quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gel impermeabilizante vai segurar barreiras em Jaboatão


Foto: Marcelo Ferreira



Produto que seca em três horas evita infiltração e protege de deslizamentos por até cinco anos

Moradores do bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão Centro, conheceram hoje (1° de fevereiro), a nova técnica adotada pela Prefeitura para segurar as barreiras e encostas que apresentam alto risco de deslizamento. O gel impermeabilizante foi aplicado em caráter demonstrativo em áreas das ruas 1° de Maio e Estrada da Luz. A aplicação definitiva será iniciada em breve e protegerá 105 mil m² em várias áreas do município.

O gel que é 100% ecológico, como descreve o fabricante, a empresa americana Etack Environmental Solutions, permite a estabilização do solo, evitando a infiltração de água e prevenindo deslizamentos e danos materiais e ambientais. Após três horas da aplicação o solo já está protegido por até cinco anos. Os moradores são orientados a proteger as encostas, não cortando a vegetação que venha a brotar.

O prefeito Elias Gomes foi conferir a aplicação do produto e explicou que desde 2009 a administração vem investindo para dar mais segurança aos morros. “Estamos agindo preventivamente, algo que o Brasil não vem fazendo”, disse, lembrando as ocorrências registradas no Rio de Janeiro e que deixou centenas de mortos em municípios da região serrana a exemplo de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

APOIO - Testemunhas do perigo a que estavam expostas as famílias que habitavam as casas demolidas, moradores aprovaram a ação da Prefeitura. O marceneiro José Márcio da Silva, residente na Rua 1° de Maio, disse que a medida é correta por prevenir e proteger vidas. Há 30 anos morando na casa de número 35, ele conta que já houve casos de vizinhos terem deixado as moradias, voltando em seguida, com o fim do inverno.

“Fico menos preocupada agora”, disse Severina Ferreira de Souza. Moradora da Rua Estrada da Luz há 69 anos, a aposentada admitiu saber que havia risco de deslizamento da barreira, cortada a poucos metros da calçada em frente a sua residência. “Confio que essa nova técnica vai resolver”, completou, olhando em direção a outras casas ao lado da sua, até então também localizadas em área de risco.

A Prefeitura demoliu em Santo Aleixo um total de 38 casas que haviam sido condenadas pela Defesa Civil. As famílias receberam indenizações e as áreas agora livres das construções foram isoladas com cercas e receberam a plantação de mudas de árvores da Mata Atlântica. Todas foram adotadas por moradores.

Em todo o município foram indenizadas e demolidas 260 casas. Jaboatão dos Guararapes tem 38 pontos considerados de alto risco. Com a nova técnica e a tradicional que inclui a construção de muro de arrimo e aplicação de argamassa a Prefeitura espera proteger 30 áreas em breve. “Além desses trabalhos, estamos orientando a população permanentemente”, disse o prefeito Elias Gomes.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3275

2 comentários:

  1. Não existe fabrica americana ETACK USA! o produto original americano que o exercito dos EUA utilizou se chama ENVIROTACK II e a fábrica deste é a P&A Enviromental Inc. o que vcs estão vendo aí é um plágio do original!
    Por favor, antes de anunciar, pesquisem!

    ResponderExcluir
  2. E os testes estão sendo feitos todos com o produto super concentrados, porisso estão tendo resultado excelente, mas na hora da venda real, a coisa muda de figura!, vejam as reportagens de Recife!

    ResponderExcluir