objetivo é alertar a população sobre os locais de proliferação da dengue, os sintomas, e quais os procedimentos que devem ser seguidos para tratar a doença.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3290

Nenhum comentário:

Postar um comentário