sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pela primeira vez, Jaboatão aplica soro antirrábico e antitetânico



Apenas os pacientes encaminhados pelos médicos receberão a dose do soro


Quem tem cachorro ou gato sabe que eles são animais de estimação carinhosos e que adoram brincar, principalmente com as crianças. No entanto, é importante ficar atento, pois eles também podem transmitir uma grave doença: a raiva. E para tratar dessa doença, os jaboatanenses, até hoje, contavam apenas com a vacina antirrábica.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o governo do Estado, disponibiliza a partir de agora o soro antirrábico, na emergência do Hospital e Policlínica Jaboatão/Prazeres, que fica na Rua Recife, S/N, no bairro de Cajueiro Seco.

O soro é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada a partir do soro encontrado em equinos (cavalos) e sua reação é imediata. Diferente da vacina, que estimula o organismo humano a produzir anticorpos, com efeito prolongado. No entanto, a aplicação do soro deve ser acompanhada e recomendada em casos estritamente necessários.

“É importante salientar que o paciente só será atendido após avaliação médica. Por isso o primeiro procedimento é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o médico vai avaliar o quadro e encaminhar ou não para a aplicação do Soro”, explicou o gerente em Vigilância em Saúde, Alexandre Menezes.

Nessa parceria com o Estado, o município de Jaboatão dos Guararapes equipou as salas e treinou os enfermeiros e técnicos que vão atuar na área. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou o local e o medicamento. “Essa parceria é importante porque antes, os jaboatanenses precisavam ir para o Recife, em busca desse soro. Agora não é mais necessário. O atendimento está mais próximo e a qualquer hora do dia, pois é 24 horas”, completou Menezes.

Além desse tipo de soro, Jaboatão também pode contar com o soro antitetânico. A aplicação desse medicamento seguirá as mesmas instruções do soro antirrábico.

Transmissão:
A população deve ficar atenta com a transmissão da raiva. Contato com a saliva de animal raivoso seja por mordeduras ou arranhaduras. Não apenas gatos e cachorros podem transmitir essa doença, como também morcegos e macacos, em especial o saguim.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3393

Nenhum comentário:

Postar um comentário