terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Elias Gomes está confiante na agilização de projetos pela Secretaria das Cidades

 Foto: Marcelo Ferreira


No documento de três páginas, Elias Gomes defende ações relativas à habitação, mercados públicos, transportes e a Lagoa Olho D’água


O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, saiu confiante na agilização dos pleitos apresentados ao secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, em audiência realizada na manhã desta segunda-feira (7). “Não há contradição entre os nossos pleitos e o que o Governo pretende fazer no município. Muito do que discutimos já se encontra em andamento”, explicou o prefeito.

Recém-empossado no cargo (foi secretário de Educação na gestão anterior), Danilo Cabral disse que vai marcar conversa técnica para aprofundamento da discussão sobre os diversos pleitos. No documento de três páginas, Elias Gomes defende ações relativas a habitação, mercados públicos, transportes e a Lagoa Olho D’água.

Em relação à questão da habitação, destaque para o conjunto habitacional Fazenda Suassuna. A proposta é a retomada da construção de 1055 unidades destinadas às vítimas da cheia de 2005.

Também foi solicitada a retomada e a agilização no caso dos blocos 155 e 129 do Conjunto Residencial Muribeca. Em março de 2010 foi firmado Acordo de Cooperação entre a União, o Estado e o Município para execução de laudo técnico e projeto de recuperação ou demolição e construção de 340 prédios.

No capítulo destinado aos mercados públicos, a Prefeitura defende para o Mercado de Cavaleiro o estabelecimento de um cronograma para acompanhamento da construção a partir do conjunto dos processos licitatórios. Quanto ao mercado de Jardim Jordão, a proposta é a construção de um novo mercado, considerando a proximidade das obras do Canal do Jordão.

Elias Gomes ainda apresentou propostas para os mercados de Jaboatão Centro e de Prazeres. No primeiro caso, sugere parceria com a Secretaria das Cidades para que seja recuperado e ampliado. Quando ao Centro Comercial de Prazeres, propõe que sejam executadas obras de adaptação dos galpões, já adquiridos pelo município, para solução definitiva.

ACADEMIA DAS CIDADES – Além da Academia das Cidades em construção em Barra de Jangada e da de Vila Rica, cujo projeto encontra-se em análise na Secretaria das Cidades, o prefeito Elias Gomes pediu a construção de mais cinco unidades, sendo uma por Regional.

Outra proposta que mereceu destaque na audiência foi a que prevê a dragagem e drenagem da Lagoa Olho D’Água, considerada ação básica e imprescindível para a requalificação urbana da área de Candeias e Barra de Jangada, de modo a permitir a integração com propostas como o Projeto da Reserva do Paiva, em implantação.

PARQUES MUNICIPAIS – O prefeito Elias Gomes aproveitou a audiência para defender a implantação de parques municipais pela Secretaria das Cidades. Argumenta que a exemplo do que representam as Academias das Cidades para a melhoria da qualidade de vida da população, as cidades carecem de parques com a priorização da preservação do verde. A proposta é transformar a área do antigo matadouro, hoje conhecida como “Mata Viva”, no primeiro parque municipal de Jaboatão.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3295

Nenhum comentário:

Postar um comentário