quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prefeitura abre inscrições de chapas para gestor escolar



Dez colégios estarão em processo eleitoral


Visando uma gestão mais democrática nas escolas, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Executiva de Educação, dá início entre os dias 21 a 25 de fevereiro ao período de inscrição para a eleição dos dirigentes de dez instituições de ensino da rede municipal de três Regionais (Jaboatão Centro, Cavaleiro e Muribeca). Funcionários efetivos, pais e alunos acima de 12 anos poderão votar.

A atividade consiste em três etapas. A primeira corresponde ao curso de formação de gestores, ministrado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e realizado em novembro de 2010. Na segunda foi feita uma seleção, através de avaliação. Realizada as duas etapas anteriores, a terceira fase, que será realizada no dia 23/03, é efetivamente eleitoral, com a inscrição das chapas e a votação. Para se candidatar ao cargo, os professores devem ter no mínimo três anos ininterruptos em exercício, serem efetivos e obterem pelo menos 60% de acerto na prova escrita.

Para formar e fiscalizar as regras da seleção foi criada a Comissão de Gestão Eleitoral Municipal (CGEM), formada pela Secretaria de Educação, SINPROJA, Conselho Municipal de Educação, representantes das Regionais e dos pais e alunos. De acordo com o presidente da CGEM, Nelino Azevedo, devido à falta de candidatos no processo de votação, realizado final do ano de 2010, as dez escolas ficaram pendentes. Azevedo explica ainda que nas administrações anteriores a seleção era feita pelo Conselho escolar e pelo SINPROJA, em várias datas e de forma não conjunta: “Conseguimos reorganizar, unificando as leis e transformando-as em uma eleição mais democrática”.
Escolas pendentes:


Regional 01: Castelo Branco; Creche Ciranda Cirandinha; Odaléa Lemos; São Sebastião e Poeta Vinicius de Morais
Regional 02: Aláide Pedrosa; Ester Campelo e José Carlos Ribeiro;
Regional 04: Marcelo Lafayete e Creche Marcos Freire

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3334

Nenhum comentário:

Postar um comentário