quarta-feira, 20 de abril de 2011

SAMU de Jaboatão descentraliza localização de ambulâncias



Foto: Marcelo Ferreira

A base de Jaboatão é a segunda maior de Pernambuco, em número de unidades, hoje, são 8 Unidades básicas de atendimento e 1 UTI móvel


Desde que surgiu, em 2003, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mudou a rotina de muitos brasileiros, quando se trata de atendimento médico de urgência. E com os jaboatanenses não é diferente.O SAMU atende, cerca de 30 ocorrências, por dia, tanto para as Unidades Básicas de Saúde, quanto para as UTIs móveis.

A aposentada, Joanita Maurício, 68, moradora do bairro de Prazeres, conta que, para socorrer o pai, muitas vezes, era preciso utilizar até carro-de-mão. “O meu pai teve derrame duas vezes, além disso, ele era hipertenso. Para socorrê-lo, nós íamos até o hospital, ou aos bombeiros para socorrer. Uma vez, utilizamos um carro-de-mão, porque não havia outro jeito" disse a aposentada.

O programa, criado pelo Ministério da Saúde, é mantido pelas prefeituras junto com os Governos Estadual e Federal. No entanto, ele é controlado por uma Central de Regulação Estadual, que fica no Recife. Essa central aciona a base mais próxima para fazer o atendimento. Pernambuco conta com 18 bases, espalhadas em diversos municípios, entre elas está o SAMU de Jaboatão dos Guararapes.

A base de Jaboatão é a segunda maior de Pernambuco, em número de unidades, hoje, são 8 Unidades básicas de atendimento e uma UTI móvel. E diante das características geográficas do município e dos problemas na malha viária, desde o início do mês de março, a localização das ambulâncias do SAMU está descentralizada. De acordo com o coordenador médico do SAMU de Jaboatão, Rivanildo Santana, a descentralização vai trazer mais mobilidade. “Com essa descentralização podemos estar no local solicitado com mais rapidez. Isso pode significar mais vidas salvas”, explicou o médico.

A coordenadora de Serviços Especializados da Secretaria de Saúde de Jaboatão, Luciete de Araújo, explica que essa descentralização só ocorreu porque a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma estrutura adequada para o estacionamento da ambulância, bem como a acomodação da equipe, enquanto se espera o atendimento às ocorrências. “Desde o Carnaval já fizemos essa descentralização, em Jaboatão Centro e Cavaleiro. O resultado dessa ação foi positivo, por isso ampliamos para o bairro do Curado II”, salientou Araújo.

O objetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é ajudar a reduzir mortes e sequelas decorrentes de acidentes e outras situações de risco. E, diferente do que algumas pessoas pensam, o SAMU não atende apenas casos de acidentes (tragédias) ou em vias públicas. De acordo com Rivanildo Santana, as Unidades do SAMU de Jaboatão atendem cerca de 80% casos domiciliares, ou seja, socorre, na grande maioria, pessoas que tiveram algum tipo de emergência médica em casa. Como é o caso da senhora Joanita Maurício, que citamos acima.

“As ambulâncias também fazem procedimentos de transporte de pacientes, seja uma transferência de um hospital para outro, ou ainda para realizar exames em algum hospital conveniado ao SUS. No entanto, tudo isso é solicitado ao 192. Nós somos regulamentados por essa central“, explicou o coordenador médico.

Expansão

A Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes já anunciou que, diante do grande número populacional do município, a partir do mês de julho, o SAMU de Jabaotão receberá mais uma UTI móvel. “A Unidade Avançada tem estrutura para procedimentos cirúrgicos, se necessário”, explicou Luciete de Araújo. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3571

Nenhum comentário:

Postar um comentário