terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jaboatão participa de apresentação do Plano Estadual de combate à dengue

Foto: Marcelo Ferreira


O município é um dos mais populosos do Estado, por isso apresenta mais casos da doença


Todos os anos a dengue é uma das doenças que mais lota as emergências de todo o Estado. Visando um combate mais eficaz, o governo do Estado convocou, na manhã desta segunda-feira (14/02), 19 prefeitos dos municípios com maior risco de epidemia da doença para apresentar o Plano Estadual de Contingência contra a Dengue. O prefeito Elias Gomes foi ao encontro.

O plano, apresentado pelo governador do Estado, Eduardo Campos, ressalta as ações de prevenção ao vetor. Entre as ações apresentadas estão a contratação de 500 agentes de endemias, a capacitação de 80 profissionais de vigilância de epidemia e a compra equipamentos para controle químico do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. A descentralização do diagnóstico sorológico é outra estratégia.

PLANO MUNICIPAL – Jaboatão foi um dos primeiros municípios a apresentar um Plano municipal de contingência. A apresentação foi feita na tarde da última sexta-feira (11/02) a mais de 300 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Guararapes, em Piedade.

O plano será dividido em três partes importantes, tendo como foco o diagnóstico mais rápido e a prevenção. A primeira parte será voltada para o enfrentamento ao mal, buscando reduzir ainda mais o número de óbitos no município. Segundo Vale, em 2008 foram registrados mais de três mil casos com oito óbitos, já em 2010 foram registrados cerca de quatro mil casos e apenas três óbitos. “Pretendemos reduzir ainda mais o número de óbitos por dengue no município”, afirmou.

A segunda parte será a mobilização, feita na comunidade, com os agentes de Saúde e Endemias, associações, igrejas e sociedade civil organizada e a terceira parte mais voltada para os técnicos, que será na área do atendimento, diagnóstico laboratorial e distribuição de medicamentos.

COMBATE – O próximo passo no combate será uma reunião com as Gerências Regionais do município e com todos os representantes das secretarias do município. O objetivo é tratar sobre o chamado Dia D. Neste dia, será realizado um grande mutirão para identificar e eliminar os focos da doença no município.

As reuniões com as Gerências serão no dia 16/02, às 9h – Regionais Prazeres, Cavaleiro e Muribeca; e no dia 23/02, às 14h – Regionais Praia, Jaboatão e Curado.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3341

Nenhum comentário:

Postar um comentário