segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jardim do Náutico conta com nova Unidade de Saúde da Família

Foto: Felipe Leite


A comemoração contou com apresentações culturais e com corte de bolo


Foi com grande clima de festa e sentimento de sonho realizado, que os moradores da comunidade Jardim do Náutico, em Cajueiro Seco, receberam na noite de sexta-feira (18/02), das mãos do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, o novo prédio da Unidade de Saúde da Família.

Segundo Sara Fernandes, presidente da Associação de Moradores, agente comunitária de saúde e fundadora da comunidade, o sonho se torna realidade. “Eu estou feito criança. Foram 11 anos de luta, de ofícios sem respostas, mas o prefeito Elias firmou o compromisso e atendeu os nossos ofícios e hoje está cumprindo”, disse emocionada.

“Esta unidade será de extrema importância para a comunidade, pois ficará mais perto, fazendo assim com que os usuários tenham uma melhor estrutura básica de saúde. De fato, com isso pretendemos oferecer o melhor para os usuários da saúde do município”, reforçou Gessyanne Vale, secretária de Saúde do município.

Segundo Marli Cavalcanti, moradora da comunidade há 16 anos, a população tinham que andar 20 minutos para chegar à antiga unidade. “A outra unidade ficava na Vera Lúcia e a gente tinha que andar 20 minutos a pé para conseguir se consultar e pegar uma ficha. Agora, vou andar só 2 minutos e já estarei no posto. É um sonho que estamos vendo se tornar realidade”, disse sorridente.

“Para mim é motivo de muita alegria entregar essa unidade à população. Esta, que não é do governo municipal, não é da equipe, mas é do povo. Agradeço a vocês que lutaram e que estão lutando por uma comunidade melhor. Além de um posto mais perto, vocês terão anjos da guarda, que cuidarão da saúde de vocês”, disse o chefe do executivo municipal, Elias Gomes.

ESTRUTURA – A USF de Jardim do Náutico conta com três salas (consultório médico, odontológico e de enfermagem), sala de vacina, sala de coleta, sala para curativo, farmácia, copa, sala de nebulização, depósito de material de limpeza (DML), sala de esterilização e armazenamento, escovódromo, recepção, dois sanitários e terraço, além de ampla área arborizada. O investimento foi de aproximadamente R$ 82 mil.

A unidade abrigará duas equipes, uma de Saúde da Família, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e oito agentes comunitários de saúde, e uma de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

NOVOS PROJETOS – Jaboatão, hoje, conta com 79 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), distribuídos em 64 Unidades de Saúde da Família (USF). De acordo com a secretária de Saúde, Gessyanne Vale, a meta é ampliar o número de equipes do PSF e acomodá-las em unidades de saúde. Além disso, ainda está prevista a criação de 20 novas equipes de PSF.

O prefeito do município aproveitou a oportunidade para anunciar que a comunidade ganhará ainda mais obras, como uma escola. Para isso ele irá convocar uma reunião com a comunidade e a Secretaria de Educação, para ouvir a comunidade e começar a elaboração do projeto.

Outra obra que ele anunciou foram os projetos para calçamentos de rua. Segundo Gomes, serão mais de 400 ruas calçadas em todo o município. Para isso, já está em processo de licitação a elaboração dos projetos de calçamento e a comunidade será uma das que terão prioridade.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3370

Nenhum comentário:

Postar um comentário