terça-feira, 12 de abril de 2011

CAPRINOS E OVINOS



A caprino-ovinocultura é uma das atividades de destaque da região Nordeste. O IBGE estimou em 2007 que o efetivo de caprinos e ovinos desta região era de quase 18 milhões de cabeças, o que deu à região o status de 1° lugar nacional de criação destes animais, os quais apresentam significativa importância para o desenvolvimento da região, tanto do ponto de vista econômico quanto sociocultural. 

O Nordeste do Brasil está localizado numa região tropical, onde em sua maior parte predomina o clima semiárido que se caracteriza por dois períodos distintos: seco e chuvoso. É uma das re¬¬giões mais susceptíveis aos danos causados pelo aquecimento global. Isso só colabora com estresse térmico sofrido pelos animais, decorrente de faixas inadequadas de temperatura e umidade relativa do ar juntamente com outras variáveis ambientais que causam desconforto térmico aos animais de produção, influenciando assim a qualidade do produto final e resultando em perdas econômicas para o produtor.

O ambiente é muito importante para garantir tranquilidade aos animais

Atualmente é possível observar pesquisas relacionadas ao bem-estar e à ambiência de animal em muitos ramos da zootecnia, tais como na avicultura, suinocultura e bovinocultura. Nota-se o surgimento de grupos que também abordam essas linhas de pesquisa na área de ovinos e caprinos, como é o caso da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (CE) e da Embrapa Caprinos e Ovinos, situada em Sobral (CE). Os resultados das pesquisas desse grupo de estudos, formado por professores poderão trazer mudanças de manejo que reduzam os impactos negativos das condições climáticas sobre os animais, podendo resultar em melho¬rias na qualidade final das carcaças, na eficiência zootécnica e prover uma redução de custos, como já foi constatado em estudos com outros animais de produção.

Os estudos serão direcionados também no sentido de proporcionar aos animais um maior conforto e bem-estar através de instalações e manejos mais adequados à região Nordeste. 

As primeiras etapas da pesquisa, que terão início no começo de 2011, concentram-se na área de produção agrosilvipastoril, um sistema bem acessível à produção de cunho familiar, uma vez que o manejo neste tipo de sistema de criação visa agregar valor ao produto e conquistar um nicho especifico e cada vez mais crescente no mer-cado: o nicho daqueles que têm interesse por produtos socialmente e ambientalmente corretos.

Postado por Lívio Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário