sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fliguara indica teor literário a tradicional Festa da Pitomba


A feira homenageia o autor do hino de Jaboatão

A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Festa da Pitomba, tornou-se tradicional pelo ideário patriótico que marcou a expulsão dos holandeses, no século XVII, no Monte dos Guararapes. Pensando no resgate histórico, a 354ª edição da Festa da Pitomba ganhará um novo atrativo: a Feira Literária dos Guararapes – Fliguara.

A Fliguara foi pensada, a princípio como um encontro de escritores, durante a Festa da Pitomba. Mas o secretário executivo de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho sugeriu que o evento fosse ampliado para uma feira de livros, com atividades voltadas para o estímulo a leitura. Em sua primeira edição, a Fliguara homenageia o centenário de Benedito Tavares Cunha Melo, autor do Hino de Jaboatão.

Ela vai ser dividida em espaços temáticos, como está na programação, e as ações são desenvolvidas paralelamente para atender os diferentes públicos. “Haverá palestras, mesas redondas, oficinas de arte, atividades interativas literárias e serviços de gastronomia e artesanato”, comentou o coordenador da feira, o professor Nildo Barbosa.

Os folders informativos estão sendo entregues à população no estande do Patrimônio Histórico, no polo Cultural. “Nele contém a programação detalhada da feira literária, com horários e locais das atividades, além de contar um pouco sobre a história do município e de como surgiu a ideia de criar a Fliguara”, disse professor Nildo.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no estande do Patrimônio Histórico ou no local das oficinas. A Secretaria Executiva de Educação levará mil alunos da rede para participarem da Fliguara. Cada aluno vai receber um bônus de R$ 25 para comprar livros.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3622

Nenhum comentário:

Postar um comentário